Autor Tópico: TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)  (Lida 13996 vezes)

A. HIGINO

  • Visitante
TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Online: Agosto 14, 2010, 20:29:42 »
OSS, Camaradas Karatê-Dôkas...


Em nosso DôJô aos sábados nós temos o treinamento dos graduados, onde qualquer Karatêka de qualquer entidade pode participar, nesse treinamento nós praticamos o Triplo Kumitê (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA).
Nós estipulamos um tempo de 30 minutos ininterrupto de luta.
Se estivermos em 06 cada um lutará 05 vezes seguida, e cada luta durará 15 segundos, somando cada bateria 01m15s de luta. Terminando as lutas de um o outro assume imediatamente e faz a sua bateria de lutas e assim repetimos isso sucessivamente durante 30 minutos.
A escolha do tipo de combate é individual.
Se ambos entram calados para o combate subtende-se que será Jyiu-Kumitê.
Se um escolher o Shobu-Ippon-Kumitê e o outro optar pela Sombra o modelo de luta de menos contato sempre terá preferência sobre o de maior contato.
Essa forma de Combate é muito dinâmica, e não dá para descansar. Caso alguém canse, ele simplesmente assume a posição em Shizen-Tai e aguarda o seu tempo terminar. Recupera-se e continua a lutar.
OBS:
O Shobu-Ippon-Kumitê não tem paradas. Quando você atinge o outro você se afasta e continua a combater até terminar o seu tempo. O que é importante salientar é que os contendores devem ter consciência em não continuar atacando após ser atingido por um golpe eficiente.
..............

É muito gratificante superar o nosso limite da exaustão e mesmo assim continuar lutando bem e lutando forte.
..................

Saudações!


OSS...
« ltima modificao: Agosto 14, 2010, 20:47:26 por A. HIGINO »

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #1 Online: Agosto 15, 2010, 11:36:22 »
Muito interessante Higino, quando estiver em sua cidade, o visitarei certamente.... de preferencia aos sábados, para assistir seu treino.

A. HIGINO

  • Visitante
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #2 Online: Maro 19, 2011, 21:04:00 »
OSS...

Jyiu-Kumitê feito por meus alunos (Deshi):




Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #3 Online: Maro 20, 2011, 01:23:40 »
Muito bom, parabéns.

Offline Igatasu

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 72
  • Votos: +0/-0
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #4 Online: Maro 20, 2011, 06:37:37 »
Que lutinha heim, parece Kyukushin sem golpes na cara. Além disso golpinhos fraquinhos e lentidão é o carro chefe...ainda falam mal do karate desportivo, esses dai em uma luta real com um desportista levariam tanta pancada que não saberiam nem de onde viriam os golpes.

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #5 Online: Maro 20, 2011, 06:54:38 »
Osss

acho que não ia ser tão facíl assim não....

podiam até tomar uns ptos,mas o que acertassem ia dar chão...

tá na cara,que eles foram muito bem controlados.....não houve exageros e desperdícios....

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

A. HIGINO

  • Visitante
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #6 Online: Maro 20, 2011, 09:28:15 »
OSS, Igatasu...

É como o Camarada Yama disse você pode até acertar, mas nada te garante após isso continuar de pé.

O que seria velocidade?
Estar a Pular-Pular?!

Não confunda Shiai com Jyiu!

Garanto-te que após o teu 1º golpe desferido tu não terias tantas outras oportunidades para dar tantas pancadas quanto tu alegas.

Esse seu comentário de que em uma luta real contra um desportista vocês dariam tantas pancadas que não saberíamos de onde viriam esses golpes, já ouvi isso “inúmeras” vezes.
Óbvio, na hora da luta a verdade foi bem diferente!
Mas vocês continuam a querer se enganar insistindo nessa falácia.
Fazer o que?!
Cada um acredita no que quer e diz o que quiser!

................................


OSS, Camarada Yama...

Certíssima a sua observação:
Foi determinado nesse Jyiu-Kumitê:
1- Não socar o rosto;
2- Lutar a meia força;
3- Cada investida ter no máximo de 03 ataques.


Saudações!

julianoferreira

  • Visitante
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #7 Online: Maro 21, 2011, 08:31:50 »
Eu acho que cada um cumpre seu papel.
Tenta ficar pulando, depois de levar um golpe desses. Não dá...
Eu acho que um desportista pode sim aproveitar as fintas e a mobilidade, mas em Jyiu não dá para ficar saltando, pq precisa economizar energia para aguentar os golpes.

Curti o vídeo, principalmente o trabalho de perna deles. Sem frescuras, sem firula.

Higino, gostei tb da dinâmica que vocês aplicam. De não parar até acabar seu tempo etc... vou ver se faço essa sugestão ao meu sensei, acredito que ele vai gostar.

Oss!

A. HIGINO

  • Visitante
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #8 Online: Maro 21, 2011, 22:53:26 »
OSS, Camarada julianoferreira...

Fiquei intrigado com o seu comentário sobre Jyiu-Kumite quando você disse: “vou ver se faço essa sugestão ao meu Sensei, acredito que ele vai gostar.”

O seu Jyiu-Kumitê é diferente dessa forma de luta postada por mim?!
Pergunto isso a você, mas gostaria de saber se essa forma de luta diverge também da prática feita por outros Karatê-Dôkas, por isso estando aos demais a mesma pergunta.


Saudações!

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Votos: +0/-0
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #9 Online: Maro 22, 2011, 07:51:12 »
Citação de: A. HIGINO
OSS, Camarada julianoferreira...

Fiquei intrigado com o seu comentário sobre Jyiu-Kumite quando você disse: “vou ver se faço essa sugestão ao meu Sensei, acredito que ele vai gostar.”

O seu Jyiu-Kumitê é diferente dessa forma de luta postada por mim?!
Pergunto isso a você, mas gostaria de saber se essa forma de luta diverge também da prática feita por outros Karatê-Dôkas, por isso estando aos demais a mesma pergunta.

Seu video é um dos melhores exemplos de karatê Shotokan que eu já vi. Fora este, que eu lembre, foi um do Ricardo (acho que era este o nome) D'Elia em uma competição; aliás acredito ter sido postado por você mesmo.

Parabéns pelo execelente trabalho!

OSS!

julianoferreira

  • Visitante
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #10 Online: Maro 22, 2011, 08:06:56 »
Oss!

Sensei Higino,

na verdade não. Acontece que nós trabalhamos com muitas crianças, nossa associação tem caráter de trabalho social, e atuamos de forma a inserir crianças de comunidades carentes na sociedade através do Karate esportivo. Temos turmas de adultos graduados, e esses praticam Jyiu Kumite, porém quando se trata de crianças, optamos por Shiai Kumite.

O que me refiria a sugerir ao meu sensei é exatamente essa dinâmica que você citou:

"Se estivermos em 06 cada um lutará 05 vezes seguida, e cada luta durará 15 segundos, somando cada bateria 01m15s de luta. Terminando as lutas de um o outro assume imediatamente e faz a sua bateria de lutas e assim repetimos isso sucessivamente durante 30 minutos.
A escolha do tipo de combate é individual.
Se ambos entram calados para o combate subtende-se que será Jyiu-Kumitê.
Se um escolher o Shobu-Ippon-Kumitê e o outro optar pela Sombra o modelo de luta de menos contato sempre terá preferência sobre o de maior contato.
Essa forma de Combate é muito dinâmica, e não dá para descansar. Caso alguém canse, ele simplesmente assume a posição em Shizen-Tai e aguarda o seu tempo terminar. Recupera-se e continua a lutar."

Acredito que possa ser bem aproveitada pelos nossos graduados, e com relação às crianças, podemos fazer algumas adaptações para trabalharmos o condicionamento físico.

Oss!

rapha.m.g

  • Visitante
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #11 Online: Maro 22, 2011, 12:08:48 »
gostei bastante... e sem um pulinho sequer... :D

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #12 Online: Maro 22, 2011, 16:49:43 »
Amigos,

Eu sempre digo isso, o cara me acertar por ser rápido não é certeza, pois eu não vou ficar inerte na frente dele. Agora se ele entrar com kisame-guiako como eles fazem normalmente, e eu contragolpear pra valer, te garanto que ele não vai ter condições de continuar a luta...

Amigos, karatê de competição nem bonito é... (minha visão tá)

Não sou super homem, mas confio no que eu faço!!!

Prezado Higino,

Muito bacana sua metodologia de treinamento, meus parabéns...

A. HIGINO

  • Visitante
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #13 Online: Maro 22, 2011, 19:03:22 »
OSS, julianoferreira...

Boa metodologia, subdividir os treinamentos de acordo com cada grupo de treinando, parabéns!

A. HIGINO

  • Visitante
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #14 Online: Maro 22, 2011, 19:04:08 »
OSS, a Todos...

Fico feliz em saber que o “Espírito de Luta” continua vivo nos verdadeiros guerreiros de nossa nobre arte.


OSS...