Autor Tópico: Karate marcial x karate desportivo  (Lida 13665 vezes)

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.666
  • Votos: +1/-0
Karate marcial x karate desportivo
« Online: Abril 26, 2011, 16:52:47 »
Gostaria de propor um “debate” (espero que amistoso) em relação ao karate marcial x karate desportivo.
Será que os dois são realmente incompatíveis?
Não seria possível uma pessoa que treine o karate marcial se beneficiar de alguns treinamentos para karate desportivo (que são um excelente exercício para melhorar a capacidade aeróbica)?
Da mesma forma, não seria possível um atleta de karate se beneficiar de técnicas mais tradicionais/marciais para fortalecer seus golpes?
Já adianto que na minha opinião é possível conciliar as duas coisas, como fazemos no dojo onde treino. Normalmente, o pessoal mais antigo, do karate marcial treina separado da “molecada” do karate desportivo, mas freqüentemente treinamos juntos tentando aproveitar as coisas boas de cada “variante”.

OSS
Karate Wado Ryu

julianoferreira

  • Visitante
Re:Karate marcial x karate desportivo
« Resposta #1 Online: Abril 26, 2011, 17:23:17 »
Eu até já imagino a maioria dos posts do pessoal. Vou provocar para ver se mudam, mas acho que boa parte irá debochar, e boa parte vai dar um discurso de que karate não é esporte, que não se deve ficar dando pulinhos etc...

Bom, vamos a minha opinião. Pra isso usando a minha história.
Comecei a fazer Karate ainda moleque, e o foco do meu treinamento era sim para Shiai Kumite, e competições organizadas pela CBK e seus órgãos associados, tanto em Kata como Kumite. Pratiquei esse Karate até pouco tempo atrás, quando comecei a sentir necessidade de algo mais, algo que me proporcionasse algo para a vida toda. O problema da minha academia, em específico, é que temos um grande número de crianças, aliás, 95% dos alunos são crianças, então não tem como termos um treinamento onde o esporte seja deixado de lado. Me limitei a alguns treinos com meu sensei, e os poucos alunos mais velhos e mais graduados que temos.

Em resumo, eu acho que as duas coisas são necessárias, em momentos diferentes da vida de um Karateca. Pela experiência que tenho em lecionar crianças - e acreditem, não é pouca - existe um limite que vc pode testar a coragem delas. Não podemos colocá-las em situações de risco, podemos - e devemos - ensinar Karate desportivo, sem esquecer da parte filosófica, já que todo professor é, na verdade, um formador de opiniões.

Sobre o treinamento em si, eu acho que as duas turmas podem sim se beneficiar do tipo de treinamento, que aliás é bem específico de cada um. O difícil é o pessoal deixar o preconceito de lado, e encarar os fatos.

Ok, Pedro-sensei, pode mandar eu carinhosamente me $%&! hahahah :)

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re:Karate marcial x karate desportivo
« Resposta #2 Online: Abril 26, 2011, 17:27:11 »
Oss,

Minha humilde opinião:

Em uma competição de luta, o vencedor é o que está em pé, o que está caído apagado perdeu...

 ;)

Oss.
      Gustavo

julianoferreira

  • Visitante
Re:Karate marcial x karate desportivo
« Resposta #3 Online: Abril 26, 2011, 17:30:22 »
Shaolin,

eu acho que isso vale pro dia a dia... mas em uma competição esportiva, será?
Em todas as artes marciais que possuem competições existem regras. Em algumas o nocaute é permitido, mas na maioria não. Isso deve ter um motivo não?

Aliás, o atleta profissional, que participa de competições de alto nível não pode ser também um excelente Karateca, um excelente lutador em uma situação real?

Sei lá... me pego pensando no quão forte caras como o Alex Biamonti e o Rafael Aghayev conseguem bater... Atletas profissionais ou não, o coice deve ser bem mais forte que o meu.

Oss!

rapha.m.g

  • Visitante
Re:Karate marcial x karate desportivo
« Resposta #4 Online: Abril 26, 2011, 18:06:28 »
Particularmente, eu não praticaria shiai.

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Votos: +0/-0
Re:Karate marcial x karate desportivo
« Resposta #5 Online: Abril 26, 2011, 18:11:48 »
Semana passada passei em uma academia de karatê shotokan e assisti uma aula, por sorte havia apenas um faixa vermelha e o restante eram faixas pretas, eram mais 6. Durante uma parte dos kumites presenciei, ao vivo, alguns executando os tais "pulinhos". Até então só havia visto no youtube, achei bem estranho de se ver tenho que admitir. Inclusive um dos alunos era bem engraçado...fazia cara de matador quando desferia o golpe e gritava, como era só ele tomei por pura frescura do individuo.

Como aqui no forum existe um certo pre-conceito em relação aos pulos fiquei com receio de perguntar para o sensei sobre isto, temi não ser bem entendido, não queria ser grosseiro.

1) Já ouvi dizer que os pulos servem para manter a inércia, como funciona essa técnica exatamente?

2) Como eu identifico uma aula de karatê marcial de uma aula de karatê esportivo no shotokan?

3) Notei que não havia sacos para socos e chutes na academia que visitei...é normal isto no estilo shotokan?

Agradeço antecipadamente as respostas.

OSS!

Offline Bodhi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 987
  • Votos: +0/-0
Re:Karate marcial x karate desportivo
« Resposta #6 Online: Abril 26, 2011, 18:27:45 »
Minha dedicação no Karate é como arte marcial tradicional. A filosofia do Karate-do faz parte dos meu interesses principais.

Vou colocar outra questão que é uma duvida pessoal: Mesmo no karate marcial havia (há?) competições que valorizam o karate marcial, tanto é que o contato sem proteção alguma era permitido. Realmente a postura é muito diferente do que é chamado de karate esportivo (deveria ter outro nome). Então fico com a duvida se a questão é ter ou não competições, ou se é a postura durante a competição (pulinhos e comemorações), ou se é o nível de proteção (estar sem proteção alguma realmente muda o modo de lutar!) ?

Outro pensamento: sou a favor da arte marcial, mas e nos treinos não poderiamos usar luvas de 4 onças? Já tomei vários no rosto que passei mas de semana com mandibula e cia ruim, será isso necessário? O combinado no Jiu-kumite era que "no rosto para" (sundome, certo?), mas e quando o colega de dojo falha?

O que acham?
OSS!
______________________
心に空手道 Kokoro ni Karatedō

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:Karate marcial x karate desportivo
« Resposta #7 Online: Abril 26, 2011, 19:15:25 »
Pra mim o karate tem que ser 100% treinado como arte marcial, e o praticante se beneficia muito quando compete em variadas regras.
Não acho possível conciliar totalmente os 2 tipos de treino, mas acho que a pessoa tem que se testar sempre que tiver a oportunidade.
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.666
  • Votos: +1/-0
Re:Karate marcial x karate desportivo
« Resposta #8 Online: Abril 26, 2011, 21:55:28 »
Eu sabia que seria um tema polêmico, por isto mesmo resolvi postar. Pelo menos até agora o pessoal está sendo bem comedido.  ;D
Então vamos cutucar um pouquinho mais:
Conheço vários atletas que competem em shiai kumite, com grande sucesso, e são muito bons também no jyu kumite. Por isto acho que não sejam coisas incompátiveis. Quem souber explorar os pontos fortes de cada um pode colher bons frutos. É preciso deixar um pouco o preconceito de lado.
Por outro lado, concordo que hoje em dia existem muitos exageiros e até frescuras em competições de shiai (às vezes trabalho como árbitro nestas competições). Bem diferente de como era a 20 anos atrás.
Só para deixar claro, não acho que a pessoa que treine karate marcial deva competir em shiai, mas efetuar alguns dos treinametos para o mesmo.

OSS
Karate Wado Ryu

julianoferreira

  • Visitante
Re:Karate marcial x karate desportivo
« Resposta #9 Online: Abril 27, 2011, 08:04:21 »
Oss,

respondendo uma das questões do Lourival:

1) Já ouvi dizer que os pulos servem para manter a inércia, como funciona essa técnica exatamente?

- Na minha opinião os pulos facilitam na questão tempo/distância, que no meu ponto de vista é fundamental para qualquer luta. PARTICULARMENTE, não consigo quebrar o tempo do adversário, e nem arrancar com força máxima sem isso. Além disso, me favorece também nas fintas e tentativas de "enganar" meu oponente.

O que eu vejo como problema nas competições de hoje para as de dez anos atrás é o glamour envolvido. Os pulinhos, que antes me serviam para algo, hoje são usados para fazer festa, para provocar o oponente (Vide Rafael Aghayev). Além disso, modificara diversas regras que favorecem somente a velocidade (na marcação de pontos), mas desfavorece o lutador mais forte, fisicamente falando. A prova disso é que foram implantadas mais e mais advertências por contato, e menos golpes permitidos. Eu, particularmente não tenho nada contra os pulos, é o jeito que eu sei lutar, e quando colocado a prova funcionou para mim (não só em competições). O meu problema, e já compartilhei isso em particular com alguns colegas do fórum, é a banalização do Karate, focado como mero esporte, quando a competição deveria ser apenas uma pequena fatia do que é - ou deveria ser -  a arte como um todo.

Mas acho que o que está sendo discutido aqui é a forma de treinamento, e não a filosofia, certo?

Oss!

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Votos: +0/-0
Re:Karate marcial x karate desportivo
« Resposta #10 Online: Abril 27, 2011, 08:25:40 »
Sr. GEM estou começando a concluir que esta questão foi amplamente discutina nos anos 70 na america do norte.

Neste link http://pt.wikipedia.org/wiki/Kickboxing_americano tem um resumo.

Estou entendendo que: Se vc é adepto do karatê marcial e acredita realmente nesta direção vc deveria utilizar a modalidade kickboxing para aprimorar ainda mais a parte de contato. Caso contrario deve ficar com o karatê esportivo projetado para não estourar os oponentes já que a luta não é pela vida.

Resumindo: kickboxing = Karate marcial + Karate desportivo

O Shaolin deve estar por dentro desta história porque me parece que o kung-fu tambem estava envolvido no esquema tambem naquela época rsrsr.

OSS!


Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:Karate marcial x karate desportivo
« Resposta #11 Online: Abril 27, 2011, 09:48:05 »
Prezados amigos,

Eu acredito que o karatê marcial é o que se deve ser treinado exaustivamente. Entretanto, acho que existem coisas que podem ser benéficas para o karatê tradicional. Exemplo, o foco na velocidade!

Eu estava olhando uma coisa na internet este fim de semana...

Procurei vídeos de Karatê vs. outras lutas, e o que vi foi um número enorme de vídeos entre karatecas (marciais e esportistas), tomando surras e mais surras das mais variadas artes. Em comum eu percebi o seguinte, todos os lutadores exclusivamente marciais, apanhavam porque não tem o preparo físico dos adversários. Fala-se tão mal dos gracies, que são marketeiros e tal, mas na verdade eles se deram tão bem, porque sempre estiveram na vanguarda do preparo físico. Já os lutadores exclusivamente esportistas, apanhavam porque não tinham a marcialidade para bater de verdade, e nisso o muay thai varria os caras porque são lutadores que estão acostumados a apanhar e não é qualquer soquinho que vai desistruturar o cara.

Nos parcos vídeos que ví onde karatecas venceram lutadores de outras artes, são o que chamarei aqui de lutadores marciais modernos, que desenvolveram o máximo possível da técnica do karatê marcial, pra combate, e não abdicaram das práticas esportivas para ganhar em velocidade, flexibilidade, adaptabilidade, e outras coisas que o treinamento esportivo pode conceder.

O problema é que os karatecas se dividiram em olímpicos e marciais, ambos extremistas e egocêntricos, e não percebem que podemos ter os dois e tirar proveito dos dois.

Onde treino hoje, o karatê é DÔ, mas o sensei não prevarica em nenhum momento da parte atlética de seus alunos. Os alunos dele participam regularmente de competição, mas tem um karatê muito bom.

É minha opinião...

Um abraço a todo, fiquem com Deus...

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.666
  • Votos: +1/-0
Re:Karate marcial x karate desportivo
« Resposta #12 Online: Abril 27, 2011, 10:14:16 »
Caro Alexander,

Concordo totalmente com o que você postou. Foi por isto que propus este tópico. Da mesma forma que você, entendo que quem treina o karate marcial pode se beneficiar muito (por exemplo, na questão física) treinando karate desportivo, que é nitidamente mais veloz. Da mesma forma, penso que os desportistas podem ter benefícios do karate marcial, como por exemplo, a potência dos golpes.

OSS
Karate Wado Ryu

julianoferreira

  • Visitante
Re:Karate marcial x karate desportivo
« Resposta #13 Online: Abril 27, 2011, 10:21:47 »
Assino embaixo, GEM e Alexander.

Oss!

Offline bruno_leite

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 416
  • Votos: +0/-0
  • Espírito Inabalável...
Re:Karate marcial x karate desportivo
« Resposta #14 Online: Abril 27, 2011, 11:18:04 »
Tópico muito bom!
Concordo que há plenas condições de consciliar a marcialidade com a desportividade. Um campeonato de Shiai que é bem bacana de se ver é o All Japan... e ninguem tem o q falar... A luta é por pontinho, mas em contrapartida, é sem proteções. Isso é bacana, pois dá uma equilibrada.

Mas não demora muito e o Pedro Sensei pinta por aqui com a faca nos dentes! :D :D :D :D :D
"A victória depende da habilidade que temos em distinguir as vulnerabilidades, naqueles que pensam que são invulneráveis."
Gichin Funakoshi