Cara...que que é isso?É por essas e outras que eu continuo dizendo, federação não serve para ajudar em nada.Se vc for ver, é muito fácil provar que isso é marmelada. É muito parecido com a iniciativa do governo de aumentar o número de dias letivos e a tentativa de colocar mais um ano no ensino médio, pq "isso sim vai melhorar o ensino no Brasil".Meu....aumentar o nº de exames e o conteúdo não vai melhorar o nÃvel de $%&! nenhuma se o objetivo das pessoas que praticam e muitos professores que ensinam continuar o mesmo! É só olhar o vestibular, ele deturpou completamente o ensino médio e hoje são 3 anos em que vc aprende a passar no vestibular ao invés de te preparar para a Faculdade!Eles poderiam muito bem aumentar o conteúdo dos exames, isso obrigaria as pessoas a ficar mais tempo em cada faixa ou treinar mais forte no mÃnimo. Mas assim não rola exame, não rola curso, não rola $_$!Eu não sou completamente contra outra pessoa te avaliar que não seu Sensei, isso ajuda a deixar todo mundo mais ou menos no mesmo nÃvel e evita o que acontece com o Jiu Jitsu que em poucos anos já tinha um exército de professores graduados.É como um professor de Kung-fu que eu fui ver uma vez disse: "Cobrar por exame de faixa é ridÃculo, é como pagar para passar de ano na escola."Desculpem as palavras exaltadas, mas isso é uma máfia.
Heians 1-5 Tekki-Shodan Bassai-Dai Kanku-dai Enpi Jion Hangetsu Jitte Até Marrom 3ºKyu- Tekki Shodan + 1 Kata Heian 2ºKyu-Bassa-Dai + Jion 1ºKyu-Jion + Enpi Shodan- Banca pede um Kata dentre esses e o candidato escolhe um(Tokui) O importante do novo sistema é que o candidato deve ter conhecimento gerais dos Katas Shotokan. A ordem pode ser alterada, não existe matéria fixa, fica a critério dos examinadores.O ideal é que 1º kyu saiba os 15 katas Shotokan ORIGINAIS.