Autor Tópico: Makiwara (Dúvidas)  (Lida 9586 vezes)

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Makiwara (Dúvidas)
« Online: Novembro 27, 2007, 14:08:55 »
Pessoal, primeiramente OSS!

Qual outro equipamento ou exercício pode trazer resultados similares aos obtidos através do uso do makiwara? Por que a pergunta? Bom, primeiramente que o makinwara, em princípio nào vende em lugar nenhum, você precisa confeccionar o seu próprio, mandar fazer, enfim, aquela $%&! toda. Segundo que, pô, ah, sei lá.. não existe nada mais convencional? mais fácil de achar? eu vou ter que cavar um buraco no meio do quintal, enfiar um pedaço de pau, arrumar umas cordinhas de palha sei lá, esse monte de coisa? nào invetaram nada que seja semelhante a isso? em pleno século XXI?  :o  ???
Enfim, preciso de ajuda.. se vocês puderem me ajudar, agradeceria muito!

OSS!
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Makiwara (Dúvidas)
« Resposta #1 Online: Novembro 27, 2007, 14:19:53 »
Oss Vinteedois

Usa as árvores, tadinhas :D

Postes,perfis metálicos de sinalização,paredes,obras em demolição,um colega chato :D :D :D :D

Só não pode ser em mim que sou velhinho,gordo e gagá :D :D :D :D :D

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Makiwara (Dúvidas)
« Resposta #2 Online: Novembro 27, 2007, 16:49:30 »
 :D

Pois é.. hehe

Mas tô falando sério!  ???

Quando eu ouvi o pessoal falando 'makiwara', primeiro eu pensei que era aquele cabide de chapeu e casacos que o bruce lee usava pra dar umas porradas.. mas aqui descobri que não, que é um pedaço de pau esquisito (parece aquela boneca do filme "náufrago" com Tom Hanks) com uma espécie de almofadinha e tal..

quer dizer.. você tá falando sério também?  :o (eu realmente costumo dar umas 'pegadas' em porta de madeira.. mas o resultado é meio traumático... nos colegas de treino então! afff! agente fica perfilado, em heiko dashi, aí vem um maluco e larga o gyaky tsuky.. é o chamado "absorver o golpe" mas isso não caleja a mão, só da uma boa resistência na barriga.. enfim, é treinamento mais pra quem leva o golpe, que propriamente dito pra quem coloca o golpe. ah, tu entendeu né?)

Mas aê pessoal: Help Me!!!! Help me! Help Me!!! (ih, lembrei dos Beatles!)
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Lezon

  • Visitante
Re: Makiwara (Dúvidas)
« Resposta #3 Online: Novembro 27, 2007, 16:51:13 »
Caro Vinteedois,

Faça como disse o nosso amigo Yama, mas tenha em conta que eu também fico ausente no sue treinamento...
Tal como vc falou, em pleno século XXI tais apetrechos não fazem qualquer sentido..

thoryu

  • Visitante
Re: Makiwara (Dúvidas)
« Resposta #4 Online: Novembro 27, 2007, 17:48:50 »
Caro Vinteedois,

Faça como disse o nosso amigo Yama, mas tenha em conta que eu também fico ausente no sue treinamento...
Tal como vc falou, em pleno século XXI tais apetrechos não fazem qualquer sentido..


Uma demonstração clara e cabal de que as diferenças entre Tradicional x Esportivo-Olímpico não se restringem apenas aos pulos. Oss. Hai.

Estou complementando o que postei... Se fosse Futebol,  Makiwara seria o treino de cobrar penalties pelos atacantes. Se fosse Volei, seria o treino da cortada. Para os desavizados, Makiwara não tem nada com a ver com criar calos e deformar os dedos das mãos. É um complexo condicionamento esquelético, muscular e ligamentar e que compreende o corpo desde o tornozelo - ponto de apoio - até o ponto de aplicação do golpe, dois ossos dos dedos indicador e o médio, se se tratar de um tsuki.
« Última modificação: Novembro 27, 2007, 18:17:37 por thoryu »

Offline fcsergio

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 335
  • Votos: +0/-0
Re: Makiwara (Dúvidas)
« Resposta #5 Online: Novembro 27, 2007, 18:17:24 »
Caro Vinteedois, concordo com o Thoryu.
Com todo o respeito ao Sensei Lezon, eu discordo com a opinião de que o makiwara é desnecessário e está fora de moda.
O makiwara é importante para fortalecer o punho e estabilizar a articulação no momento do impacto para vc não fraturá-lo em um soco forte (não é para fazer calo na mão como muita gente pensa)?
Já imaginou vc socar o abdome de alguém e torcer o punho e vc sair machucado ao invés do adversário (não vale dizer que era ele tinha a barriga dura né?).
Claro que a maioria de nós não precisa bater algumas centenas de socos diariamente mas algumas dezenas podem ajudar bem a melhorar o seu soco e permitir vc "sentar o braço" sem medo de ser feliz.
Se vc faz karate apenas como um esporte como outro qualquer então talvez nesse caso ele seja dispensável.
Oss!

Lezon

  • Visitante
Re: Makiwara (Dúvidas)
« Resposta #6 Online: Novembro 27, 2007, 18:38:04 »
Amigo Fcsergio e para os demais,

Duvido que haja muitas pessoas que tivessem treinado tanto makiwara como eu...Cada pessoa é diferente da outra, mas não se duvide que são mais os males que fazem o makiwara do que o bem.

Passados uns anos os resultados vão aparecer nas articulações do ombro, cotovelos e pulsos. Nessa altura se ouvirá da boca do ortopedista as causas disso mesmo.

Mas saibam que há uns anos para cá, optei por fazer os treinos correspondentes ao makiwara no abdómen do parceiro de treino, que é bem melhor em todos os aspectos, quer para quem executa, quer para quem recebe. Além disso existem outros exercícios que fortalecem os braços e os pulsos.

Isso de exibir as mãos calejadas, para mim é algo de surrealista...se ainda esse calejamento fosse causado e /ou originado por trabalho, é de ter respeito por isso. 

Hai!!!
« Última modificação: Novembro 27, 2007, 18:40:04 por Jose Lezon »

thoryu

  • Visitante
Re: Makiwara (Dúvidas)
« Resposta #7 Online: Novembro 27, 2007, 18:57:19 »
Lezon,

Tanto eu como o FCSergio, nos referimos à um treino científico na Makiwara. Makiwara não serve para reflexo, não serve para velocidade. Na minha opinião é "endurance", não é "cem metros rasos" e não é "Maratona" está para "Quatocentos metros com barreiras". Realmente nos dias de hoje treinar um milhar de repetição por dia de um exercício, está pedindo para ter problemas.
O bom do Karate é isso; há praticantes aptos e competentes de 70 anos...
Existe algum jogador de Volei nesta idade? De Futebol? Nem vou falar de lutas como o Boxe ou outras Artes Marciais...

As articulações por mais que consigam se recompor, tem uma vida útil. Algumas pessoas as gastam em poucos anos e abandonam a sua prática - seja ela o que for. Outros implantam titâneo nas cabeças dos ossos das articulações. E os mais cuidadosos, ou melhor os menos desperdiçadores, dosam a quantidade de exercício a que podem se submeter.

Concordo com o senhor em parte. Sobre calos nas mãos, já me manifestei.

Mas faço coro aos que dizem que os Karatecas ficam socando indefinidamente apenas "AR". Oss. Hai.

Offline fcsergio

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 335
  • Votos: +0/-0
Re: Makiwara (Dúvidas)
« Resposta #8 Online: Novembro 27, 2007, 19:23:10 »
Para que não se tenha lesões por esforços de repetição (síndrome de impacto) é importante ter um makiwara adequadamente construído, elástico, que permita que o mesmo recue pelo menos uns 15 cm no momento do soco e absorva o impacto do golpe sem sobrecarregar as articulações.
Meu Sensei atual (Prof. Ronaldo Fraga) e meu antigo Sensei (Prof. Y. Sasaki) ambos são favoráveis ao uso do makiwara e o usam até hoje, portanto, então eu não poderia pensar diferente (nenhum dos dois tem problemas em articulações dos cotovelos ou ombros até onde eu saiba).
Sobre outros métodos que substituam o makiwara eu não tenho conhecimento suficiente para entrar no mérito da questão mas o que prejudica no makiwara talvez seja o uso ou construção inadequados, afinal, algumas pessoas improvisam makiwaras com pneus, madeiras, arvores, portas, etc., que não têm a elasticidade necessária para a finalidade que se destina.
Em mesmo tenho um makiwara no quintal de minha casa que é muito bem construído e não machuca dentro do pouco tempo que eu tenho para usar, mas certamente é mais elástico que o abdome duro do meu Sensei.
Talvez outros atletas mais velhos e experientes nesse fórum poderiam se manifestar e acrescentar algo ao tópico também.
Oss!
« Última modificação: Novembro 27, 2007, 19:53:13 por fcsergio »

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Makiwara (Dúvidas)
« Resposta #9 Online: Novembro 27, 2007, 21:44:17 »
Prezados,

Não sou mais velho e nem mais experiente que muitos aqui, mas confesso que sinto uma sensação de prazer imensurável quando me exercito no makiwara, em especial com o gyaku zuki e ao final de cada série.  É uma sensação após a seção de treinamento que é difícil descrever.  Sei lá...é de poder, capacidade ou de real potência que não dá vontade de parar, em regra, lamento, mas só paro, como agora que estou digitando, quando os nós dos dedos estão feridos, mesmo com o calo que naturalmente ocorre em face das microfissuras ósseas, na empolgação e continuidade acaba acarretando eventualmente pequenas lesões, o que lamentamos somente por nos retirar da seção seguinte treinamento.  Pode ser que o Lezon em face de toda a sua experiência esteja falando com propriedade, por isso a sua colocação reclama reflexão, contudo, assinalo, haja iodo !!! Será que isso descrito acima ocorre somente comigo ???

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Lezon

  • Visitante
Re: Makiwara (Dúvidas)
« Resposta #10 Online: Novembro 27, 2007, 22:06:11 »
Meus amigos,

Longe de mim querer que o que eu disse seja a única verdade...
 
Tenho sim alguma experiência para dizer que se eu pudesse voltar atrás no tempo, não faria mais de metade dos treinamentos que fiz. Alguns apontam exemplos do que dizem os seus mestres que são apologistas do makiwara, tal como eu aponto o meu, Tatsuo Suzuki, faz em Fevereiro 80 anos, que diz o contrário e é peremptório em afirmar assim:
se eu soubesse o que sei hoje, não faria as asneiras que fiz...referia-se aos treinamentos com makiwaras, sandálias de ferro e outras parvoices, como ele próprio diz...
Portanto, diz-me tamnbém a experiência que há muita gente que treina makiwara e não executa um tsuki e/ou gyakuzuki como deve ser...garanto que quem não treina makiwara mas que saiba executar correctamente um Tsuki utilizando a técnica em toda a sua plenitude, fará  mossa com certeza...
Agora cabe a cada um fazer o treino que mais o satisfizer.

Hai!!!
« Última modificação: Novembro 28, 2007, 08:49:44 por Jose Lezon »

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Re: Makiwara (Dúvidas)
« Resposta #11 Online: Novembro 28, 2007, 07:17:00 »
Eu tbem fui um dos que treinou bastante makiwara, porém hoje não mais o faço.

Tenho em mente o seguinte:

Você é profissional do Karatê e vive somente dele? Então a escolha de quanto bater ou não no makiwara é somente sua e os calos na mão ou mesmo ela machucada até podem lhe render alunos novos, porém, se você é profissional de outra área onde uma mão machucada pode lhe atrapalhar profissionalmente, procure treinamentos alternativos.

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Makiwara (Dúvidas)
« Resposta #12 Online: Novembro 28, 2007, 08:15:47 »
hmmmmm.. Seria interessante um consenso...

Temos aqui expostas algumas alternativas, como:
- soco no abdomem do colega de treino (que pratico na minha academia também)
- Uso do Makiwara, com moderação (igual no comercial da cerveja)
- Uso do Makiwara sem moderação, até esfolar a mão toda
- Nào-Uso do Makiwara (desnecessário) e
- Outras técnicas*

* Beleza! Mas é esse mesmo o ponto! Pessoal que se referiu a outras técnicas, é aí que tá a questão: Quais? tem como ser mais específico?

Cara, sabe o que acontece? Minha mão direita já está toda bichada.. e nunca usei o tal 'makiwara'.. tanto que foi até bom, pois hoje em dia, mesmo sendo destro o meu soco de esquerda tá de uma potência impressionante, algo como a direita nunca foi, de tanto ter que treinar com a esquerda. Por isso eu queria algo para fortalecer as mãos. E o makiwara me pareceu bem interessante para esse fim, em princípio. É isso que eu quero saber.

OSS!
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Lezon

  • Visitante
Re: Makiwara (Dúvidas)
« Resposta #13 Online: Novembro 28, 2007, 09:03:28 »
Exercício simples e suficiente para fortalecer essencialmente os nós dos dedos e os pulsos:

1 - fazer boas flexões com os punhos fechados;
2 - de pé em frente a uma parede, corpo inclinado à frente e fazer flexões;
3 - de pé em Junzukidachi ( zenkutsudachi ) pressionar a parede e/ou a árvore
     com ligeiras flexões do braço.

Lembro que utilizando apenas o pêso do nosso próprio corpo já é o suficiente, mas podemos e devemos usá-lo com a força que cada um possui.

Hai!!

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
Re: Makiwara (Dúvidas)
« Resposta #14 Online: Novembro 28, 2007, 13:47:44 »
Relembrar é viver, então  antes de procurar um outro tipo de makiwara ou formas de melhorar um soco sem o makiwara, vamos aprender a bater num makiwara sem medo, com quem entende da arte.

[youtube=425,350]http://br.youtube.com/watch?v=jDCoVF_Hs3g[/youtube]


OSS Pedrão


OSS