Autor Tópico: Diário de um Joelho  (Lida 15447 vezes)

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Diário de um Joelho
« Online: Maro 02, 2011, 16:21:48 »
Amigos,

A pratica de artes marciais está diretamente ligado a lesões. Pode ser de um pequeno hematoma até algo muito grave que pode levar a morte. Sendo assim, tomei a iniciativa de registrar em nosso site a epopéia que estou enfrentando para que eu possa voltar a praticar o que eu chamo de meu “gardenal” (as Artes Marciais) pois, sem ele enlouqueço!

O intuito desses relatos é alertar, informar, ajudar aos praticantes do Karate a evitarem as lesões e, caso elas ocorram, como tratá-las de forma segura e eficaz.

Sendo assim, peço a contribuição de todos. De como evitaram ou minimizaram um determinado problema, sempre lembrando que a opinião de um médico sempre deve ser consultada antes de se tomar qualquer iniciativa.


PREFÁCIO: Em 2004, eu fazia parte desta turma. (Sou o 3º em pé, da direita para esquerda, Gi branco e faixa roxa.)


Éramos alunos do falecido Mestre Paulão Theodoro (é a figura de camiseta e braços “pequenos” de joelhos ao centro.), campeão mundial de JJ e Brasileiro de Ju-Do.Em nossos treinos, fazíamos o famoso “rala” sempre de pé,  pois praticávamos muito o Ju-Do, arte onde nosso Sensei também era um especialista.

Um belo dia de treino foi enfrentar um gigante que está presente na foto. O Moreno em pé de Gi azul e faixa roxa (eu meço 1,81 só comparar minha altura a dele...)  que media cerca de 1,90m e forte como um touro vulgo PEZÃO chamado Marcos Rogério (Que é o atual campeão Brasileiro do K1!). Quando você luta com um monstro desses sou da tática que a melhor defesa é o ataque e sendo assim, fui para cima dele para derrubá-lo. Minha atitude o deixou na defensiva, e assim fui tentando encaixar algum golpe que levasse a luta ao chão comigo por cima pois, por aquele animal na guarda seria complicado. Tentei encaixar Hikikomi Gaeshi, Koshi Guruma, Kouchi Gari (ou bainana pros íntimos) mas o cara parecia um poste, nem se mexia...  até que fui inventar de tentar o básico O Soto Gari e me “lasquei”. (Camarada Farkatt deve saber bem do que estou falando...)
Ao encaixar a perna esquerda na base do Pezão, ele se defendeu girando o corpo para se livrar da pegada. Eu já estava com a perna esquerda encaixada e fui forçar a queda resultando um esforço na minha perna de base (a direita) girando o meu joelho de forma muito bruta.

Só escutei o estalo e desabei de dor. A impressão era que minha perna havia sido arrancada do joelho para baixo.

------x------
« ltima modificao: Maro 02, 2011, 16:46:24 por Shaolin do Norte »
      Gustavo

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:Diário de um Joelho
« Resposta #1 Online: Maro 02, 2011, 17:35:30 »
Meu joelho esquerdo é a única "lesão" que o karate me trouxe. Se treino por um período maior que 30 minutos em intensidade alta, sinto ele "inchar" no lado esquerdo (só sensação). Se treino por muito tempo ele parece perder toda a força.

No geral nunca dói, mas me apresenta isso. Acredito que não seja uma questão tão ligada ao fortalecimento pois isso trabalho bastante... Qualquer hora vou no médico.

Tem um caso interessante no nosso dojo. Um faixa preta sente fortes dores no joelho após treinar, sempre sentiu. Foi em vários médicos que o examinaram e foi dito que ele precisa tornar o joelho o mais forte possível, pois o osso seria "folgado".
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re:Diário de um Joelho
« Resposta #2 Online: Maro 02, 2011, 17:55:44 »
Meu joelho esquerdo é a única "lesão" que o karate me trouxe. Se treino por um período maior que 30 minutos em intensidade alta, sinto ele "inchar" no lado esquerdo (só sensação). Se treino por muito tempo ele parece perder toda a força. No geral nunca dói, mas me apresenta isso. Acredito que não seja uma questão tão ligada ao fortalecimento pois isso trabalho bastante... Qualquer hora vou no médico. Tem um caso interessante no nosso dojo. Um faixa preta sente fortes dores no joelho após treinar, sempre sentiu. Foi em vários médicos que o examinaram e foi dito que ele precisa tornar o joelho o mais forte possível, pois o osso seria "folgado".

Meu camarada, geralmente ligamos o "fora-se" quando nos machucamos e suportamos a dor, vamos em frente e seja o que Deus quiser... Cuidado, fiz fisso e me fodi...

Machucado e Fazendo o que não deve:
Machuquei em meados de 2005 o meu joelho,  na ocasião saí do DoJo direto para o pronto socorro da Santa Casa de Santos.

Lá, fui encaminhado para um Plantonista que sinceramente já me preocupa. Plantonista de PS nem sempre é especialista quando não é um recém formado ou um residente. Aí meu irmão, reza para não te ferrarem mais do que já está... O Dr me mandou fazer um Radiografia. Não tava com osso quebrado, e acho que um ortopedista me examinando verificaria isso mas, acho que já é praxe mandar fazer o RaioX, e assim o fiz. Com a chapa em mão o Dr falou o óbvio “meu caro, você não quebrou nada...” e como aquelas horas meu joelho parecia do homem elefante, ele decidiu fazer uma coisinha deliciosa chamada pulsão! Veio com uma seringa que compunha uma agulha parecendo um Jegue excitado para me furar o joelho e tirar a aguinha que ele acumulava. Mordi um rolo de gase e desfrutei esse momento sádico imaginando porque não jogava boxa ao invés de artes marciais.

Saí de lá imobilizado e sinceramente não me lembro se ele me recomendou algum tratamento. Fiquei meses parado no gelo e anti-inflamatório, e naquele ano, fui transferido de Santos para o Rio por motivos profissionais. Passei a tratar o joelho com acupuntura e fisioterapia o que acho que foi outro erro cometido. Não procurei um especialista para verificar a extensão do estrago, como as dores pararam, apenas procurei um fisioterapeuta conhecido e bola para frente.

Em 2006 não pratiquei NADA de artes marciais e passei a fazer apenas ginástica localizada. Em 2007 nasce minha filha e em 2008 retornei para São Paulo e para o Kung Fu e Karate Kickboxe. No fim de 2009 iniciei a prática de Karate Shotokan. Segui esses anos sempre com dor. Mas como disse Pedro Sensei, “a dor é companheira do Karateca”, nunca dei bola para as fisgadas que sentia no joelho direito.

Inicio de Fevereiro de 2011. Depois de um treino excelente sob a supervisão de nossos Sensei Carlão e D’Elia, fomos fazer nosso “kumitezinho básico” e é aí que seu corpo é posto à prova. Nosso treino de Jyu Kumite fazemos com rotação, onde um fica grudado na parede e enfrenta seguidos companheiros que fazem fila para lhe “descer o coro”, e era a minha vez na parede. Era minha 3ª luta quando ao perceber o avanço de meu oponente, ajustei a distancia para desferir um contra golpe com mawashi utilizando a pena direta como base e POW, La se foi minha Patela sambando para a direita e eu fui para o chão. Não doeu como a primeira vez nem foi feio pois, a patela saiu e voltou mas, no dia seguinte não conseguia andar. Novamente fiz $%&!... não fui em um especialista, fiquei uma semana de gelo e acabando com meu estomago devido aos anti inflamatórios que tomava feito um louco. Duas semanas tentei voltar aos treinos e POW... fazendo Kihon básico, ao cair em Zen Kutso, a patela novamente foi dar uma voltinha e voltou para o lugar... e  La fui de novo para o chão. Foi então que percebi que era hora de parar de fazer $%&! e procurar um cara especialista. Ainda bem que temos na Mushin-kan, a presença do meu Senpai e amigo Caio D’elia, que além de um karateca de primeira, um médico de primeira, nada melhor que ter os dois como alguém para lhe orientar.



---------X--------
« ltima modificao: Maro 02, 2011, 18:01:35 por Shaolin do Norte »
      Gustavo

Offline bruno_leite

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 416
  • Votos: +0/-0
  • Espírito Inabalável...
Re:Diário de um Joelho
« Resposta #3 Online: Maro 02, 2011, 18:06:55 »
Problemas nas articulações são o pesadelo de qualquer atleta/artista marcial.
Quando iniciei meus treinos, não tinha nenhum problema nas articulações, mas, como sempre fui pesado (não como sou hoje), ao realizar movimentos repetidamente por muitas vezes, terminei estragando meu joelho direito (fazendo inúúúúúúmeras vezes a saída do Empi) e volta e meia sinto minha articulação da virilha quando estamos treinando chutes, principalmente o mae geri, que tem uma explosão muito forte frontalmente...
Pra completar, no início do segundo semestre, caí de moto e batí muito forte com os joelhos no chão... Aí ferrou de vez... hoje, basta fazer um movimento lateral (movimento não natural do joelho), que ele dói pra caramba...
É assim msm...
Oss.
"A victória depende da habilidade que temos em distinguir as vulnerabilidades, naqueles que pensam que são invulneráveis."
Gichin Funakoshi

rapha.m.g

  • Visitante
Re:Diário de um Joelho
« Resposta #4 Online: Maro 02, 2011, 18:08:35 »
bom, já quebrei o pé... e foi tranquilo... quebrou o metatarso, voltei pra casa dirigindo com o calcanhar, o médico imobilizou e sarou...


só que em seguida tomei um tombo no dojô... tombo besta, mas caí com o ombro... me afastei por uns meses e depois voltei... quando voltei, quis dar pique total... treinava e ia pra musculação.. quando doía, me enchia de relaxante muscular... pior $%&!.. "mascara" a dor e continua a lesão... chegou uma hora que doía insuportavelmente, pra dormir e até pra trocar a marcha... fui pro médico e ele constatou que era tendinite com burcite... fiz fisioterapia pra caramba e agora voltei pra musculação... o instrutor me passou uma série com exercícios específicos pra reabilitar o ombro e tem sido muito bom... não vejo a hora de voltar a treinar...

melhoras Shaolin  :D

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re:Diário de um Joelho
« Resposta #5 Online: Abril 15, 2011, 12:20:01 »
Pessoal,

Após consulta com meu Senpai e Médico Caio D’Elia, fui encaminhado para exame de ressonância magnética. Resultado: rompimento total do ligamento cruzado anterior do joelho direito. Essa é a cara do joelho hoje:



No dia 29, vou para a faca! :'(

Meu amigo, senpai e médico Caio,

Se ler esse tópico, abençoada sejam suas mão!

Oss.
      Gustavo

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re:Diário de um Joelho
« Resposta #6 Online: Abril 15, 2011, 12:36:58 »
Olá!
Aproveita e opera também a FIMOSE
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Votos: +0/-0
Re:Diário de um Joelho
« Resposta #7 Online: Abril 15, 2011, 13:35:47 »
Citação de: Pedro
Olá!
Aproveita e opera também a FIMOSE
Oss
Pedro

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

Fimose em um cabra de mais de 40 anos, pensa....vão ter que utilizar dinamite rsrsrsr.

Brincadeira...BOA SORTE Shaolin!

OSS

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re:Diário de um Joelho
« Resposta #8 Online: Abril 15, 2011, 15:58:10 »
Oss

há Hímen complacente,por que não Fimose complacente  :D :D :D :D :D :D :D :D

faca nela, a Fimose  :D :D :D :D :D :D :D :D ou britadeira  :D :D :D :D :D :D :D

Shaolin san vai dar tudo certo ou melhor não vai dar nada, esse negócio de dar é complicado  :o :o ::) ::) ::) e tu vais poder meter a porrada em todo mundo após o procedimento......

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re:Diário de um Joelho
« Resposta #9 Online: Abril 15, 2011, 18:18:06 »
HAhahahaha!

A Fimose não opero! ajuda a parecer que o "companheiro" é  maior!!

 ;D ;D ;D ;D ;D

Valeu e manterei o Diário do Joelho em dia... Depois do dia 29 conto como foi.

Oss.
      Gustavo

Offline Ulbricht

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 246
  • Votos: +0/-0
Re:Diário de um Joelho
« Resposta #10 Online: Abril 15, 2011, 21:24:20 »
Caro Gustavo Shaolin, boa sorte na cirurgia e que sua recuperação seja a mais rápida possível!!
Agora cá entre nós, fimose é sacanagem!!!
 :D :D :D :D :D :D :D :D :D
Oss!!
Luís Eduardo de Oliveira Ulbricht

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Re:Diário de um Joelho
« Resposta #11 Online: Abril 15, 2011, 22:17:14 »
Boa sorte xará.

Eu tenho essa mesma lesão mas segundo o Dr. André Luiz Couto, com a minha idade, hoje em dia  não se opera mais.

Quando eu arrebentei ele, ainda era a época de ligamento artificial, depois passou a ser o tendão da patela e depois, uma $%&! qualquer na parte de dentro da coxa. Como sempre fugi da operação, pois a musculatura segurava, cheguei num estado que não se opera mais. Ocorre que a musculatura não é mais a mesma, daí tá meio barro meio tijolo.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline caio d elia

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 74
  • Votos: +0/-0
Re:Diário de um Joelho
« Resposta #12 Online: Abril 15, 2011, 23:19:10 »
Pessoal,

Após consulta com meu Senpai e Médico Caio D’Elia, fui encaminhado para exame de ressonância magnética. Resultado: rompimento total do ligamento cruzado anterior do joelho direito. Essa é a cara do joelho hoje:



No dia 29, vou para a faca! :'(

Meu amigo, senpai e médico Caio,

Se ler esse tópico, abençoada sejam suas mão!

Oss.

Caro Shaolin,
Fique tranquilo, você ficará 100%, então voltaremos aos nosso treinos.

Offline caio d elia

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 74
  • Votos: +0/-0
Re:Diário de um Joelho
« Resposta #13 Online: Abril 15, 2011, 23:27:52 »
Boa sorte xará.

Eu tenho essa mesma lesão mas segundo o Dr. André Luiz Couto, com a minha idade, hoje em dia  não se opera mais.

Quando eu arrebentei ele, ainda era a época de ligamento artificial, depois passou a ser o tendão da patela e depois, uma $%&! qualquer na parte de dentro da coxa. Como sempre fugi da operação, pois a musculatura segurava, cheguei num estado que não se opera mais. Ocorre que a musculatura não é mais a mesma, daí tá meio barro meio tijolo.

Caro Gustavo,
A conduta em pacientes fisicamente ativos acima dos 40 anos em nada difere dos mais jovens.
Te enviarei por email artigo na íntegra publicado na "American Journal of Sports Medicine" a este respeito.
Veja o link:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16009990
Oss.


Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Re:Diário de um Joelho
« Resposta #14 Online: Abril 16, 2011, 07:17:57 »
Prezados,

Se pareceu que questionei o procedimento indicado ao meu xará, me desculpem não foi a intensão de maneira nenhuma. Dr. Caio relendo vi que escrevi mal, deixando margem a essa interpretação.

O que ele me disse foi que aos 50 anos e sem pretensão de ser atleta, não valeria a pena. Mas o fato é que o vigor muscular vai indo embra e o joelho apesar de não doer mais, falceia toda hora.

Eu passei por vários médicos e TODOS sugeriram a operação, mas mandavam eu emagrecer coisa que não consegui. Entre outros fui no Fizman e Arnaldo Santiago, que me convenceu a operar mas morreu logo depois. Por ultimo o André remediou minha dor com Arcoxia e desaconselhou a operação.

Abs
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ