Autor Tópico: Lembukan 1979  (Lida 5289 vezes)

Offline Leco

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 155
  • Votos: +0/-0
Lembukan 1979
« Online: Março 04, 2011, 21:35:38 »



Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Re:Lembukan 1979
« Resposta #1 Online: Março 04, 2011, 23:53:43 »
Hehehe, nesse torneio eu era laranja e fazia parte da Lembukan C, que fez a 1a luta com a vice campeã. Eles eram pretas e marrons e nós 1 branca, 1 amarela, 1 laranja (Eu), 1 verde e 1 marron. Eu fiz minha parte, empatei com um marron.

O nosso time A foi roubado a valer mas o time B acabou ganhando. Época muito boa essa.

Quanto ao cara esculhambando a organização, era isso mesmo tudo esculhambado, mas a hora mudou e não falaram com ele e pelo visto nem com o Kohara hehehe.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re:Lembukan 1979
« Resposta #2 Online: Março 05, 2011, 11:04:23 »
Maravilha Leco ! Adoro pesquisar revistas antigas... e essas estão ótimas...

Queria perguntar algo, sem ofensas, sem polêmica...
Hoje a regra geral nesse forum e a minha pessoal é que karate é arte marcial, o esporte é conseqüência e se exagerar na enfase do lado esportivo, o resultado é um "aleijamento" do karate, uma deturpação do objetivo de um karateca. Karateca tem que ser karateca e não atleta primariamente.

Pois bem... vê-se pelos textos (desse e do outro tópico com outras revistas que o Leco postou) que a visão de 100% dos entrevistados, verdadeiras lendas vivas e defensores hoje do karate para karatecas e não para "atletas", defenderem e falarem exclusivamente do "esporte" de ser "atleta" e alguns inclusive citando olimpíadas e apoio para o "esporte"

Não é uma contradição ? já que hoje esse é justamente o mesmo discurso dos "wkf-pula" que tanto se "combate" aqui nesse forum ?

D'Elia Sensei, já que o sr. é um dos que aparecem nas matérias e não deu depoimento para o repórter, tem como me ajudar a entender a época e o pensamento dos karatecas que deram as entrevistas lá ? curiosamente tá lá o Celso Rodrigues, atual manda-chuva da arbitragem da CBK, junto com outros que nitidamente hoje são contrários ao rumo que a CBK tomou...

outra coisa que ficou nítida era a já enorme preocupação dos "atletas" (pra usar os termos da revista) com a politicagem e patifaria de federação que já tinha na época, é isso mesmo ?

repito, não quero criar polêmica, apenas me interesso pelo lado histórico e tentar entender o que passou pela cabeça daquela época pra me ajudar a entender o que acontece hoje.

Offline Leco

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 155
  • Votos: +0/-0
Re:Lembukan 1979
« Resposta #3 Online: Março 05, 2011, 12:25:02 »
Na minha opinião, acho que karatê é uma arte marcial que tem uma vertente esportiva.
O karatê que eu vi, karatecas como Ronaldo, Flávio Costa(Com quem treino), Ugo, Athayde, Vasco, Berembaum, Arnaldo, Vitor Hugo, Luciano( O único karateca que vi ganhar uma luta por ippon com um único gyaku-zuki) Fernando Renê e outros, é como as Sete Quedas: Quem viu, viu, quem não viu, perdeu.
Concordo com você que o karatê parece meio capenga.
Cartolagem sempre teve, mas isso só ocorre porque os próprios karatecas se omitem.
Eu prefiro o karatê tradicional. Foi o karatê que aprendi.

Oss!
Leco

Offline Leco

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 155
  • Votos: +0/-0
Re:Lembukan 1979
« Resposta #4 Online: Março 05, 2011, 12:36:02 »
Maravilha Leco ! Adoro pesquisar revistas antigas... e essas estão ótimas...

Calma que tem mais! ;)

Offline DElia

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 535
  • Votos: +0/-0
Re:Lembukan 1979
« Resposta #5 Online: Março 05, 2011, 14:55:26 »

D'Elia Sensei, já que o sr. é um dos que aparecem nas matérias e não deu depoimento para o repórter, tem como me ajudar a entender a época e o pensamento dos karatecas que deram as entrevistas lá ?



Prezado Farkatt,
no início não fazíamos distinção do que era Arte Marcial e competição, a intenção e a grande honra era estar lutando.
Depois, com o mesmo animo combativo passamos a respeitar mais as regras, mas nunca abandonando a vontade de "por prá baixo" quem estivesse à sua frente.
Nós éramos o resultado do treinamento vivenciado, diariamente, num ambiente propício a manter a mente voltada para a luta.
Hoje em dia, as técnicas são treinadas e aprimoradas na busca de movimentos que favoreçam a interpretação, por parte dos árbitros, de golpes que pontuem.
Por outro lado, professores e técnicos com baixo nível técnico, e sobretudo inexperientes, ensinam e treinam começando pelo fim ... ou seja, copiam movimentos e elaboram sequencias sem haver um aprendizado de base, resultando em um triste arremedo de Karatê.
Oss

PS Sou favorável a competição e admiro os atletas que lá estão, e repúdio os péssimos dirigentes e os professores despreparados e inexperientes.
Ricardo

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re:Lembukan 1979
« Resposta #6 Online: Março 05, 2011, 17:26:26 »
Obrigado pela resposta... é importante ver esse tipo de depoimento "ontem" e "hoje" pois ao desavisado que somente lê o que tem nessas revistas antigas e não interpreta corretamente o contexto, pode ficar a impressão de que os srs. da época compactuam com esse conceito de "esporte" e "atleta" acima de tudo que impera hoje...

Sei que alguns sim, compactuam e até defendem talvez devido ao status e sensação de poder que uma CBK da vida confere no meio esportivo, mas a maioria não...

Mais uma vez obrigado.


Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re:Lembukan 1979
« Resposta #7 Online: Março 06, 2011, 12:59:37 »
Muito legal, na época também colecionava essa revista.

Oh Gustavo,
Será que não foi nesse dia ai que o Takeuchi levou aquela surra do Okuda e foi para o hospital e não pode ir ao torneio ? 8) 8) 8)

Ari - Santos/SP

Offline Leco

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 155
  • Votos: +0/-0
Re:Lembukan 1979
« Resposta #8 Online: Março 06, 2011, 13:49:13 »
Muito legal, na época também colecionava essa revista.

Oh Gustavo,
Será que não foi nesse dia ai que o Takeuchi levou aquela surra do Okuda e foi para o hospital e não pode ir ao torneio ? 8) 8) 8)

Ari - Santos/SP

Ari,

Voce é o único que diz isso. Nunca vi ninguém mais dizer que Takeuchi tomou surra de alguém. Alguém mais viu isso? ???

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Re:Lembukan 1979
« Resposta #9 Online: Março 06, 2011, 21:14:54 »
Cai na pilha não Leco, o Ari é um gozador.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Leco

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 155
  • Votos: +0/-0
Re:Lembukan 1979
« Resposta #10 Online: Março 06, 2011, 21:43:25 »
Cai na pilha não Leco, o Ari é um gozador.

Eu desconfiei. Só podia ser piada. ::)
Se até o Ronaldo tomou um sacode do Takeuchi.... ;)
« Última modificação: Março 06, 2011, 22:02:56 por Leco »

Offline RicardoCosta

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
Re:Lembukan 1979
« Resposta #11 Online: Abril 07, 2011, 16:04:24 »
Que tempo bom....

OSS
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline Felipe Andrade

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 685
  • Votos: +0/-0
Re:Lembukan 1979
« Resposta #12 Online: Abril 07, 2011, 20:18:12 »
meu sensei sempre fala sobre o takeuchi assim: "era um animal na porrada".

gustavo, onde terminou essa discussão do takeuchi VS okuda??
Furimukeba Tiisana Kinou, Me wo agereba Mugen no Ashita

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Re:Lembukan 1979
« Resposta #13 Online: Abril 07, 2011, 20:39:33 »
Hehehe, terminou numa grande amizade entre mim e o Roberto.

O Takeuchi era $%&! mas não era imbativel, entretanto essa luta nunca ocorreu. Confirmaram isso pelo lado de SP, Sensei Enio Vezzulli e Carlos Rocha pelo lado do Rio, todos.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Felipe Andrade

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 685
  • Votos: +0/-0
Re:Lembukan 1979
« Resposta #14 Online: Abril 07, 2011, 23:11:04 »
aahhmm....
Furimukeba Tiisana Kinou, Me wo agereba Mugen no Ashita