Autor Tópico: É possível viver de Karate???  (Lida 9977 vezes)

Offline Kadosaki

• Full Member
  • Votos: +0/-0
    • http://
É possível viver de Karate???
« Resposta #15 Online: Abril 09, 2007, 21:23:03 »
Há outros inúmeros desatrativos não citados pelo Gustavo, mas há parcela de culpa muito significativa dos professores também, inclusive senseis japoneses, que achavam que teriam 300 alunos pro resto da vida e  foram pegos de surpresa com a queda de alunos muito brusca nos últimos tempos.

O produto " bom Karate" continua existindo...

Offline Mad_Dog

• Jr. Member
  • **
« Resposta #16 Online: Abril 10, 2007, 11:41:23 »
Galera... quer saber de uma coisa...

Pq quero dar aulas?

Primeiro:  Para aprimorar MEU KARATE pois ensinar faz com que aprendamos cada vez mais!

Segundo: Ensinar a alguem algo q me faz bem e como consequencia fazer bem a alguem mesmo se seja apenas 1 alguem quero poder fazer o bem a este alguem! Sendo assim se o karate me faz bem e me faz ser uma boa pessoa se eu ajudar uma outra pessoa... apenas uma.. a ser uma boa pessoa na vida entao estarei pago!

Viver de karate nao da! Os machidas por exemplo, a academia deles aqui tem de tudo cara, musculacao, ginasticas de todos os tipos, aikido, jiu, bale, tudo cara... vc nao pode querer viver de karate pq o karate nao é pra qualquer um. O fato é q Jiu qualquer 1 aprende em 4 meses e esta competindo... Karate nao... karate é mais do que uma luta, é muito mais do que isso! Karate é estilo de vida, karate é dedicação, karate é sofrimento e alegrias ao ver que vc passou por mais um desafio de aprendizagem.

Se vc é dono de uma academia de karate va pensando em ter mais modalidades e tenha teu karate para VC e aqueles q conseguem... entendam bem... CONSEGUEM ver oq o KARATE pode trazer a eles...

Aqueles q nao conseguem ver... mesmo q a distancia... estes nem mesmo eu quero como meus alunos... q vao lutar jiu e vale tudo!

Se eu pensar assim jamais me preocuparei com a quantidade de alunos que terei e sim com qualidade deles...

Acho q a imagem do karate para a midia e o resto ja se estragou... e o resolver isso vai ser muito dificil e penoso... entao complicado ficará tentar viver de karate...

OSS amigos
arate baseado na Humildade, Mentes Focadas na Paz, Defender-se com FORÇA, Impulsionados pela Perseverança! Tigres do Norte - OSS

Offline RicardoCosta

• Moderator
  • Hero Member
  • Votos: +2/-1
« Resposta #17 Online: Abril 10, 2007, 14:16:46 »
Esse tópico é muito interessante, pois se você ler tudo com muita atenção verá que as colocações se aplicam a vários seguimentos profissionais da vida e por que não dizer a própria vida. Todas as vezes que temos que fazer coisas motivadas pelo dinheiro nos corrompemos. Esse é o problema, um cara muito tempo atrás já havia dito que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Olhe ao redor e verá que é exatamente isso. Por amor ao dinheiro a vida se corrompe. E com ela o Karatê.
Oss
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline Mad_Dog

• Jr. Member
  • **
« Resposta #18 Online: Abril 10, 2007, 16:58:12 »
OSS ricardo é issu mesmo q é...

Poucas palavras mas no X da questaum!

OSS
arate baseado na Humildade, Mentes Focadas na Paz, Defender-se com FORÇA, Impulsionados pela Perseverança! Tigres do Norte - OSS

Offline Bodhidarma

• Jr. Member
  • **
    • A Mente de Bodhidarma
« Resposta #19 Online: Abril 11, 2007, 19:14:12 »
Muito interessantes as colocações e opiniões de todos e eu novamente agradeço por responderem ao tópico. Realmente parece se confirmar a impossibilidade de se viver de Karate no Brasil e quando digo "viver" me refiro sim à sustentar uma vida simples, nada de extremos tanto para o luxo quanto para a necessidade. Claro que isto é bastante subjetivo...
Fica no ar outra questão interessante mas que foge ao Karate de certa forma: quanto seria esse valor?

Esta situação de inviabilidade é uma pena, pois esta falta de perspectiva à longo prazo diminui (a meu ver) inclusive a procura já que hoje o aspecto financeiro parece ser fundamental até mesmo para aqueles que estão iniciando uma prática qualquer.  

Discordo respeitosamente da afirmação do Sr. RicardoCosta de que: "Todas as vezes que temos que fazer coisas motivadas pelo dinheiro nos corrompemos."

Isto é uma generalização. Você pode por exemplo aceitar um trabalho exclusivamente pelo salário, deixando de lado gostos pessoais por exemplo e não corromper-se no exercício de suas funções. Acredito que a ganância excessiva possa levar à corrupção mas isto nâo é "culpa" do dinheiro ou do capitalismo de uma forma geral.  

Visto isso, uma outra questão que surgiu e que me deixou um pouco curioso foi: é mais simples viver do Karate em uma cidade grande ou em cidade pequena?

O sr. Molina coloca os seguintes termos: "e acredito que até seja possivel desde que em uma cidade grande e o Mestre dê palestras e cursos fora de sua cidade, senão fica muito dificil..."

Eu moro no Rio e tenho a impressão exatamente contrária; de que talvez seja mais fácil conseguir sucesso em uma cidade pequena, talvez pela falta de outras modalidades e opções de lazer, talvez pelo custo de vida ser mais baixo. Qual a opinião de vocês?

Offline Molina

• Newbie
  • *
« Resposta #20 Online: Abril 11, 2007, 21:55:20 »
Caro Bodhidarma
Eu morei em cidades de 300.000; 200.000; 35.000 e 15.000 habitantes e posso afirmar com certeza, quanto menor, mais dificil se manter com aulas de  artes marciais, apesar do custo de vida ser menor nas cidades nemores, mas as pessoas interessadas são em número bem menor, aliado que em cidades menores  as pessoas vivem da agricultura, que vive em crise, assim as mensalidades tb são menores...

Offline K_1

• Sr. Member
Re: É possível viver de Karate???
« Resposta #21 Online: Maio 16, 2007, 17:42:34 »
C vc for competente,preparado,emprendedor,eximio no q faz e acreditar no teus sonhos o suficiente para tranforma-los em objetivos comcretos ,vc consegue qualqer coisa amigo.
dore a Deus, tenha compaixão pelos humildes, submeta os seus adversários.

OSS.

Offline Arno

• Newbie
  • *
« Resposta #22 Online: Maio 16, 2007, 18:10:12 »
Sou faixa roxa, comecei a treinar à cinco anos atrás, pouco tempo de estrada...
Já me passou várias vezes pela cabeça, daqui a alguns anos dedicar-me exclusivamente ao karatê, porém vendo a situação dos meus dois senseis (treino em duas cidades) e lendo relatos de gente com anos de experiência aqui, sinto-me desestimulado a fazer isso.
Hoje em dia me contentaria em daqui a alguns anos ensinar no meu tempo livre, nem que fosse de graça, pra pessoas interessadas...
E o que várias pessoas falaram aqui é real: não se sabe o que é karatê sem realmente treinar. Já vi gente rindo da gente quando fazíamos demonstração de kata. Essas mesmas pessoas que aplaudiam na hora do bunkai ou embu. Não conseguiam ligar uma coisa a outra.
Acabei desviando um pouco do assunto, contando minhas amarguras quanto a isso. Mas me dá uma $%&! tristeza ver o karatê-do que me ajudou em vários aspectos da vida ser não ser compreendido e seus professores valorizados.

Oss.

Offline Antonio Pêcego

• Hero Member
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
« Resposta #23 Online: Junho 21, 2007, 08:39:00 »
Prezados,

Fica difícil acrescentar alguma coisa depois de tantos desabafos procedentes dos colegas, mas tomamos a liberdade de expressar alguns pontos, alguns em resposta à indagações:

1) vivi 32 anos no RJ, 8 anos em Bhte/MG e o restante pelo interior de Minas Gerais (quatro municípios diversos), Estado que estou há 17 anos, variando a população das cidades entre 26.000 habitantes e milhões de habitantes, sendo que atualmente moro, trabalho e treino em uma cidade de cerca de 120.000 habitantes e, afirmo, o Sensei da Escola em que treino (4º Dan - Árbitro "A" da CBK e Árbitro Intercontinental) vive exclusivamente do Karate, mas vive em dificuldades financeiras, fazendo das tripas coração para continuar vivendo modestamente, faz da arte um sacerdócio;

2) na década de 70 o karate era recente no Brasil, sendo praticada uma verdadeira arte marcial com seus adeptos seguindo rigorosamente o budô, mas com o tempo, com a dinâmica da vida e sua evolução natural, os valores foram se alterando e assim também a visão filosófica do karate.  Na época acima, o faixa verde era visto como um samurai porque era a faixa intermediária na ascendente e era bom mesmo, depois a coisa se tornou tão comercial que hoje em dia temos faixas marrons e pretas que são uma vergonha, basta só ver o nível dos karatecas, generalizando, que se apresentam para fazer exame para preta em algumas federações;

3) lembro-me que comecei a dar aulas particulares na minha casa no RJ quando ainda era faixa roxa na década de 70, sendo que depois que peguei a faixa preta em 1985 já era Professor de Educação Física e continuei a dar aulas, conjuntamente com aulas de musculação em Academias, porque só do Karate não dava para sobreviver neste nosso mundo mundano;

3) não há como negar, vivemos num mundo competitivo, tudo é competição, até mesmo pela simples sobrevivência.  Há, como conheço, aqueles Professores de Karate que passaram a encarar o karate, a sua Academia como uma empresa comercial, incluíndo outras modalidades de arte marcial e de atividades esportivas, e consequem viver bem, financeiramente falando, do contrário, se for viver tão-somente de dar aulas de karate, ainda por cima não se adaptar ao karate esportivo, mas mantendo-se a base do tradicional, dificilmente consiguirá sobreviver financeiramente dessa nobre arte, simplesmente porque vivemos num mundo em que a palavra de ordem é "consumo".

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Lezon

• Visitante
« Resposta #24 Online: Junho 21, 2007, 10:16:26 »
Meus caros!

Viver do Karate é uma pura UTOPIA!!! Estamos em 2007 e não em 1965 ou 70. Como disse o A.Pêcego, estamos vivendo numa sociedade de consumo, em que a competição está em tudo, inclusivé na subrevivência. Os valores éticos e morais também foram totalmente esquecidos muito e simplesmente...

A concorrência ainda por cima é desleal, pois qualquer um faz o que quer, instala-se numa academia ou abre um Dojo, dizendo que é isto e aquilo, arrastando com a sua publicidade eganosa os ignorantes, acabando mesmo por ter ainda mais alunos consigo do que aqueles que são sérios, honestos e acima de tudo competentes no que fazem, e assim se anda...

De repente surge na nossa zona um qualquer campeão de uma luta qualquer ou de jogar o botão, e pronto, lá está ele instalado como quer e deseja e ninguém com poderes institucionais o aborda no sentido de lhe pedir explicações, do tipo quem é, que curso tem, que credenciais tem, que autorzação tem, etc.etc, etc...

Meus amigos, tudo isto adicionado à desordem total do Karate no que respeita à sua tutela, (desculpem este meu desabafo), origina ainda mais fraquezas na modalidade, quer ela seja tradicional ou esportista.

Hoje meus amigos, aquela visão que aprendemos a ter do Karate não é mais interiorizada no praticante actual. Eu tive um Dojo em que todos os dias treinavam cerca de 60/70 alunos, isto em Portugal. À medida que os anos iam passando, eu me adaptava à circunstâncias da vida o que quer dizer à concorrência, à legal que entretanto ia crescendo, e à desleal que também ia surgindo. Estes, à custa de um enorme esforço dos que estavam legais, começaram a debandar e a perder seus adeptos. Hoje há lei para poder dar aulas e ter uma academia aberta ou um Dojo. Entretanto, o Karate esportivo cresce cada vez mais, lá tivemos que fazer as nossas adaptações para poder viver e conviver com a situação. Mas meus amigos, mentalizem-se que os tempos agora são outros, e os jovens que vão para o Karate só pensam ganhar taças e medalhas, mas com a agravante de quererem ganhar sem grande esforço.
E meus caros, se fossemos a dar aquele tipo de treino igual ou parecido com aquele a que nós fomos submetidos, então os Dojos ficavam completamente às moscas!

Viver do Karate só em sonho!!!
Hai!!!
Lezon

Offline Gustavo-RJ

• Global Moderator
  • Hero Member
  • Votos: +5/-2
« Resposta #25 Online: Junho 21, 2007, 11:06:16 »
E o pior de tudo é que dá pra viver de Jiu Jitsu.

Eu tenho certeza que se aparecesse um maluco e desafiasse uns JJKas famosos e vencesse (quanta condicional meu Deus), a academia dele lotaria.

O que o povo quer é eficiencia. Esse papo de filosofia não sensibiliza ninguem, pra falar a verdade nem a mim.

Porque eu saio do Rio e vou a SP na Mushin ou vou a Ribeirão treinar com o Roberto? Simples porque lá o treino é bom, quase igual aos do Takeuchi ou do Enoeda. Rs. Alias em nenhum desses 4 recitei o Dojo Kun, será coincidencia?

Me perguntarão: Pq vc não larga o karate e vai pro JJ?
Respondo: Por causa dos amigos que fiz.
« ltima modificao: Junho 21, 2007, 11:28:28 por Gustavo-RJ »
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Antonio Pêcego

• Hero Member
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
« Resposta #26 Online: Junho 21, 2007, 11:57:29 »
Caro Gustavo,

Parece-me que somos conterrâneos, por isso lhe pergunto quem é ou foi o seu Professor ou Mestre, uma vez que o meu berço no karate foi todo no RJ (FKERJ) e só agora estou me filiando à FMK e à CBK.

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline Gustavo-RJ

• Global Moderator
  • Hero Member
  • Votos: +5/-2
« Resposta #27 Online: Junho 21, 2007, 12:12:23 »
Fala Pêcego,

Bom comecei na UGF em 78 treinando com o Paulo Góes, 2 meses depois fui pro Takeuchi, aonde treinei até ele voltar pro Japão. Depois disso continuei treinando com o Fernando Athayde, melhor aluno do Takeuchi.

Participei de alguns campeonatos nessa epoca e a melhor colocação foi 4o lugar em kata e kumite no campeonato de roxa de 81. Tinham mais de 100 atletas em kumite, ô tempo bom. Perdi na semi pro cara que ganhou e não deu pra disputar o 3o, na nossa epoca era assim, machucava mesmo.

Dois anos atras sofri um acidente de moto que me fez parar de treinar. Hoje treino esporadicamente com o pessoal do forum, aonde fiz bons amigos.

Fiz alguns treinos com o Tanaka, Ronaldão e Fernando Soares.

Não concordo com os rumos que o karate tomou, principalmente qd vejo Bundões Notorios do nosso tempo serem autoridades hoje em dia. Tem gente ai que nunca ganhou nada e hoje é 25oDan.

Abraço, conta ai de vc.
« ltima modificao: Junho 21, 2007, 12:15:28 por Gustavo-RJ »
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Lezon

• Visitante
« Resposta #28 Online: Junho 21, 2007, 17:13:58 »
Amigos do Fórum,

Na generalidade, a grande maioria participante neste fórum acaba quase sempre por se desviar ao tópico, inclusívé eu próprio, por uma questão de arratamento...

Eu tenho-o feito sim, por uma questão não deixar de responder ao que é dito pelos comentadores que me antecedem, mas não deixo nunca de falar ao tópico que se apresenta.

Verifico que, normalmente, qualquer que seja o tópico, a conversa vai quase sempre desaguar no mar das lamenações, onde cada um exterioriza o que pensa e o que sente, até aí tudo bem, mas depois se torna repetitivo e até chato,por vezes...

Digo isto porque se acaba muito por ser desviante e se vai cair naquela de " o tradicional é que é bom" o " esportivo é pra gays" ou é o "Karate dos pula pula" e agora fazem um Karate "desvirtuado", o tradicional é o "melhor", os meninos da competição não sabem dar um "tsuki", são uns não me "toques" etc,etc,etc...

Tudo isto é como estar a chover mesmo no molhado, ou não acham? Estou eu agora com esta conversa toda para quê? Porque para além de ser uma constatação, eu me penitencio porque também participei muitas vezes na mesma lenga lenga em Portugal...isto se passou lá, em Espanha e em França,que eu saiba. O sentido das coisas não o devemos perder nunca, mas o que devemos é mudar a forma e o caminho a trilhar para que ele seja credibilizado por toda a sociedade.

Criticar, como muito bem sabem é facílimo. Agora dar os passos precisos para melhorar aquilo que criticamos, aí as coisas já mudam de figura...

Meus amigos, eu gostaria de ver este fórum muito mais participativo e aproveitado  para comentar sim temas diversificados, tais como metodologias de treino, dar a  conhecer os proprios estilos de Karate,etc, mas também tentar criar-se uma corrente de forças que possa dar alicerces para a construção de uma organização que aglotine todo  Karate e que o credebilize perante tudo e todos. Serei sonhador? Acho que não, porque isto aconteceu em Portugal, em Espanha e em França.

Os países que falei são democráticos. As pessoas são livres de formar esta ou aquela federação, só que há uma grande diferença: Todos sabem à partida que não terão qualquer tipo de apoios governamentais, nem reconhecimento de nada que possam fazer. Ora, assim sendo, quem é que se mete a criar seja o que for?

A federação que tem o reconhecimento estatal, é que promove os cursos sejam ele quais forem, e são reconhecidos pelo estado, e os pais dos alunos se preocupam agora em colocar os seus filhos nas Academias ou Dojos que estão federados na federação que tem a utilidade pública, pois alguns deles podem vir a usufruir do estatuto de alta competição para poder entrar na universidade ou no mercado de trabalho.

Bom, desculpem porque já me alonguei demasiado...eu não queria fugir ao tópico, mas tive que o fazer por uma questão de alertar as coisas a todos vós. Façamos um esforço para se ir falando mais em organizar o Karate que no Brasil está de facto muito "anarquizado".

Eu gostaria muito de contribuir um pouco com o que posso e sei para ver as coisas muito melhor.

Hai!!!
Lezon

Neto110

• Visitante
« Resposta #29 Online: Junho 21, 2007, 18:01:35 »
Lezon esta sua fala:

Os países que falei são democráticos. As pessoas são livres de formar esta ou aquela federação, só que há uma grande diferença: Todos sabem à partida que não terão qualquer tipo de apoios governamentais, nem reconhecimento de nada que possam fazer. Ora, assim sendo, quem é que se mete a criar seja o que for?

Me preocupa muito este tipo de fala. O nosso país é dominado por uma praga difícil de ser combatida que é a corrupção. Os corruptos todos se apoiam e rapidamente esta "federação" oficial cairia nas garras dests cartolas e veríamos as verbas do esporte dreenadas para algum projeto obscuro que seria objeto de alguma CPI que naõ constararia nada a não ser que mais dinheiro poúblico foi dragado para o limbo...

A nossa legislação foi feita pensando no esporte que movimenta mais dinheiro que é o futebol profissional, e ali, os cartolas corruptos são muito poderosos e motivaram uma reação legal que partiu de atletas (daí o nome lei pelé, lei Zico) que conheceram a sofreram na pele a ingerência no esporte que praticavam.

Nossa lei é muito boa: ela só incomoda os corruptos e os que acreditam na boa vontade deles.

Nunca vi nenhuma campanha em larga escala levada a efeito para erguer o nome do carate. O que se arrrecada com Karate sõ é gasto com poucos, geralmente gerentes de sistema, treinadores e raros atletas de ponta, na lógica do esporte de rendimento.

A CBK usou uma interpretação pessoal dela de um documento pré histórico que tinha para mentir para as pessoas que era a única reconhecida pelo MEC... tolos os que acreditaram que o documento significava o que eles falavam que significava.

Depois, esta mesma CBK atacou as demais de naõ serem olímpicas até receber uma cacetada da realidade "olímpica" (vários escândalos mostrando o motivo do TKD ser olímpico, por exemplo e a lógica de mercado que o olimpismo adota atraindo a ira e o repúdio de vários fisólofos e educadores muito comprometidos. Apoiando-os só os patrocinadores e os apresentadores, nenhum intelectual.

A última é falar karate oficial... só não explica porque naõ investe em divulgação do esporte. Esporte de base.

Eu sou contra esta idéia sua. Em meu estados somos mais que 10 federações, e a mais organizada e séria tem mais apoio governamental. As outras são boas, têm suas virtudes mas naõ tem e pronto.

Mas o apoio do governo é voltado para quem cumpre as determinações dele e naõ para uma organização eleita que pode ser tomada de assalto e ter seu estatuto alterado (como o da CBK foi) para que o presidente nunca mais mude (como ocorre na CBK).