Autor Tópico: Armas de fogo e para que serve o karate  (Lida 9158 vezes)

Offline patropi

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 115
  • Votos: +0/-0
Armas de fogo e para que serve o karate
« Online: Setembro 25, 2012, 12:44:54 »
Olá karatecas!
Encontrei uma reportagem interessante que me fez refletir.

A reportagem é: http://www.forte.jor.br/2012/09/22/ianques-assassinos-versus-pacificos-tupiniquins/

A reportagem ou artigo fala que os americanos armados até os dentes matam bem menos ou quase nada quando comparados aos pacíficos brasileiros.
Vi que alguns karatecas pensam que o karate so serve contra pessoas desarmadas. Nesse caso, a situação fica complexa: nos USA as pessoas tem armas mas são menos violentas e não precisariam e nem poderiam usar seu karate; no Brasil as pessoas, com poucas armas, matam a torto e a direito e usar o karate seria um risco maior, já que as chances de haver vingança violenta são conhecidas.

E agora? Será que o karate deveria ser adaptado a realidade de cada país?

OSS!
« Última modificação: Setembro 25, 2012, 14:25:29 por patropi »

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.011
  • Votos: +0/-0
Re:Karate e armas de fogo
« Resposta #1 Online: Setembro 25, 2012, 13:45:10 »
Amigo Patropi,

O artigo me parece um tanto quanto despreocupado com algumas questões relevantes.

No Brasil, não existe menos armas que nos EUA... o que acontece, é que nos EUA, é direito de todo cidadão americano, possuir uma arma. Logo eles tem porte de arma e muitos tem sua glock dentro de uma mesa de escrivaninha. No Brasil, a realidade já é das armas ilegais... não saberia te dizer quantos entre cada 10 brasileiros possuem armas, mas te garanto que será um número razoável, e desse número, mais da metade será clandestina.

Com relação a se matar mais no Brasil que nos EUA, primeiro temos que avaliar quem matou e quem morreu... a matéria não dá as estatísticas desses homicídios. A matéria é muito tendenciosa, e faz um comparativo entre Utah (um estado tranquilo dos EUA) contra Alagoas, um estado com severos problemas de criminalidade. O que quero dizer, é que enquanto nos EUA, o maior problema de homicídios está ligado a fontes diversas como pacional, vingança, além de casos de dementes invadindo cinemas e escolas matando todo mundo, no Brasil você tem que considerar que uma grande parcela dos homicídios, está relacionada ao crime organizado... guerras entre traficantes, confrontos com polícia e outros neste sentido.

Quanto ao karatê, não vejo em que contexto pode ser inserido na conversa, uma vez que o karateca não briga, e se cair numa de lutar contra alguém armado com arma de fogo, será mais um na estatística.

No mais amigo, aquele abraço e fique com Deus!!!

Offline patropi

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 115
  • Votos: +0/-0
Re:Karate e armas de fogo
« Resposta #2 Online: Setembro 25, 2012, 14:18:13 »
Olá Alexandre!

Concordo contigo. Esse artigo foi tendencioso e aho que nem se preocupou em esconder. É clara a posição a favor do armamento. Na verdade, ele apresenta dados tentando mostrar isso, que armas de fogo não são sinônimo de violência.

Mas o artigo não está de todo errado. Se você olhar para as taxas globais dos USA e do Brasil, verá que há grande distância ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_pa%C3%ADses_por_taxa_de_homic%C3%ADdio_intencional ).

Somos o país com maior índice de mortes intencionais no mundo! ( http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/10/brasil-tem-3-maior-taxa-de-homicidios-da-america-do-sul-diz-onu.html ).

A reflexão que eu queria propor é dentro da discussão esporte X arte-marcial. Alguns dizem que o karate serve para defesa-pessoal e tem como ideal matar/derrubar com um só golpe. Outros defendem que com o invento da arma de fogo e em um estado democrático de Direito uma defesa pessoal contra armas deixa de fazer sentido e o karate serve mais como esporte e atividade lúdica.

Quem defende a arte-marcial/defesa pessoal tem que ler esse artigo e pensar: será que meu karate serve no Brasil onde mesmo com poucas armas de fogo (em comparação com parte do USA onde toda família tem uma arma, sem exceção) o índice de mortes é o maior do mundo? Se não serve, porque ser contra o esporte?

Nos USA e na Europa a discussão sobre esporte já deixou de fazer sentido pois nesses lugares os índices de homicídio são baixos mesmo com muitas armas de fogo. Você não precisa aprender karate para sobreviver porque sabe que se usar pode levar um tiro (lembra que toda casa tem uma arma?).

Aqui ainda existe esse mito de Idade Média + Faroeste em que o karate vai salvar sua vida porque ninguém anda armado, é tudo na mão, no vale-tudo e por isso deve ser treinado como arte-marcial tradicional, dura, agressiva, etc.

É só uma reflexão que devemos fazer. Esse artigo só me deu mais certeza que o esporte é o caminho. Se eu estiver nos USA vou ter uma arma e me defender dos bandidos com ela (é assim que eles pensam). No Brasil, mesmo sem arma, o povo se mata tanto que é melhor nem me meter em brigas e praticar só esporte. Karate tradicional para se defender de bandido só em filme. Essa é minha conclusão.

Um grande abraço! OSS!


Offline Tsuki

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.054
  • Votos: +0/-0
Re:Karate e armas de fogo
« Resposta #3 Online: Setembro 25, 2012, 14:24:54 »


A reflexão que eu queria propor é dentro da discussão esporte X arte-marcial. Alguns dizem que o karate serve para defesa-pessoal e tem como ideal matar/derrubar com um só golpe.




Me corrijam se eu estiver errado, mas esse conceito de "matar/derrubar com um golpe só", nao foi inserido no Karate por Nakayama sensei?? Que por sinal pegou um conceito do kendo e o colocou no karate Shotokan?

Apesar de tentar seguir esse conceito, acho ele meio impossivel de se atingir. As próprias sequencias que usamos nos kihon falam contra esse conceito.

OSU!
Oq define um bom Karateka segundo Shoshin Nagamine:

"Punho infernal, coração santo."

Offline patropi

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 115
  • Votos: +0/-0
Re:Armas de fogo e para que serve o karate
« Resposta #4 Online: Setembro 25, 2012, 14:34:21 »
Olá Tsuki!
Confesso que não sei de onde veio mas sei que é um dos diferenciais do karate. O cara do muay thai sabe que tem que bater até derrubar... o cara do jiujitsu também sabe que tem que lutar até o cara ser incapacitado. Acho que só karate, kendo e até judo tem isso de um só golpe.

Eu achava isso válido mas refletindo sobre a realidade de hoje faz pouco sentido. Nos USA você não sai brigando por aí porque sabe que o cara pode estar armado. Se não tiver com a arma ali vai ter em casa ou algum parente que tenha.

No Brasil ainda cultivamos essa ilusão porque as armas são quase todas ilegais e os números falsos com falsa sensação de segurança. O cara acha que pode brigar porque vai ser só na mão vazia mas esquece que existem armas ilegais por aí. Por isso o mais alto índice de homicídios no mundo!

Se a gente fosse mais consciente dessas mortes não ia aparecer gente falando em karate jutsu mais. Nem krav maga, kombato etc. karate seria esporte para melhorar bem-estar, saúde, condicionamento físico e até uma defesa pessoal em último caso como é em quase todo o mundo.

OSS!

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.662
  • Votos: +0/-0
Re:Armas de fogo e para que serve o karate
« Resposta #5 Online: Setembro 25, 2012, 14:47:59 »
Não vou falar da questão de esporte x arte marcial, pois meu entendimento é que não são caminhos separados (podem conviver harmonicamente).

Com relação à questão da defesa pessoal, a mesma não se limita a "mãos vazias" x arma de fogo. Existem várias situações em que existe a necessidade de defesa, sem a presença de uma arma de fogo (ex.: "briga de bar", assalto com "arma branca", agressão por pessoa embriagada ou drogada, agressão por desentendimento no trânsito, etc.). Para todos estes casos o karatê pode e deve ser usado como defesa pessoal, desde que o praticante tenha condições físicas, técnicas e psicolócicas para tanto.

Já em relação à questão do artigo, o mesmo é totalmente tendencioso sem o mínimo de embasamento científico, portanto não merece mais reflexões (só para que fique claro, sou contra a proibição de armas de fogo no Brasil).
E me desculpe, mas se alguém aqui no Brasil acha que pode brigar sem ter medo de retaliações com arma de fogo, deve estar sem TV, rádio, internet e jornal a muito tempo (isto não existe).

OSS
Karate Wado Ryu

Offline patropi

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 115
  • Votos: +0/-0
Re:Armas de fogo e para que serve o karate
« Resposta #6 Online: Setembro 25, 2012, 14:58:25 »
Existem várias situações em que existe a necessidade de defesa, sem a presença de uma arma de fogo (ex.: "briga de bar", assalto com "arma branca", agressão por pessoa embriagada ou drogada, agressão por desentendimento no trânsito, etc.). Para todos estes casos o karatê pode e deve ser usado como defesa pessoal, desde que o praticante

(...)

E me desculpe, mas se alguém aqui no Brasil acha que pode brigar sem ter medo de retaliações com arma de fogo, deve estar sem TV, rádio, internet e jornal a muito tempo (isto não existe).

OSS

Olá GEM!
Mas é exatamente isso! Vale a pena usar karate em
Citar
"ex.: "briga de bar", assalto com "arma branca", agressão por pessoa embriagada ou drogada, agressão por desentendimento no trânsito, etc."
sabendo que no Brasil se mata mais que em qualquer lugar no mundo? Que a chance do agressor ter uma arma ou alguem que tenha é alta?

As guerras no mundo juntas matam cerca de 52 mil pessoas ao ano. No Brasil, 48 mil pessoas são mortas intencionalmente todo ano!!

Botei em letras grandes porque nem eu sabia disso!

OSS!

Offline Tsuki

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.054
  • Votos: +0/-0
Re:Armas de fogo e para que serve o karate
« Resposta #7 Online: Setembro 25, 2012, 15:00:42 »
A questão realmente é essa! Vc nao precisa procurar briga, mas e se a briga vir até vc?? Como o GEM citou, vc pode estar num lugar qualquer, e um maluco do nada nao ir com a sua cara e querer arrumar briga, do nada. Aí vc apanha ou bate, vai fazer oq?? Numa situação dessa eu tentaria acertar o cara o mais forte que pudesse e sumia em disparada, para nao dar chance a ele ou comparsas de revidarem. Nesse caso, se vc nao saber se defender, vai apanhar de graça, e nao reagir nesses casos, apanhar calado, nao quer dizer que vai vivo dessa, pq vc pode ser espancado até morte, dada a quantidade de gente covarde nesse mundo.
Oq define um bom Karateka segundo Shoshin Nagamine:

"Punho infernal, coração santo."

Offline patropi

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 115
  • Votos: +0/-0
Re:Armas de fogo e para que serve o karate
« Resposta #8 Online: Setembro 25, 2012, 15:02:36 »
Olá Tsuki!
Bater e correr? Me lembrou WKF!  :D :D :D :P :P :P
OSS!

Offline Tsuki

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.054
  • Votos: +0/-0
Re:Armas de fogo e para que serve o karate
« Resposta #9 Online: Setembro 25, 2012, 15:09:44 »
Olá Tsuki!
Bater e correr? Me lembrou WKF!  :D :D :D :P :P :P
OSS!

Tô ficando bom nisso!!  ;D ;D
Oq define um bom Karateka segundo Shoshin Nagamine:

"Punho infernal, coração santo."

Offline patropi

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 115
  • Votos: +0/-0
Re:Armas de fogo e para que serve o karate
« Resposta #10 Online: Setembro 25, 2012, 15:10:47 »
Tsuki me fez refletir! Numa briga de bar, sabendo que a chance do oponente ter uma arma de fogo é muito grande (Brasil = Afeganistão+Iraque+Sudão etc), eu acho que um magrelo da WKF daria uma porrada e sairia correndo mas tenho certeza que muito tradicional que passou 30 anos batendo na makiwara não teria "coragem" de correr. Ia querer fazer valer os 30 anos de calejamento e mandar pra UTI.
E aí? O karate serve como defesa-pessoal no Brasilistão? Eu descobri que não.  :o
OSS!

Offline patropi

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 115
  • Votos: +0/-0
Re:Armas de fogo e para que serve o karate
« Resposta #11 Online: Setembro 25, 2012, 15:16:38 »
Olha só!  :o :o :o :o :o :o

Citar
Segundo o relatório, a América Latina ainda é a líder no que se refere ao número de seqüestros por ano, com quase 700. O Brasil também aparece em situação crítica no que se refere ao número de estupros. "Hoje, a violência armada é o quarto motivo de mortes no mundo", afirmou Krause. O que mais assusta os governos e especialistas é que países em guerra têm, na realidade, índices de mortes inferiores a de países em crise de segurança, como o Brasil.
http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,brasil-registra-10-dos-homicidios-do-mundo-aponta-relatorio,240600,0.htm

Citar
Calculando a média anual de homicídios do país em 30 anos, Julio Jacobo Waisefisz, pesquisador do Sangari, chegou ao número de 36,3 mil mortos no ano - o que, em números absolutos, é superior à média anual de conflitos como o da Chechênia (25 mil), entre 1994 e 1996, e da guerra civil de Angola (1975-2002), com 20,3 mil mortos ao ano.

A média também é superior às 13 mil mortes por ano registradas na Guerra do Iraque desde 2003 (a partir de números dos sites iCasualties.org e Iraq Body Count, que calculam as mortes civis e militares do conflito).
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/12/111214_mapaviolencia_pai.shtml

Um absurdo!!! Agora no Dojo eu uso http://www.levels.com.br/public/album_photo/67/53/5314_f70b.jpg?c=2b77 e na rua eu uso http://tudosobreseguranca.com.br/portal/images/stories/colete.gif:o :o :o :o

OSS!

Offline Tsuki

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.054
  • Votos: +0/-0
Re:Armas de fogo e para que serve o karate
« Resposta #12 Online: Setembro 25, 2012, 15:49:20 »
Olha só!  :o :o :o :o :o :o

Citar
Segundo o relatório, a América Latina ainda é a líder no que se refere ao número de seqüestros por ano, com quase 700. O Brasil também aparece em situação crítica no que se refere ao número de estupros. "Hoje, a violência armada é o quarto motivo de mortes no mundo", afirmou Krause. O que mais assusta os governos e especialistas é que países em guerra têm, na realidade, índices de mortes inferiores a de países em crise de segurança, como o Brasil.
http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,brasil-registra-10-dos-homicidios-do-mundo-aponta-relatorio,240600,0.htm

Citar
Calculando a média anual de homicídios do país em 30 anos, Julio Jacobo Waisefisz, pesquisador do Sangari, chegou ao número de 36,3 mil mortos no ano - o que, em números absolutos, é superior à média anual de conflitos como o da Chechênia (25 mil), entre 1994 e 1996, e da guerra civil de Angola (1975-2002), com 20,3 mil mortos ao ano.

A média também é superior às 13 mil mortes por ano registradas na Guerra do Iraque desde 2003 (a partir de números dos sites iCasualties.org e Iraq Body Count, que calculam as mortes civis e militares do conflito).
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/12/111214_mapaviolencia_pai.shtml

Um absurdo!!! Agora no Dojo eu uso http://www.levels.com.br/public/album_photo/67/53/5314_f70b.jpg?c=2b77 e na rua eu uso http://tudosobreseguranca.com.br/portal/images/stories/colete.gif:o :o :o :o

OSS!

Se for levar por esse lado, os unicos lugares seguros para se usar defesa pessoal seria Inglaterra e Japão, onde o controle de arma é muito rigoroso. Pq se formos levar em conta um situação de brigas entre "pessoas de bem" que foram levadas a isso por motivos como alcool ou stress, a chance deles estarem armados é muito maior nos USA, do que no Brasil! Já que no Brasil, "gente de bem" nao anda armada. Se está armada aqui no Brasil, ou é Policial, militar, ou bandido mesmo. E do mesmo jeito que arrumar briga com Bandido aqui no Brasil dá morte, nos USA tbm vai dar!!
Oq define um bom Karateka segundo Shoshin Nagamine:

"Punho infernal, coração santo."

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.662
  • Votos: +0/-0
Re:Armas de fogo e para que serve o karate
« Resposta #13 Online: Setembro 25, 2012, 16:32:23 »
Bom, cada um é dono do seu nariz e deve agir conforme suas convicções (e depois aguentar as consequências).
Eu, numa situação como as que citei, não vou apanhar "calado". Usarei meu karatê p/ me defender (aliás já tive que fazer isto, mais de uma vez).
Além do mais, quem disse que eu também não tenho uma arma de fogo? ;)
Karate Wado Ryu

Offline julianoferreira

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 532
  • Votos: +0/-0
Re:Armas de fogo e para que serve o karate
« Resposta #14 Online: Setembro 25, 2012, 19:47:58 »
Para defesa pessoal, seja contra arma de fogo, arma branca, bêbado ou zé ruela prevalece uma única coisa: Psicologia.

Qualquer curso sério vai te ensinar isso, a tomar o controle da situação, a induzir o agressor ao erro, e, principalmente, que nunca terá 100% de eficiência, é uma questão de vc discernir quando, onde e como reagir.

Se você dominar isso, não importa se é Karate, Judo, Jiu Jitsu, Muay Thai... a técnica marcial vai te ajudar. Mas sem psicologia, meu amigo vc pode ser o Aghayev ou os dinos da tradicional... vc vai morrer e fim de papo.

Se não funcionasse contra armas de fogo, os exércitos do mundo não praticariam, mas tem que ter em mente que é o último recurso, e o último recurso tem que ser usado com sabedoria.

Sobre a reportagem, me desculpe Patropi, mas nem perdi meu tempo lendo. Eu sou totalmente a favor do armamento da população, da mesma forma que sou a favor do extermínio de estupradores, traficantes e políticos... mas essa comparação com o EUA não me serve, são situações socio-culturais muito, mas muito diferentes. É a mesma coisa que você comparar o ativista armado islâmico com o vagabundo do PCC... outro contexto.

Um abraço,
Juliano