Autor Tópico: JKA muda Sistema de Graduação no Brasil...  (Lida 21361 vezes)

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
JKA muda Sistema de Graduação no Brasil...
« Online: Janeiro 18, 2007, 09:36:04 »
O Brasil sempre teve um sistema de graduação por faixas obedecendo a seguinte ordem:

 Branca 7ºKyu
 Amarela 6ºKyu
 Vermelha 5ºKyu
 Laranja 4ºKyu
 Verde 3ºKyu
 Roxa 2ºKyu
 Marrom 1ºKyu
 Preta 1-9ºDan

 Resolvemos mudar isso, obedecendo regras Internacionais da JKA que sempre tiveram 9 Kyus e 9 Dans.

Agora branca é 9ºKyu e Marrom começa 3ºKyu,2ºKyu e 1ºkyu(tres exames para marrom).
A materia agora para preta é mais extensa agora, o individuo tem que saber pelo menos 12 katas basicos Shotokan.

Acho que com isso o nivel dos atletas será melhorado.
Aberto para discussão.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
JKA muda Sistema de Graduação no Brasil...
« Resposta #1 Online: Janeiro 18, 2007, 10:00:45 »
Então agora

é
Branca 9ºKyu
Amarela 8ºKyu
Vermelha 7ºKyu
Laranja 6ºKyu
Verde 5ºKyu
Roxa 4ºKyu
Marrom 3ºKyu
Marrom 2ºKyu
Marrom 1ºKyu
Preta 1-9ºDan


Katsumoto passe o nome dos 12 katas basicos Shotokan exigidos.

Ate pra quem não conhece o Shotokan aprender e quem ja conhece, correr atras para se aperfeiçoar.

OSS

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
JKA muda Sistema de Graduação no Brasil...
« Resposta #2 Online: Janeiro 18, 2007, 10:09:26 »
Heians 1-5
 Tekki-Shodan
 Bassai-Dai
 Kanku-dai
 Enpi
 Jion
 Hangetsu
 Jitte

 Até Marrom 3ºKyu- Tekki Shodan + 1 Kata Heian
                   2ºKyu-Bassa-Dai + Jion
                   1ºKyu-Jion + Enpi

  Shodan- Banca pede um Kata dentre esses e o candidato escolhe um(Tokui)

 O importante do novo sistema é que o candidato deve ter conhecimento gerais dos Katas Shotokan. A ordem pode ser alterada, não existe matéria fixa, fica a critério dos examinadores.
O ideal é que 1º kyu saiba os 15 katas Shotokan ORIGINAIS.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Gakusei

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 225
  • Votos: +0/-0
JKA muda Sistema de Graduação no Brasil...
« Resposta #3 Online: Janeiro 18, 2007, 10:18:27 »
Sensei Katsumoto, como vai funcionar para os que já estão graduados com faixa colorida? Ou as novas regras só vão prevalecer para os novos alunos?

Acredito que a idéia é boa em princípio, pensando no longo prazo. No curto prazo pode ser complicado implementar. No contexto universitário (USP), por exemplo,  a mudança de regras valem somente para os novos alunos; para os alunos velhos valem sempre as regras que existiam quando eles entraram no programa. Parece que isso é até uma questão legal, que é bom verificar para evitar problemas.

Me lembro que no passado existia (não sei se ainda existe) o conceito de faixa marrom provisória e definitiva (o sensei Okuda usava esse sistema).

Gakusei
Gakusei - A. Azevedo-Filho

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
JKA muda Sistema de Graduação no Brasil...
« Resposta #4 Online: Janeiro 18, 2007, 10:41:02 »
Gakussei,

O sistema ja foi implantado e esta em vigor desde ja.
A partir deste ano todos deverao se enquadrar......
Vai acabar faixa provisoria..que na verdade era uma reprova disfarçada.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
JKA muda Sistema de Graduação no Brasil...
« Resposta #5 Online: Janeiro 18, 2007, 10:54:43 »
E quem não gostar que vá para o Krav-maga com o Sensei Gustavo-rj.


Tudo que tem o intuito de melhorar o minimo que seja deve ser colocado em pratica mesmo.
Só vai ser mais dificil chegar a shodan quem não se dedicar o suficiente nos treinos.


OSS

Offline Gakusei

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 225
  • Votos: +0/-0
JKA muda Sistema de Graduação no Brasil...
« Resposta #6 Online: Janeiro 18, 2007, 10:55:52 »
Por exemplo, se o aluno é faixa verde (3ºKyu) pelo sistema antigo, o que acontece? Ele regride para 5ºKyu no sistema novo (correspondente à faixa verde)? ou ele se torna faixa marrom (3ºKyu no sistema novo)? Vale o Kyu ou vale a faixa para a conversão para o novo sistema?

Gakusei
Gakusei - A. Azevedo-Filho

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
JKA muda Sistema de Graduação no Brasil...
« Resposta #7 Online: Janeiro 18, 2007, 10:58:20 »
Gakusei


Antes do Katsumoto responder um faixa verde conhece o mesmo que um marron independente do kyu ???


OSS

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
JKA muda Sistema de Graduação no Brasil...
« Resposta #8 Online: Janeiro 18, 2007, 11:43:49 »
Quem era faixa verde 3ºKyu agora é verde 5ºKyu....
NA JKA.

Nas outras escolas conmtinua a mesma coisa.
Quem quiser fazer parte da JKA tem que seguir as novas regras.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Gakusei

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 225
  • Votos: +0/-0
JKA muda Sistema de Graduação no Brasil...
« Resposta #9 Online: Janeiro 18, 2007, 11:49:54 »
Samurai,
Minha pergunta é de ordem prática.  Houve uma mudança de sistema e há necessidade de clareza entre as conversões de kyu e cor de faixa, do sistema atual para o novo sistema, especialmente se o diploma do aluno especifica o kyu.

Mais Kyus também significa mais exames e mais exames significa mais $$ para os Japas. Mais Katas significa mais "cursos de atualização" para professores e mais $$ para os Japas. Essas mudanças, isoladamente, não garantem que o nível vai ser maior.

Dentro de uma mesma academia deveria ser verdade que um faixa marrom sabe mais que um verde. Mas infelizmente isso muitas vezes não é verdade, especialmente em termos de kumite. Entre academias, ou entre épocas, é dificil responder a sua pergunta, pois os critérios não eram e não são os mesmos. Muito nidan de hoje não seria nem mesmo faixa marrom pelas exigências que existiam há 30 anos, especialmente em termos de jiu-kumite e tempo de treino, em dojos como o do sensei Okuda. Para mim cor de faixa nem mesmo deveria existir, pois dentro do Karate de hoje significa muito pouco. No passado nem existia a idéia de cor de faixa no Karate praticado em Okinawa.

Gakusei
Gakusei - A. Azevedo-Filho

Offline DanielFalcao

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 24
  • Votos: +0/-0
    • http://www.karaterj.cjb.net/
JKA muda Sistema de Graduação no Brasil...
« Resposta #10 Online: Janeiro 18, 2007, 12:21:25 »
Desculpe o Sensei Roberto, mas concordo com o Gakusei.

Oss

Offline daigoro

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 292
  • Votos: +0/-4
JKA muda Sistema de Graduação no Brasil...
« Resposta #11 Online: Janeiro 18, 2007, 12:35:29 »
o bom é treinar, faixa nao quer dizer nada, lógico que "pegar" a faixa preta é bom demais, mas "o processo é muito melhor que o resultado", então pq a pressa, ou pq este pensamento (ai, agora tenho que aprender mais dois ou três katas, ou agora vou ter que treinar um pouco mais) isso nao parece pensamento de karateca, logo quem pensa assim deveria procurar outra coisa pra fazer .
oss
ps. pode ser que o sistema anterior já fosse bom, o que discuto é o medo de se fazer mais um ou dois exames, ou de se treinar mais um pouco, como se ser shodan fosse o fim de tudo, ao invés de ser o começo. pq?
a corda é o laço, o que me puxa é o que me prende"

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
JKA muda Sistema de Graduação no Brasil...
« Resposta #12 Online: Janeiro 18, 2007, 12:36:44 »
É pode gerar custos e ganhos para os japas.
mais onde treinei um faixa de qualquer cor tem que honra a faixa senão é rebaixado, pricipalmente em jiu kumite.
E o engraçado nunca vi em outros Dojos, alguem treinar sem faixa, pq esta abaixo do minimo.

Já eu, ficava dois meses parado a faixa ia pra parede ate que meu sensei me devolvesse ela. Isso sem ele mandar.

No ultimo treino na Mushinkan mesmo, foi um treino mais light, mais estou muito tempo parado, cansei rapido, as pernas ficaram fracas, mais o que me incomodou foi a bendita da faixa, pois sei que atualmente não estou em condições de usa-la como se deve.

O problema é que a maioria das pessoas vêem o karate como um curso onde o objetivo final é a faixa-preta. Se vc falar que o karate só termina quando o cara morrer ele vai embora, te chama de louco, xinga sua mãe, etc.


OSS

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
JKA muda Sistema de Graduação no Brasil...
« Resposta #13 Online: Janeiro 18, 2007, 12:43:42 »
Só por curiosidade qual a carência de tempo de um kyu para outro?

Agora quanto ao que o Gakusei colocou, será muito triste se for verdade, pois parece uma proposta a fim de mostrar uma luz no fim do túnel.

Se houverem interesses escusos ai danou-se tudo.

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
JKA muda Sistema de Graduação no Brasil...
« Resposta #14 Online: Janeiro 18, 2007, 13:16:37 »
Façam como eu e o Pedrão, não deem bola pra faixa. Minha maior alegria era aparecer de faixa marrom e meter a porrada em pretas novatos que não me conheciam.

Se o cara é um determinado Kyu, concordo que continua sendo o Kyu. Essa resolução é, como disse o Katsumoto, JKA, que é uma minoria hoje em dia aqui no Brasil.

Acho bom que se faça uma tentativa mas não é o suficiente. O suficiente e arrumar alguem pra desafiar e ganhar do Vanderley Silva, ai sim, vai aumentar o numero de praticantes e assim a qualidade.

Pro pessoal do DO e do KI, faixa é o que menos importa, vale o crescimento espiritual. hahahahaha. Tenho de rir de mim mesmo.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ