Autor Tópico: Karate combina com música?  (Lida 17038 vezes)

Offline Bodhidarma

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 78
  • Votos: +0/-0
    • A Mente de Bodhidarma
Karate combina com música?
« Online: Julho 06, 2007, 23:24:53 »
Boa noite a todos!

Estudando na internet, me deparei com o artigo científico abaixo, mas só pude ter acesso ao seu resumo pois acesso a internet de casa. Sei que muitos dos professores e participantes aqui do fórum ministram as suas aulas (ou treinam) em academias de ginástica e não sei se já fizeram a experiência de "musicar" um treino. Alguns atletas ainda utilizam música para relaxar antes das competições e talvez se interessem pelo artigo.

Partindo deste, fica o espaço para que todos se manifestem e entrem no debate. Gostaria de saber se para vocês aulas de Karate e música combinam de alguma forma.

Percept Mot Skills. 1994 Jun;78(3 Pt 2):1217-8.   

Effects of positive and negative music on performance of a karate drill.
(Ferguson AR, Carbonneau MR, Chambliss C.)

Department of Psychology, Ursinus College, Collegeville, PA 19426.

Resumo: "Although athletes frequently report using music while training or before an event, laboratory studies have not detected a beneficial effect, so the influence of positive and negative music on performance of a selected karate drill was investigated in this double-blind study using 14 volunteers from two Shotokan karate schools. Each subject performed a preselected drill three times following positive and negative music and white noise in a random order. Performance of the drill was rated on a 7-item, 5-point scale by 2 rates. Differences among conditions were assessed via a with-in-subject t test for paired scores. The subjects' self-evaluation of their performance was also examined. Enhancement of performance for both types of music over white noise was significant."

Na minha modesta opinião, o Karate simplesmente não combina com música. A concentração depende de um ambiente tranquilo e a imagem do Dojo difere completamente da sala de ginástica localizada, no entanto acredito que para treinar sozinho, golpeando o Sunatawara por exemplo não seja mal. No máximo, utilizo a música dessa forma ou para um aquecimento, mas naquilo que é tradicional o silêncio vai muito bem...

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: Karate combina com música?
« Resposta #1 Online: Julho 07, 2007, 03:31:01 »
Na mushin que é um dojo apenas de karate não existindo nenhuma outra modalidade existe um som e todas as aulas tem musica, a maior parte dos cds e de musicas bem tranquilas meio para relaxar. Eu particularmente só presto atenção na hora do alongamento, durante o treino nao escuto, sei la, deve ser uma boa noticia, deve significar que me concentro em mim, mas quando toca uns cds de taiko com uma batida mais agressiva eu curto treinar sim, nao acho q me atrapalhe nao.

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Re: Karate combina com música?
« Resposta #2 Online: Julho 07, 2007, 07:34:50 »
O Sensei Nagashima costuma inserir musica em alguns treinamentos, o que todos sabemos é que quando coloca música, se prepara, vem longas séries de chutes e socos intermináveis... ;D

Eu concordo com o Avi, você acaba esquecendo a música por conta da concentração no treino.

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: Karate combina com música?
« Resposta #3 Online: Julho 07, 2007, 08:17:24 »

 Sensei Nagashima e referencia no Karate de  SP.
 Muito competente e pessoa com um Karate maravilhoso e muito forte.
 Lembro-me dele dos Campeonatos Paulista do inicio dos anos 80.
 CErta vez vi uma demo dele, aplicando o Kata Enpi, nunca me esqueci dessa demonstracao.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Juliana

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 151
  • Votos: +0/-0
Re: Karate combina com música?
« Resposta #4 Online: Setembro 11, 2007, 11:37:44 »
Depende do momento, depende da música... (Ressuscitando velhos temas :P)
"A inteligência é quase inútil para quem não tem outras qualidades." (Alexis Carrel)

Offline DoghQuch

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 318
  • Votos: +0/-7
    • Instagram
Re: Karate combina com música?
« Resposta #5 Online: Setembro 12, 2007, 07:52:31 »
Oss!

 :D Acho que essa é uma pergunta que todo mundo já se fez....
O pessoal da minha turma de capoeira me pergunta toda vez "como a gente consegue treinar sem música???" heheheh

E eu explico que Karate é um estado de espírito, mesmo que tivesse música não escutaríamos.

De qualquer maneira, Karate não combina com música porque não é um exercício ritmado, ao contrário da capoeira ou mesmo o boxe (SIM, boxe é MUITO legal de se treinar ouvindo rap). Mas na hora do kumite, tayko realmente faz a diferença, bate no mesmo ritmo do coração e tem a forma estruturada de uma luta.
"E depois de tudo, c?u e terra a? est?o, como se nada tivesse acontecido.
  A essa altura, a vida e as a??es de um homem t?m o peso de uma folha
  seca no meio da ventania..."

Offline tzuki

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 248
  • Votos: +0/-0
Re: Karate combina com música?
« Resposta #6 Online: Setembro 12, 2007, 08:36:41 »
Olá amigos!

Na Ken In Kan treinamos com música bem tranquila, temas orientais zen. Confesso que só percebo a música no início, durante o aquecimento/alongamento e no final do treino, até porque, a concentração exigida no decorrer do treino faz com que o som passe desapercebido.

Eu prefiro assim.

Oss!
"Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder." Abrahan Lincoln

****...Jeff....****

Kaiko

  • Visitante
Re: Karate combina com música?
« Resposta #7 Online: Setembro 12, 2007, 09:45:21 »
Olá,

No dojo onde eu treinava escutávamos rock´n roll, e as vezes músicas orientais. Por vezes o sensei colocava as músicas tema do Rocky Balboa (Eyes of tiger...) Pessoalmente achava muito cafona  ::) ;D Mas eu desligo completamente do som, prefiro inclusive que não tenha, não presto atenção, me concentro muito no que devo fazer.

OSS

rapha.m.g

  • Visitante
Re: Karate combina com música?
« Resposta #8 Online: Abril 18, 2009, 04:50:55 »
ressucito este tópico, no intuito de deixar uma questão: é possível a aplicação de exercícios utilizados no aprendizado rítmico, quando se estuda música, adaptados a golpes? por exemplo, utilizando-se de metrônomo ou até mesmo células rítmicas e pausas para se dar a velocidade dos golpes... sei que alguns membros daqui tem conhecimento de teoria musical e gostaria da opinião destes e de outros sobre essa minha dúvida antiga... não quis abrir outro tópico pra isso


Osu!

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Karate combina com música?
« Resposta #9 Online: Abril 18, 2009, 09:00:00 »
Oss,

rapha.m.g,


Não acho interessante, neste propósito, o uso das ferramentas que auxiliam o estudo da música, mas sim a própria melodia; esta que, particularmente, utilizo para concentrar minha respiração. Óbvio que o ritmo deve condizer com o que você está fazendo. Não dá pra ouvir, na minha opinião, Iron Maiden em uma aula prática de Karatê-Dô. Sugiro sempre músicas calmas como as flautas japonesas, tambores, vocalizações Zen etc.

A música é uma ótima terapia pra mente...
... a mente é responsável pelo golpe ser rápido ou devagar.

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Chico

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 27
  • Votos: +0/-0
Re: Karate combina com música?
« Resposta #10 Online: Abril 19, 2009, 00:23:17 »

Tem que botar Glory of love do peter Cetera ;D ;D ;D ;D...heheh brincadeira viu gente....

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Karate combina com música?
« Resposta #11 Online: Abril 19, 2009, 01:46:34 »
Oss

se colocar o hino do SANTOS vai motivar muito mais  :D :D :D :D :D :D

desculpem-me não pude resistir vou atormentar pelo menos até domingo  :D :D :D :D

e a próxima música será :

AVI KAJURU ao próximo será voce  :D :D :D :D :D :D :D

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline Getsu (Imago)

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 40
  • Votos: +0/-0
Re: Karate combina com música?
« Resposta #12 Online: Julho 14, 2009, 16:01:13 »
Por experiência própria tenho certo trauma de música...
Durante um tempo ajudei outro professor em suas aulas e, aula sim aula não, colocavam a trilha sonora do Rocky pra tocar de ponta a ponta... em seguida começava uma sessão "revival" dos anos 80 tocando todas aquelas músicas que tocavam nos comerciais do cigarro Hollywood... E eventualmente tocava It's Raining Men ou um YMCA...
Enfim...

Karate NÃO combina, pra mim, com músicas pra fazer ginástica... Senão não é karate, é aerofight...
Acho que músicas como taiko ou mesmo aquelas músicas orientais mais lentas e meditativas podem (e disse apenas "podem") ser interessantes em ALGUNS POUCOS treinos e em momentos específicos, senão vira bagunça...

oss

Offline PAtO-SAn

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 19
  • Votos: +0/-0
Re: Karate combina com música?
« Resposta #13 Online: Maio 16, 2010, 08:18:32 »
Karate NÃO combina, pra mim, com músicas pra fazer ginástica... Senão não é karate, é aerofight...
Acho que músicas como taiko ou mesmo aquelas músicas orientais mais lentas e meditativas podem (e disse apenas "podem") ser interessantes em ALGUNS POUCOS treinos e em momentos específicos, senão vira bagunça...

OSS

exato Getsu concordo com você

oss

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re:Karate combina com música?
« Resposta #14 Online: Maio 16, 2010, 20:15:37 »
Olá!
Nós da Mushin, há 10 anos sempre treinamos com musica.
É muito bom.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.