Autor Tópico: JKA muda Sistema de Graduação no Brasil...  (Lida 21487 vezes)

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
JKA muda Sistema de Graduação no Brasil...
« Resposta #30 Online: Janeiro 19, 2007, 09:47:21 »
Já está disponível a tabela básica com a carência das faixas (kyu) e Dan................................



Oss,

Ari - Santos/SP

Offline fabiopeart

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 525
  • Votos: +0/-0
JKA muda Sistema de Graduação no Brasil...
« Resposta #31 Online: Janeiro 19, 2007, 12:57:26 »
OSS

Por que não colocaram tempo mínimo nos Kyus também?

OSS
---------------------------------------------------
Karate ON

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Tempo de carencia
« Resposta #32 Online: Janeiro 19, 2007, 13:12:32 »
Olá!
O tempo de carencia depende de cada um,no meu caso sou  shodan
há quase 30 anos.Aliás,sou sandan de shodan.
Um dia faço exame para nidan.(ai Vcs. vão vêr)
rsrsrsrsrsrsrs
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline pmax

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 300
  • Votos: +0/-0
JKA muda Sistema de Graduação no Brasil...
« Resposta #33 Online: Janeiro 19, 2007, 14:22:53 »
Pedrão,

Tu é muito doido .................. ótima resposta.

Abraços !!!

Offline rsantos

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 57
  • Votos: +0/-0
r
« Resposta #34 Online: Janeiro 19, 2007, 15:56:32 »
k aqui pra nós é pra melhorar mesmo ou é so pra entrar uma graninha a mais? os  caras já treinavam os kata as escondidas ? ou foi uma forma de legalizar o aprendizado dos mesmos?  sei que tem relaxado em todo lugar!! :twisted:  :twisted:  :twisted:  :twisted:  :twisted:

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
JKA muda Sistema de Graduação no Brasil...
« Resposta #35 Online: Janeiro 19, 2007, 20:28:06 »
Oss

Como eu  já me achava faixa  Branca,agora não vou usar nenhuma perdi até o direito de prender as calças :evil: .

Pensando bem deveria ter um exame para usar a faixa Branca mesmo :twisted: ,no começo deveriamos todos ficar sem faixa alguma, 8O pronto endoidei de vez  :? é o calor aqui na baixada está um horror de abafado 8)


Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

Offline Simoes

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 621
  • Votos: +4/-0
    • http://www.kyokai.com.br
JKA muda Sistema de Graduação no Brasil...
« Resposta #36 Online: Janeiro 24, 2007, 13:11:07 »
No Dojo do Sensei Inoki sempre teve dois Kyu na faixa marrom ele tem faixas marrom 2o Kyu e 1o Kyu.

Mas é normal ele fazer alguns alunos pular de Kyu, alguns quando fazem exame de roxa para marrom vão direto para o 1o Kyu e alguns marrom 2o Kyu fazem exame e vão direto para 1o Dan, mas muitos fazem dois exames de marrom.

As pessoas mais antigas no dojo dele, dizem que antigamente ele fazia dois Kyu na faixa roxa também, não sei ao certo, porque peguei minha faixa roxa com o Sensei Sasaki. Já vi diploma de roxa do Sensei Inoki que tava escrito lá 3o Kyu


OSS

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
JKA muda Sistema de Graduação no Brasil...
« Resposta #37 Online: Janeiro 24, 2007, 13:35:49 »
No Enoeda eram 2 kyus na marrom tb.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Pmax
« Resposta #38 Online: Janeiro 24, 2007, 13:37:22 »
Nesse avatar seu, vc tá fazendo a dança do siri do pânico?
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline TaeKwonDo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 713
  • Votos: +0/-0
JKA muda Sistema de Graduação no Brasil...
« Resposta #39 Online: Janeiro 25, 2007, 00:09:16 »
OSS
A JKA já tem sede no RIO De Janeiro?e estes exames na faixa marron vão custar quanto?o mesmo valor de marron para preta divido pelos kyus ou o somatório sera maior que o valor antigo de morron para preta?

Offline DoghQuch

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 318
  • Votos: +0/-7
    • Instagram
JKA muda Sistema de Graduação no Brasil...
« Resposta #40 Online: Janeiro 25, 2007, 07:09:26 »
Cara...que que é isso????

É por essas e outras que eu continuo dizendo, federação não serve para ajudar em nada.

Se vc for ver, é muito fácil provar que isso é marmelada. É muito parecido com a iniciativa do governo de aumentar o número de dias letivos e a tentativa de colocar mais um ano no ensino médio, pq "isso sim vai melhorar o ensino no Brasil".

Meu....aumentar o nº de exames e o conteúdo não vai melhorar o nível de $%&! nenhuma se o objetivo das pessoas que praticam e muitos professores que ensinam continuar o mesmo! É só olhar o vestibular, ele deturpou completamente o ensino médio e hoje são 3 anos em que vc aprende a passar no vestibular ao invés de te preparar para a Faculdade!

Eles poderiam muito bem aumentar o conteúdo dos exames, isso obrigaria as pessoas a ficar mais tempo em cada faixa ou treinar mais forte no mínimo. Mas assim não rola exame, não rola curso, não rola $_$!

Eu não sou completamente contra outra pessoa te avaliar que não seu Sensei, isso ajuda a deixar todo mundo mais ou menos no mesmo nível e evita o que acontece com o Jiu Jitsu que em poucos anos já tinha um exército de professores graduados.

É como um professor de Kung-fu que eu fui ver uma vez disse: "Cobrar por exame de faixa é ridículo, é como pagar para passar de ano na escola."

Desculpem as palavras exaltadas, mas isso é uma máfia.
"E depois de tudo, c?u e terra a? est?o, como se nada tivesse acontecido.
  A essa altura, a vida e as a??es de um homem t?m o peso de uma folha
  seca no meio da ventania..."

Offline Gakusei

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 225
  • Votos: +0/-0
JKA muda Sistema de Graduação no Brasil...
« Resposta #41 Online: Janeiro 25, 2007, 10:39:58 »
Acho muito estranho o fato das mudanças propostas para os exames da JKA no Brasil, supostamente para padronização, não seguir o padrão utilizado no Japão, que é descrito no site da JKA http://www.jka.or.jp/english/karate/dan_rank.html.

Que raio de padronização é essa? Se é para padronizar, porque já não se padroniza nas normas da matriz da JKA?

- No Japão a JKA considera 10 kyus e não 9 kyus. Décimo Kyu é o nível mais baixo. Não há um grande cobrança em conhecimento de um grande número de Katas como parece existir nas novas regras do Brasil.

Requisitos para o 3 Kyu a 1 Kyu no site da JKA do Japão (kihons variam segundo o nível:

3rd Kyu
Kihon
Kata: Tekki Shodan
Kumite: Kihon Ippon Kumite

2 Kyu
Kihon
Kata: Sentei Kata (Bassaidai, Kankudai, Jion, Empi) à escolha do aluno
Kumite: Jiyu Ippon Kumite

1 Kyu
Kihon
Kata: Sentei Kata (Bassaidai, Kankudai, Jion, Empi) à escolha do aluno
Kumite: Jiyu Ippon Kumite

Requisitos para o 1 a 4 dan no site da JKA do Japão (os kihons variam segundo o nível):

1 dan
Kihon
Kata: Sentei Kata (Bassaidai, Kankudai, Jion, Empi) à escolha do aluno
Kumite: Jiyu Kumite tournament style

2 dan
Kihon
Kata: Kata favorito do aluno
Kumite: Jiyu Kumite

3 dan
Kihon
Kata: Kata favorito do aluno
Kumite: Jiyu Kumite

4 Dan
Kihon
Kata: 1 escolhido pelo aluno e  outro Sentei Kata (Heian Shodan a Tekki Shodan) definido pelo examinador
Kumite: Jiyu Kumite

- Só no exame para 4 Dan é pedido um kata definido pelo examinador.

Moral da história:

O que precisa melhorar no Brasil é o nível de exigência sobre o conhecimento das técnicas fundamentais (kihon) e kumite. O Kata certamente é importante mas dentro de uma visão coerente (ex. Japão). O treinamento para um bom kata pode levar muitos anos.

Gakusei
Gakusei - A. Azevedo-Filho

Offline TaeKwonDo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 713
  • Votos: +0/-0
JKA muda Sistema de Graduação no Brasil...
« Resposta #42 Online: Janeiro 26, 2007, 12:39:12 »
Citação de: "DoghQuch"
Cara...que que é isso????

É por essas e outras que eu continuo dizendo, federação não serve para ajudar em nada.

Se vc for ver, é muito fácil provar que isso é marmelada. É muito parecido com a iniciativa do governo de aumentar o número de dias letivos e a tentativa de colocar mais um ano no ensino médio, pq "isso sim vai melhorar o ensino no Brasil".

Meu....aumentar o nº de exames e o conteúdo não vai melhorar o nível de $%&! nenhuma se o objetivo das pessoas que praticam e muitos professores que ensinam continuar o mesmo! É só olhar o vestibular, ele deturpou completamente o ensino médio e hoje são 3 anos em que vc aprende a passar no vestibular ao invés de te preparar para a Faculdade!

Eles poderiam muito bem aumentar o conteúdo dos exames, isso obrigaria as pessoas a ficar mais tempo em cada faixa ou treinar mais forte no mínimo. Mas assim não rola exame, não rola curso, não rola $_$!

Eu não sou completamente contra outra pessoa te avaliar que não seu Sensei, isso ajuda a deixar todo mundo mais ou menos no mesmo nível e evita o que acontece com o Jiu Jitsu que em poucos anos já tinha um exército de professores graduados.

É como um professor de Kung-fu que eu fui ver uma vez disse: "Cobrar por exame de faixa é ridículo, é como pagar para passar de ano na escola."

Desculpem as palavras exaltadas, mas isso é uma máfia.

OSS
Concordo com tudo que vc disse menos com uma coisa o Jiujitsu não é essa molesa não,na academia que eu treino tem nego a 2 anos com dois graus na branca tem que ralar muito para passar de faixa lá até a preta são mais ou menos uns 10 anos e isso o cara indo participar de competições direto e no jiujitsu tambem não se paga exame de faixa o exame é no dia a dia só passa quem sabe mesmo é ujm exemplo a ser seguido neste sentido.

Offline Juan (opasto)

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 416
  • Votos: +0/-0
JKA muda Sistema de Graduação no Brasil...
« Resposta #43 Online: Março 12, 2007, 11:23:41 »
Nova sequencia de graduação, carências, kihon, etc...

http://www.fpktradicional.com.br/exame_faixa.html
OSS!
Juan Claudio Martin

Offline Kakaroto

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 18
  • Votos: +0/-0
JKA muda Sistema de Graduação no Brasil...
« Resposta #44 Online: Março 12, 2007, 16:37:38 »
Citação de: "katsumoto"
Heians 1-5
 Tekki-Shodan
 Bassai-Dai
 Kanku-dai
 Enpi
 Jion
 Hangetsu
 Jitte

 Até Marrom 3ºKyu- Tekki Shodan + 1 Kata Heian
                   2ºKyu-Bassa-Dai + Jion
                   1ºKyu-Jion + Enpi

  Shodan- Banca pede um Kata dentre esses e o candidato escolhe um(Tokui)

 O importante do novo sistema é que o candidato deve ter conhecimento gerais dos Katas Shotokan. A ordem pode ser alterada, não existe matéria fixa, fica a critério dos examinadores.
O ideal é que 1º kyu saiba os 15 katas Shotokan ORIGINAIS.


Somente o primeiro Tekki!? Os outros dois não são exiigidos? Ouvi falar que exame pra marrom estão pedindo o T. Niddan, procede?