Autor Tópico: Kyokushin x Shotokan/etc  (Lida 17336 vezes)

marascas

  • Visitante
Kyokushin x Shotokan/etc
« Online: Abril 07, 2006, 21:20:19 »
Amigos, o fato do colega "fran" ter levantado no tópico onde discutia-se sobre Brasil, politica, Karate, Katsumoto, etc. Me fez pensar sobre o assunto KARATE KYOKUSHIN.

Muito se discute em foruns pela internet e orkut sobre modalidades de luta e estilos serem melhores ou piores. Creio que já enchemos o saco de tanto argumentar...

Sobre o Kyokushin, tenho muito respeito e até admiro a dureza de alguns de seus treinamentos, assim como elogio a representação que fazem do karate nos K-1 e MMA por aí...

Mas, no caso em que o colega "fran" citou que o pessoal do shotokan marca "pontinhos", me deixou intrigado. Se afirmarmos que as lutas por pontos, WKF / Tradicional / etc , seja algo irreal, posso até concordar em termos de contato e nocaute...

 Mas não podemos esquecer que nessas modalidades, algumas regras permitem as projeções, rasteiras, derrubadas em geral e principalmente SOCOS NO ROSTO.

Em uma luta próxima do real, creio que o principal meio de se obter o nocaute seja socando no rosto. Nesse caso, por mais dura que seja uma luta nas regras do Kyokushin, ainda a considero mais "fantasia" do que nas regras por pontos, pois perde-se a noção de distãncia e trava-se uma luta dentro de regras, como um jogo.

Assim como outras modalidades de luta têm suas regras e seus atletas se destacam por estarem adaptados a elas. Portanto, mais uma vez, pela milésima vez, concluimos e chegamos nos mesmos pontos:

1. O praticante importa mais que Arte;

2. As regras de cada evento importam mais que a Arte e o praticante;

3. Cada um acha que seu estilo/luta/federação é o melhor.

4. Apesar de eu falar que já havia enchido o saco de escrever e discutir sobre isso, continuo teimando (para fazer jus ao titulo de teimoso do forum, conferido pelo Yano...)

Vamos lá. Haimê!!!!

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Kyokushin x Shotokan/etc
« Resposta #1 Online: Abril 07, 2006, 21:25:52 »
Caro Marascas,

Concordo com vc sobre a dureza dos Treinamentos no Kiokushin,mas também sou da opinião que a distância deles é irreal, já que tirando-se socos no rosto, fica difícil mandar o cara pra lona. Geralmente os caras que ganham os Torneios no Japão sempre pesam entre 90 e 110 kilos,nunca se vê caras pequenos disputando o titulo principal.
Tratando-se de luta de contato, acho que o Muay Thai é muito mais Real que o Kiokushin numa comparação seca, os lutadores tem uma distancia mais real.
Sobre os pontinhos citados pelo amigo Fran, pergunte ao Ennio Vezulli como foram os treinamentos dele no Japão quando no Curso Especial de Instrutores.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Juan (opasto)

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 416
  • Votos: +0/-0
Kyokushin x Shotokan/etc
« Resposta #2 Online: Abril 07, 2006, 22:21:05 »
Treinei Kiokushin e agora treino Shotokan.
Prefiro o Shotokan pois o estilo de kumite se adapta mais ao meu tipo físico. Como a distância do kumite é muito curta e eu sou alto a dificuldade de encaixar tsukis chudan e geris jodan é grande.

Quanto aos treinos tanto no kihon quanto nos katas são executados tsukis jodan normalmente.

Eu tenho uma "teoria" no que se refere ao kumite que pode ser um devanéio meu, mas vou falar.

Mas Oyama era bastante inteligente, principalmente com respeito ao marketing. Acredito que ele criou o kumite diferente do Shotokan intencionalmente para contestar e contrastar. E pegou no ponto crítico do kumite Shotokan, a eterna dúvida de "será que o golpe derrubaria", "será que se fosse pra valer o resultado seria o mesmo" e por aí vai. Ele criando um kumite de contato a knok-out não existiria essa dúvida, mas havia um problema. Se os tsukis jodan fossem permitidos seria uma total carnificina e afastaria os praticantes. Luvas e capacete descaracteriazariam totalmente o budo. O encurtamento da distância foi apenas o resultado da adaptação dos competidores a regra do sem tsukis jodan.
OSS!
Juan Claudio Martin

Offline fcsergio

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 335
  • Votos: +0/-0
Kyokushin x Shotokan/etc
« Resposta #3 Online: Abril 07, 2006, 23:15:55 »
Na minha opinião, Kiokushin só é karatê no nome pois é uma luta completamente diferente da nossa. Estaria mais no grupo do boxe tailandês e portanto não considero como sendo karatê (sem qualquer intenção de ofender ninguém).

marascas

  • Visitante
Kyokushin x Shotokan/etc
« Resposta #4 Online: Abril 08, 2006, 10:21:55 »
Pois é amigos, seguindo o mesmo raciocínio, o BOX também passa a ser algo irreal, pois se utilizam luvas enormes o que leva uma luta para mais de 10 rouds, coisa que poderia ser decidida com 2 ou 3 socos.

Isso é apenas mais um argumento para explicar que as lutas por pontos no Karate têm algumas peculiaridades assim como várias outras modalidades, mas que simplesmente o fato de contar "ponto" ao invés de "nocaute" não a caracteriza como sendo inferior, pois tem muitas outras coisas envolvidas...

Offline mportela

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 12
  • Votos: +0/-0
Kyokushin x Shotokan/etc
« Resposta #5 Online: Abril 08, 2006, 15:10:26 »
Talvez a resposta caminhe por outra direção. A questão talvez seja "foco", ou seja, o que cada estilo valoriza?

Sem defender estilos pois pratico as duas formas, diria que sim, considero o kyokushin um estilo de karate moderno e o qual possui treinamento vigoroso e isso está presente no treinamento, nos exames e na atitude durante as aulas.

Muitos dos praticantes sérios praticam com dedicação e muitos são atletas profissionais. O mesmo acontece com os praticantes dos estilos mais tradicionais.

Diria que Mas Oyama deixou um legado que contribui com o Karate de forma ampla, assim como todos os estilos que dele derivaram.
Não vamos nos esquecer que ele foi um dos alunos do Funakoshi.

A questão do estilo do kumite, talvez um dos pontos diferenciais do estilo, deve ser considerado como um dos pontos que devemos considerar como uma questão de cada praticante deve ter a opotunidade de escolher qual o estilo(s) que mais combinam com a sua percepção de caminho.

Concluindo, creio que no final das contas, todos os estilos se equivalem em algum momento (principalmente a partir do shodan) desde que os praticantes treinem de forma séria e definitivamente não existe estilo melhor (como uma verdade universal).

Sinceramente , acredito que deveriamos pensar mais em treinar e contribuir em construir um conceito em torno do karate (karate é karate!), do que nos preocupar tanto o mai do kumite ou se é goju, shorin, shotohan ou outro estilo desde que seus fundadores e praticantes sejam sérios e pensar como um caminho e não apenas esporte, e não esquecer o próprio karate derivou de outras artes marciais (sendo que no próprios estilos de base derivaram outros...).

O kyokushin, assim como os demais estilos sérios merecem os meus sinceros respeitos, não pelo marketing, mas pela atitude.

Oss
arcello Portela
Ichi Nichi Issho

Offline Yano

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 320
  • Votos: +0/-0
    • http://
Kyokushin x Shotokan/etc
« Resposta #6 Online: Abril 08, 2006, 22:03:09 »
Teimoso Marascas,

Nessa eu concordo com vc.

Abraços,

...
lt;div>Yano - Olhos de Tigre</div>

Offline fran

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 409
  • Votos: +0/-0
Kyokushin x Shotokan/etc
« Resposta #7 Online: Abril 10, 2006, 09:42:44 »
Que bom...
Fico contente que a minha provocação serviu para gerar essa discussão em alto nível.
Podemos até criticar qualquer coisa ou até qualquer um , desde que estejamos pautados em um conhecimento mínimo do assunto e um respeito máximo aos outros.
Brincar é bom, xingar até de vez em quando.
Acho que nunca disse isso aqui mas eu me dou o direito de brincar com os amigos do Shotokan porque já fiz parte dessa família, só não dei sequência porque treinei em uma acadêmia pequena e acabou falindo e justamente na época que estava deixando de ser garoto e precisei trabalhar mais e estudar mais...
Mas acho que meu destino era mesmo acabar treinando Kyokushin, cheguei a participar de algumas competições na capital e pelo interior, geralmente eu era desclassificado por não conseguir marcar pontinhos e quase arrancar a cabeça dos adversários.

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
Kyokushin x Shotokan/etc
« Resposta #8 Online: Abril 10, 2006, 10:35:19 »
Fran,

Onde fica o dojo que  vc treina ???

manda o endereço ai .


OSS

Offline pmax

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 300
  • Votos: +0/-0
Kyokushin x Shotokan/etc
« Resposta #9 Online: Abril 10, 2006, 10:52:16 »
Neste sábado eu assisti na FX (TV a Cabo) o K1 e um Brasileiro da Kiokushin lutou, representou muito bem o Karate Brasileiro.
Assisti também um Holandês que nocauteou seu adversário com um lindo Ushiro-Mawhashi, um dos mais belos golpes que já assisti.
Um detalhe sou do Shotokan mas todos os golpes que o lutador brasileiro executou, também faço, se eu fizer uma preparação específica, com a minha técnica de shotokan também sou capaz de lutar no K1.
Concluindo não interessa o estilo e sim o lutador. Eu considero todos os estilos abaixo Karate (Tiveram a mesma origem.

Karate shotokan, goju, wado,shito,shorin, kiokushin,taekendo,kungfu,box-tai, etc ...

Offline fran

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 409
  • Votos: +0/-0
Kyokushin x Shotokan/etc
« Resposta #10 Online: Abril 10, 2006, 11:07:55 »
Pra quê samurai?
Não estou afirmando que vá dizer uma bobagem dessas, provavelmente não é isso.
Mas não venha com a conversa de que porque eu brinquei você vai no meu Dojo e vai me desafiar e vai me quebrar todinho e vai quebrar a cara de meus amigos também e se meus professores intervierem você vai quebrar eles também...e já que está quebrando todo mundo vai quebrar a acadêmia também...
Estou exagerando porque nem quero iniciar uma conversa boba dessa.
Eu já fui convidado a participar dos terinos especiais dos amigos aqui do forum e assim que eu me achar em condições aceitarei com muita honra e farei o possível para ser um visitante a altura dos que me convidaram.
Agora o dia que eu convidar alguem a ir no meu Dojo (alias eu sou apenas aluno) espero que a recíproca seja a mesma e sei que com a maioria será.
Não precisa ser no Dojo onde eu treino mas em qualquer Dojo que eu estiver presente e alguem não se comportar devidamente ou tentar agredir algume, não importa de qual arte marcial seja ou se nem for relacionado a alguma arte marcial, primeiramente será advertido e se continuar insistindo em ser desagradável será convidado a se retirar e se não aceitar o convite será induzido a isso e se o cidadão cometer algum fato tipificado no Código Penal Brasileiro será preso em flagrante delito.
Espero resolver de vez qualquer eventual ameaça que queiram me fazer.
Mas não vai ser necessário, como já me convidaram e quando eu tiver a satisfação de poder comparecer, os amigos verão que eu sou uma pessoa do bem.

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
Kyokushin x Shotokan/etc
« Resposta #11 Online: Abril 10, 2006, 11:22:06 »
HAHAHAHA

que isso fran, eu sou um estudioso das artes marciais, ja estive em varios dojos e nunca souberam que eu treinava, como ja estive na kyokushin da penha, no dojo do Ademir Costa, é só pra um dia conhecer mesmo e não julgar sem base.

Apropósito vc não respondeu a MP que te mandei


OSS

Offline fran

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 409
  • Votos: +0/-0
Kyokushin x Shotokan/etc
« Resposta #12 Online: Abril 10, 2006, 11:43:10 »
Ah tá Samurai,
É que tem gente aqui que é valente demais...
Por isso já tentei ser mais claro...logo na primeira vez que coloquei minha opinião aqui já tinha gente querendo debater treinando, e treino é treino, kumite é kumite, e conversa é conversa..parece obvio mas não custa lembrar
Respondi sim...mas aproveitando se me lembro a pergunta, não me recordo da pessoa mencionada, entre 1991 e 1994 se a pessoa esteve lá nesse período não tive contato.
Tento não deixar perguntas sem respostas, já que pediu o endereço é:
Avenida Liberdade, 1086 - 1º - Centro - São Paulo - SP.
Meus horários não são muito confiáveis, por isso não me comprometo a marcar uma conversa particular, mas se resolver fazer seus estudos no Dojo, afirmo com plena certeza que será muito bem recebido.

Offline fran

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 409
  • Votos: +0/-0
Kyokushin x Shotokan/etc
« Resposta #13 Online: Abril 10, 2006, 11:52:49 »
A proposito amigo Samurai.
Se esteve no Dojo Penha e conversou com Sensei Susete, Ben Hur ou Eduardo Tanaka...são pessoas da mais apurada educação e dedicação total ao Kyokushin, pode não gostar do treino, do estilo ou não gostar de nada...mas eu conheço as pessoas e afirmo que são excelentes.
Ademir da Costa, o Katsumoto já me falou sobre ele, mas ainda não o conheço, foi um excelente atleta do Kyokushin mas não faz mais parte, as vezes que ouvi algum comentário foi sempre elogioso e com respeito.

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
Kyokushin x Shotokan/etc
« Resposta #14 Online: Abril 10, 2006, 12:00:34 »
Na Penha assisti aulas da Susete e do Ben Hur. Conversei algumas vezes com o Ben Hur mais nunca me identifiquei como praticante apenas interessado. Já a Susete percebeu e uma vez veio perguntar pra mim

Já o Soldado Ramos (cegonha) que falei pra vc era meu Pai (falecido) e trabalhava normalmente na viatura do Cap. Conte Lopes.


OSS