Autor Tópico: Grandes Personagens da História do Karate-Do  (Lida 64164 vezes)

Offline Troyman

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Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #15 Online: Fevereiro 11, 2008, 17:35:41 »
Arivaldo

Yahara, né?  Valeu...

Saudações   ;D
ACTroyman
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Offline Troyman

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Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #16 Online: Fevereiro 13, 2008, 20:16:46 »
Bem, já que ninguém mais postou sobre o Kusanku, vou dar prosseguimento nos personagens.  Vocês lembram daquela discussão sobre quem usou primeiro o termo Karate-Do com o significado de "mãos vazias"?  Pois é, vou falar sobre Chomo Hanashiro:

     Chomo Hanashiro nasceu em 1869 e ainda bem jovem começou a treinar com o homem que viria a ser considerado o maior de todos os mestres de To-de, Sokon Matsumura (1809–1901), mais conhecido como "Bushi" Matsumura.  Matsumura já era um homem bem idoso e Hanashiro era aluno de um dos estudantes mais experientes de Matsumura, Anko Itosu (1830-1915).  Itosu deu forma ao Karate moderno tanto quanto qualquer outra pessoa  na História e propagou um movimento para trazer o To-de para dentro do sistema educacional de Okinawa por volta da virada do século.  Hanashiro permaneceu com Itosu, e agiu como seu instructor assistente até sua morte em 1915.  Desde o início do século XX, Hanashiro ensinou ginástica em uma escola secundária de Shuri (capital de Okinawa), o que lhe conferiu uma excelente oportunidade de ajudar Itosu na introdução do To-de no sistema educacional.

     Nos anos 1920, Chomo Hanashiro era um dos mais altamente considerados mestres de Karate em Okinawa, isto sendo reconhecido mesmo por outros mestres. Apesar disso, informação a seu respeito é rara em textos de língua estrangeira, e é usualmente fragmentada em referências existentes.

     É difícil falar sobre a vida de Chomo Hanashiro sem se falar também de outro dos mais experientes alunos e assistentes de Itosu, Kentsu Yabu (1863-1937), também originalmente um estudante de Matsumura.  Yabu era provavelmente mais famoso devido a seus muitos embates de desafio, todos sem uma derrota sequer.

     Esses dois compartilharam muitas experiências em comum e tiveram carreiras remarcadamente semelhantes no Karate.  Ambos eram tidos como tendo físicos excepcionais nos registros de exames médicos do exército japonês de 1891.  Eles eram ambos pioneiros na instrução do Karate no sistema escolar na primeira década do século XX, e também ensinaram To-de em escolas militares.  Ambos estavam presentes na famosa reunião dos mestres de Okinawa de 25 de outubro de 1936. Nesta reunião, da qual participaram os maiores mestres de todos os tempos, o nome "Karate-Do" foi oficialmente adotado no lugar de "To-de-Jutsu".  Numa foto dos membros da reunião, publicada em vários manuais técnicos e livros históricos sobre Karate, Yabu e Hanashiro aparecem sentados no centro da primeira fila.

     Uma história interessante que demonstra a associação de Hanashiro com seu colega de dojo Yabu vem de Shoshin Nagamine (1907-1998), fundador do Matsubayashi-Ryu (um ramo bem conhecido do Shorin-Ryu), e autor de "The Essence of Okinawan Karate-do".  Enquanto estudava na Estação Metropolitana de Polícia em Tóquio em 1936, Nagamine encontrou-se com Chomo Hanashiro e Kentsu Yabu que o advertiu que os katas de Karate em Tóquio estavam sendo consideravelmente modificados e que Nagamine deveria manter os katas que ele ensinara a qualquer custo em suas formas originais.  Isto é interessante, já que Nagamine encontrou ambos os mestres na mesma época, 50 anos depois de serem colegas no dojo de Bushi Matsumura.  Obviamente os dois eram muito chegados.

     Hanashiro não foi apenas um pioneiro no sistema educacional, ele foi pioneiro no uso da palavra "Karate" com o significado de "mãos vazias".  Em sua publicação de agosto de 1905, "Karate Shoshu Hen" (AKA "Karate Kumite"), pode-se encontrar pela primeira vez o uso do kanji que se usa atualmente.

     Hanashiro foi um dos primeiros instrutores de uma organização formada no início dos anos 1920 em Okinawa chamada Ryukyu To-de Kenkyukai (Clube de Pesquisas sobre o To-de de Okinawa).  O clube era uma expansão de outra organização formada em 1918 por Miyagi Chojun, um famoso especialista em To-de e fundador do estilo Goju-Ryu.  Originalmente a organização estava destinada a continuar os ensinamentos de Anko Itosu, Kanryo Higaonna e Seisho Aragaki, a última geração de mestres que morreram entre 1915 e 1918, deixando um grande vazio.

     Dentro deste clube, grandes mestres de Okinawa ensinaram To-de em conjunto e trocaram idéias.  Chomo Hanashiro não era o único instrutor, entre outros incluíam-se Chojun Miyagi (o organizador original), Kenwa Mabuni (fundador do estilo Shito Ryu), Choyu Motobu (cujas técnicas formaram eventualmente o Motobu-Ryu, uma arte marcial chamada Te, precursora do Okinawa To-de).  Infelizmente, a Kenkyukai desfez-se no final dos anos 1920, sob excusas dos membros de que seus alunos demandavam muita atenção.  A face do Karate nos dias de hoje seria bem diferente se a Kenkyukai continuasse a existir.

     Chomo Hanashiro teve uns poucos alunos famosos, sendo particularmente digno de nota Shigeru Nakamura (1892/95-1969 do Kenpo de Okinawa), Tomoyoshi Chitose (1898-1984, fundador do Chito-Ryu), Chozo Nakama (1899-1982, do Kobayashi-Ryu), Zenryo Shimabukuro (1904-1969, fundador do Seibukan Shorin-Ryu) e Hiroshi Kinjo (nascido em 1919 e famoso historiador do Karate).

     Acredita-se que Hanashiro recebeu o kata Ryusan de um mercador de chá chinês e praticante de Kun Fu estilo Garça Branca chamado Gokenki. Gokenki trabalhou para a Companhia de Chá Eiko Chako e ensinou o estilo Garça Branca de 1912 até sua morte em 1940. Gokenki foi um membro ocasional da Kenkyukai dos anos 1920, mencionada anteriormente, e associado com muitos grandes mestres de Okinawa durante esses tempo.

     O ano de 1945 foi terrível para o Karate e para Okinawa em geral. Na Batalha de Okinawa, o arquipélago Ryu Kyu foi inevitavelmente bombardeado pela artilharia dos EUA e ocupada pelas tropas americanas e a ilha onde o Karate se originou tornou-se questão de posse entre os EUA e o Japão próximo do final Segunda Guerra Mundial.  As melhores estimativas vindas de Okinawa afirmam que aproximadamente 60.000 civis foram mortos durante os 82 dias da batalha.  No período após a batalha não houve perdão e muitos morreram de fome e doenças, incluindo muitos mestres de Karate e seu alunos. Infelizmente, Chomo Hanashiro foi uma das vítimas desse tempo.


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« ltima modificao: Fevereiro 13, 2008, 20:19:04 por Troyman »
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Offline yama

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Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #17 Online: Fevereiro 13, 2008, 21:52:48 »
Oss  Troyman Sensei

Uma história melhor que a outra.

Sensei pode citar as fontes para sabermos mais.

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

Offline Troyman

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Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #18 Online: Fevereiro 14, 2008, 00:14:42 »
yama

Já falei, segura a onda.  Por enquanto deixa eu atiçar a curiosidade da galera.  Depois eu passo todas as referências.

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Offline Troyman

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Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #19 Online: Fevereiro 16, 2008, 10:51:27 »
Bem, já que não há mais comentários sobre Chomo Hanashiro, vamos para a próxima personagem.  Desta vez o pessoal vai vibrar, pois vou falar de ninguém mais nem menos que Gichin Funakoshi.  Sei que a maioria aqui é praticante do estilo Shotokan e muitos têm informações até mais detalhadas, mas vou colocar apenas uma visão externa do mestre que foi o grande impulsionador do Karate-Do nas terras principais do Japão.  Então, vamos lá:

Se há um homem a quem se deve creditar a posição de destaque que o Karate-Do desfruta hoje na terra principal do Japão, esse homem foi Gichin Funakoshi.  Esse Meijin (Mestre) nasceu em Shuri, Okinawa, e só começou a ser oficialmente reconhecido como pioneiro nas terras nipônicas depois dos cinquenta anos de idade.

A história de Funakoshi é muito semelhante à de tantos outros mestres de Karate-Do.  Sendo fraco, doente e de saúde debilitada, seus pais o levaram até Yasutsune Itosu para que começasse a treinar Karate, junto com Yasutsune Azato (Azato é considerado por muitos como a razão pela qual Funakoshi desenvolveu uma mente disciplinada e uma técnica de Karate apurada).  A combinação dos remédios a base de ervas de seu médico Tokashiki, que o tornaram mais resistente, com a excelente instrução provida pelos mestres Itosu e Azato, Funakoshi logo desabrochou.  Tornou-se um bom estudante e, tendo Arakaki e Sokon "Bushi" Matsumura como seus outros mestres, desenvolveu uma mente especialista e altamente disciplinada.  Mestre Funakoshi falava sobre isso de uma forma diferente, enquanto vivia com seus avós ele começou a frequentar a escola primária onde era colega do filho de Azato e recebeu suas primeiras aulas de Karate-Do de Yasutsune (Anko) Azato.

Quando ele finalmente foi para o Japão, saindo de Okinawa em 1922,  hospedou-se entre seus pares num dormitório municipal para estudantes no distrito de Suidobata, Tóquio.  Vivia num pequeno quarto ao lado da entrada e costumava fazer a faxina do dormitório durante o dia enquanto os alunos estavam nas salas de aula e trabalhava eventualmente como jardineiro também.  À noite ensinava Karate aos alunos.

Depois de algum tempo, conseguiu juntar os meios suficientes para abrir a sua primeira escola em Meishojuku.  Em seguida, seu dojo Shotokan em Mejiro foi aberto e finalmente teve um local onde instruiu uma grande variedade de estudantes, tais como Takagi e Nakayama da Nippon Karate Kyokai, Yoshida de Takudai, Obata de Keio, Shigeru Egami de Waseda (seu sucessor), Hironishi de Chuo, Noguchi de Waseda, e Hironori Otsuka.

É sabido que em suas viagens através do Japão, enquanto fazia demonstrações e dava aulas, Funakoshi sempre contava com Takeshi Shimoda, Yoshitaka (seu filho), Egami e Otsuka como acompanhantes.  Seus principais instrutores nos anos 1930 e 1940 eram eram Takeshi Shimoda and Yoshitaka Funakoshi.

Shimoda, que era aparentemente um especialista em Kendo do estilo Nen-ryu, também tinha estudado Ninjutsu, mas infelizmente ficou doente e morreu ainda muito jovem em 1934, após uma das viagens de exibição.  Acabou sendo substituído por Jigo (Yoshitaka) Funakoshi, um homem de excelente caráter, altamente qualificado. Na opinião de Shigeru Egami não havia ninguém mais qualificado para assumir o ensino.  Devido à sua juventude e ao seu método de treinamento vigoroso (às vezes classificado como um treinamento forte e brutal) conflitos de hierarquia surgiram entre ele e Hironori Otsuka.  Atualmente há quem afirme que Otsuka não era capaz de suportar o duro treinamento.  O que é claro é que ele deixou a escola para estabelecer o seu próprio estilo, o Wado-ryu (o Caminho Harmonioso).  Era óbvio que o nome era uma alusão ao conflito com Yoshitaka,  cuja influência foi muito importante para o futuro do Karate, mas novamente a morte veio cedo demais para Yoshitaka, que faleceu aos 39 anos de tuberculose em 1945.

O mundo das artes marciais no Japão, especialmente a partir do início dos anos 1920 e até o início dos anos 1940, atravessou um momento ultra-nacionalista, e torcia o nariz para qualquer arte que não considerava pura, classificando-a de arte pagã ou arte selvagem.

Funakoshi superou este prejuízo e finalmente ganhou para o Karate o reconhecimento formal de arte marcial japonesa por volta de1941.

Desnecessário dizer, muitos clubes de Karate floresceram no Japão.  Em 1924, o Karate foi introduzido na Universidade de Keio como o primeiro desses clubes ao qual se seguiu Chuo, Waseda (1930), Hosei, Tóquio (1929), entre outros.  Outro clube foi estabelecido em Shichi-Tokudo, um conjunto de barracas situado no terreno de um palácio.

Funakoshi visitava Shichi-Tokudo todos os dias para ensinar.  Um dia, quando Otsuka estava ensinando neste clube, um aluno chamado Kogura, egresso da Universidade de Keio e que possuia o terceiro grau da faixa preta em Kendo (esgrima japonesa), sendo também faixa preta em Karate, pegou uma espada e encarou Otsuka.  Todos os outros estudantes pararam para ver o que aconteceria.  Eles achavam que ninguém teria como superar a shinken (lâmina nua) empunhada por um especialista em Kendo.  Otsuka calmamente observou Kogura e no momento que ele fez o seu movimento com a espada, Otsuka derrubou-o no chão com um ashi-barai.  O fato de não ser uma ação ensaiada atestou a sua habilidade.  Isso também contrariou a filosofia de Funakoshi que achava que a prática do kata era mais que suficiente em tempos de necessidade, e principalmente colocou em cheque a grande habilidade de Funakoshi como professor e técnico de Karate.

In 1927, três homens, Miki, Bo and Hirayama, decidiram que a prática do kata não era suficiente e tentaram introduzir a prática do jyu-kumite (combate livre).  Eles vestiram roupas protetoras e máscaras de Kendo durante os seus embates de forma a usar a luta de contato.  Funakoshi ouviu a respeito desses embates e, quando não conseguia mais desencorajar tais iniciativas, as quais considerava de pouca imporância para a arte do Karate, parou de visitar Shichi-Tokudo.  Nem Funakoshi nem Otsuka apareceram novamente em Shichi-Tokudo.  Foi depois desse evento que Gichin Funakoshi proibiu as lutas esportivas (as primeiras competições só apareceram depois de sua morte em 1958).

Quando Funakoshi veio para a terra principal do Japão, ele ensinou 16 katas: 5 Pin An, 3 Naihanchi, Kusanku Dai, Kusanku Sho, Seisan, Pasai, Wanshu, Chinto, Jutte and Jion.  Ele mantinha seus alunos praticando os katas básicos antes de se tornarem suficientemente aptos a passarem para os mais avançados.  Atualmente pelo menos 40 katas estão inclusos no currículo, incluídos posteriormente na edição limitada do monumental trabalho de Shigeru Egami "Karate-Do para o Especialista".  O treino repetitivo instituído por Mestre Funakoshi mostrou ótimos frutos; seus alunos prosseguiram produzindo um dos mais precisos e exatos tipos de Karate jamais ensinado.

Jigoro Kano, o fundador do Judo moderno, uma vez convidou Funakoshi e um amigo, Makoto Gima, a fazer uma demonstração em seu instituto Kodokan (então localizado em Tomisaka). Aproximadamente cem pessoas assistiram a apresentação.  Gima, que foi aluno de Kentsu Yabu na sua juventude em Okinawa, executou o Naihanchi Shodan, e Funakoshi executou o Kusanku Dai.

Sensei Kano assistiu a apresentação e perguntou a Funakoshi sobre as técnicas envolvidas.  Ficou tão impressionado que convidou Funakoshi e Gima para um jantar servido de "tendon" (peixe e arroz), durante o qual ele cantou e contou piadas para descontrair os dois karatekas.

Embora fosse muito sincero no ensino da arte do verdadeiro Karate, Funakoshi não o era com seus detratores.  Suas críticas  evidenciavam sua insistência nos katas e desconsideravam o que eles chamavam de "Karate suave" que desperdiçava o tempo do praticante.  Funakoshi insistia no "hito-kata sanen" (três anos em um kata).

Funakoshi era um homem modesto.  Ele pregava e praticava uma humildade essencial.  Ele não pregava a virtude da humildade, mas a humildade básica de um homem que fosse enraizado na verdadeira perspective das coisas, cheio de vida e de consciência.  Ele viveu uma vida de paz consigo mesmo e com seus companheiros.

Onde quer que o nome de Gichin Funakoshi é mencionado, vem à mente a parábola do "Homem do Tao (Do)" e do "Homem comum".  Conforme se conta, uma vez um aluno perguntou, "Qual é a diferença entre um homem de Tao e um homem comum?" O Sensei respondeu, "É simples.  Quando um homem comum recebe o seu primeiro Dan (grau da faixa preta), ele mal pode esperar correr para casa e gritar em alto e bom som para todo mundo que ele obteve o seu primeiro Dan.  Ao receber o segundo Dan, ele sobe no telhado e grita para a multidão. Ao receber o terceiro Dan, ele pula sobre o seu automóvel e faz um desfile através da cidade soprando uma trompa e apresenta ao mundo seu terceiro Dan ".

O Sensei continua, "Quando um homem de Tao recebe seu primeiro Dan, ele curva a cabeça em agradecimento.  Ao receber o seu segundo Dan, ele curva a cabeça e os ombros. Ao receber o terceiro Dan, ele curva o torso até a cintura e discretamente se dirige próximo a parede de forma que ninguém note a sua presença ".

Funakoshi era um homem de Tao.  Ele nunca deu importância à competição, quebra de recordes ou campeonatos.  Enfatizava a auto-perfeição do indivíduo.  Ele acreditava na decência comum e no respeito entre os seres humanos.  Ele era o mestre dos mestres.

Funakoshi morreu em 1957 aos 89 anos, após modestamente fazer a maior contribuição para a arte do Karate-Do.  Funakoshi sinceramente acreditava que levaria a vida toda para dominar um punhado de katas e que dezesseis seriam mais do que suficiente.  Ele determinou que o kata era ideal para o aprimoramento físico e para o treino de defesa pessoal, irredutível na sua crença de que o Karate-Do era antes de mais nada uma arte e não um esporte.  Para ele Karate-Do era kata.


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Gimnodance_Disciple

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Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #20 Online: Fevereiro 16, 2008, 15:36:51 »
 Oss

 Parabéns em primeiro lugar pelo tópico e depois individualmente pelo post falando um pouco acerca de Gichin Funakoshi. Mas quanto à parte do Sensei Otsuka, eles mantinham mesmo uma relação hostil???

Offline LucasC

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Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #21 Online: Fevereiro 16, 2008, 20:49:55 »
Sensei Funakoshi parece ter sido um grande homem mesmo.

Pena que se vivesse nos dias de hoje, por ter sua visão focada em kata e contra as lutas, seria considerado como de Karate fraco e um picareta covarde por muitos.

Basta ver a opinião de diversos karatecas quando dizem que só se é bom de Karate se for bom de porrada e blá blá blá.

Mas o curioso mesmo, é que muitos desses dizem que defender esse ponto de vista é defender a tradição.

Só rindo mesmo. kkkkkkk

Pode até ser a tradição de outros mestres e/ou estilos, mas não é a tradição do Shotokan.

Oss!

Neto110

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Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #22 Online: Fevereiro 16, 2008, 22:18:13 »
LUcas C

Sou karateka, só faço kata e kihon ocmo regra, nunca quebrei ninguém em lutas fora da academia (senão naõ seria um cida~dao respeitável da sociedade que participo e me acolhe), nunca enfrentei nenhum desafio de JJ, valetudo e assemelhados (porque ninguém paga minha bolsa de 30 milhões de dólares, o preço aproximado que cobro :) ) e mesmo assim tenho a consideração de todos que me acompanham.

Offline Troyman

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Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #23 Online: Fevereiro 17, 2008, 00:59:51 »
É isso aí, Augusto.  A minha bolsa é maior ainda, é de 30 milhões de EUROS!  E já que ninguém vai nos pagar mesmo, só nos resta treinar e, na medida do possível, passar adiante os nossos conhecimentos.

Quanto ao Sensei Funakoshi, ainda hoje, depois do treino lá na Staff comentávamos a respeito de quem realmente moldou o estilo Shotokan e foi consenso geral de que o verdadeiro criador foi o Grão-Mestre Masatoshi Nakayama.  O Mestre Funakoshi na verdade ensinava um mixto de Shuri-Te com Tomari-Te que era muito parecido com o Shorin-Ryu, bases altas e katas com os nomes originais de Okinawa.  A cara do Shotokan de hoje foi uma criação do Mestre Nakayama que, além de professor de educação física, era uma pessoa bem mais esclarecida e menos provinciana, sem querer desmerecer a figura do Meijin Funakoshi, é claro.  Mas uma coisa não se pode negar, não fosse o desprendimento de Funakoshi, demonstrando uma inabalável coragem para se mudar de sua terra natal para outra terra estranha e onde não tinha a menor idéia do que ía encontrar pela frente, Nakayama talvez não tivesse tido a chance de conhecer o Karate-Do e o estilo Shotokan sequer existiria.

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Offline yama

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Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #24 Online: Fevereiro 17, 2008, 01:08:25 »
Oss Troyman Sensei

tem algo mais sobre esta parte da história?

""""Em 1927, três homens, Miki, Bo and Hirayama, decidiram que a prática do kata não era suficiente e tentaram introduzir a prática do jyu-kumite (combate livre).  Eles vestiram roupas protetoras e máscaras de Kendo durante os seus embates de forma a usar a luta de contato.  Funakoshi ouviu a respeito desses embates e, quando não conseguia mais desencorajar tais iniciativas, as quais considerava de pouca imporância para a arte do Karate, parou de visitar Shichi-Tokudo.  Nem Funakoshi nem Otsuka apareceram novamente em Shichi-Tokudo.  Foi depois desse evento que Gichin Funakoshi proibiu as lutas esportivas (as primeiras competições só apareceram depois de sua morte em 1958)"""".

Ainda mais que tem um parente nomístico meu aí,devia ser bem encrenqueiro para não ouvir o Mestre.... :D

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

Offline Troyman

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Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #25 Online: Fevereiro 19, 2008, 14:53:42 »
Vamos agora falar de outro grande mestre de Karate-Do de Okinawa e que fez um grande sucesso na terra principal do Japão, aproveitando a esteira deixada pelo Meijin Funakoshi.  Seu nome era Kenwa Mabuni:

Kenwa Mabuni nasceu no dia 14 de Novembro de 1889, na cidade de Shuri, capital da ilha de Okinawa na época.

Mabuni era descendente, 17a. geração, de uma das famílias de guerreiros Samurai mais famosas da nobreza de Okinawa, onde se destaca como um dos mais nobres e bravos guerreiros, chamado Onigusuki, que viveu no século XV.

Mabuni teve seu primeiro contato com o To-De por volta dos 10 anos de idade, através de um ajudante de seu pai que trabalhava em sua casa chamado Zeihaku Matayoshi.

Aos 13 anos, Mabuni foi apresentado por um dos amigos de seu pai ao célebre mestre de Shuri-te chamado Anko Itosu (1830-1915), que contava com mais de 70 anos na época e era um dos artistas marciais mais famosos da cidade de Shuri.

Mabuni aprendeu cerca de 23 katas do estilo Shuri-te com este mestre, em um período de aproximadamente 13 anos de estudo.

Em 1909, incentivado por Chojun Miyagi, que era um de seus melhores amigos, e apoiado por seu mestre, Itosu, a expandir seu conhecimento marcial, Mabuni começou a aprender Naha-te com Kanryo Higaonna (1853-1915), que vivia em Naha e era o maior expoente deste estilo.

Em 1914, aos 25 anos, tornou-se inspetor de polícia, cargo que ocupou por aproximadamente 10 anos. Seu ofício lhe facilitava o deslocamento por toda a Okinawa, dando-lhe a oportunidade de visitar diferentes partes do arquipélago. Durante estas viagens teve a oportunidade de conhecer e treinar muitos estilos, inclusive com mestres locais pouco conhecidos, por este motivo teve a oportunidade de resgatar numerosos katas e técnicas.

Mabuni também estudou Sai-jutsu, Bo-jutsu, Ne-waza (técnicas de solo) e Tuite (Atemi). Além disso, aprendeu a antiga arte do “Ryokan Budo” e “Ninjutsu” com Seiko Fujita, um respeitado mestre, 14o. herdeiro da tradição “Koga-Ryu”, que também foi o responsável pela transmissão da “alma” do Budo japonês para Mabuni.

O ano de 1915 foi muito triste para Mabuni, pois faleceram primeiro Higaonna e depois Itosu, com uma diferença inferior a um ano um do outro.

Após a morte de seus mestres, Mabuni conheceu e passou a treinar com Seisho Aragaki (1840-1918) que vivia em Kumemura, e ensinava um estilo similar ao Naha-te.

Mabuni tinha apenas 26 anos na época em que perdeu seus dois mestres e julgava-se ainda muito jovem para prosseguir seu próprio caminho. Então, juntamente com Miyagi, apenas um ano mais velho, decidiu estabelecer um grupo de pesquisa para o estudo e prática do To-De.

Não levou muito tempo para Mabuni transformar-se em um respeitado instrutor de Shuri-te e Naha-te. Em 1918, já havia se tornado uma personalidade importante dentro das artes marciais de Okinawa.

No dia 13 de Fevereiro deste mesmo ano, nasceu seu primeiro filho, Kenei Mabuni (atual líder do Shito-Ryu).

Em 1924, Mabuni abandonou uma carreira bem sucedida de inspetor de polícia para tornar-se oficialmente instrutor de To-De na academia de polícia. Foi nesta época que Mabuni conheceu Wu Xiangui (1887-1940), um mestre chinês que vivia em OKINAWA, cujo nome era pronunciado Gogenki no dialeto local, que ensinava “Bai-he Quan-Fa” proveniente da província de Fukien na China.

Em 30 de Maio de 1927, nasceu seu segundo filho, Kenzo Mabuni.

No início da Era Showa, em 1929, aos 40 anos, Mabuni mudou-se com sua família para Osaka no Japão com o objetivo de iniciar a propagação do To-De naquela parte do país.

Quando chegou ao Japão, Mabuni não possuía um Dojo próprio e passou a ensinar nos locais aonde foi convidado. Também deu instrução em várias academias de polícia e nos Templos Zen Budistas.

Apesar de todas as dificuldades, em 1931, seus esforços finalmente começaram a dar resultados com o estabelecimento da “Dai Nippon Karate-Do Kai” (atual Nippon Karate-Do Shito-kai). Após este período, o To-De passou a ser mais aceito pelos japoneses e Mabuni começou a ensinar muitos estudantes em sua casa, e em algumas universidades do Japão.

Mabuni ensinou muitos praticantes de Karate-Do, embora tenha dado poucos Menkyo Kaiden (certificados ou licenças para ensinar). Tais licenças foram dadas diretamente a Ryusho Sakagami, Kosei Kuniba, Manzo Iwata, Chojiro Tani, Masami Watanabe e Ryusei Tomoyori. Embora se saiba que tenha dado algumas “placas promocionais”, como é o caso de Kanei Uechi (não confundir com o filho do fundador do Uechi-Ryu) de Okinawa ter recebido sua graduação.

O fundador do Shito-Ryu, Mabuni, faleceu no dia 23 de maio de 1952, aos 62 anos de idade, vitima de ataque cardíaco. A importância de Mabuni era tal que sua morte foi anunciada por todo o Japão através do rádio. Em seu sepultamento, no cemitério de Hattori em Osaka, compareceram mais de três mil praticantes de Karate-Do. O legado deixado por Mabuni não pode ser ignorado. Devido os seus valiosos esforços temos hoje o Shito-Ryu, uma arte que representa a longa história e a tradição do Karate-Do.

Na sua juventude, enquanto era aluno de Itosu e de Higaonna, Mabuni manteve uma forte amizade com Shinpan Shiroma de quem era colega íntimo nas academias desses dois mestres, tanto que, em Okinawa, Gusukuma (como também era conhecido Shiroma) também fundou um estilo chamado Shito-Ryu que ficou restrito às ilhas Ryu Kyu.

Embora tenham surgido algumas ramificações do Shito-Ryu após a morte de Mabuni, o estilo permanece único e faz parte dos anais da história das artes marciais japonesas.


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« ltima modificao: Fevereiro 19, 2008, 17:29:11 por Troyman »
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Offline Troyman

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Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #26 Online: Fevereiro 24, 2008, 20:47:46 »
Parece que há muito poucos praticantesde Shito-Ryu no Brasil, mesmo.  Ninguém se pronunciou a respeito da vida de Kenwa Mabuni.  Então, já que se tem falado de Kyokushinkai, vamos falar da vida de um tal de Yon I-Choi:

Masutatsu (Mas) Oyama nasceu como Yong I-Choi no dia 27 de julho de 1923, numa vila não muito longe de Gunsan, na região sul da Coréia.  Numa idade relativamente jovem ele foi enviado à Manchúria, no sul da China, para viver na fazenda de sua irmã.  Aos nove anos, começou a aprender uma forma sulista de Kenpo chinês chamado "Oito Mãos", de um mestre conhecido como Mr. Yi que, na época, trabalhava na fazenda.  Quando Oyama retornou à Corea aos doze anos, continuou treinando o Kenpo coreano.

Em 1938, com a idade de 15 anos, ele viajou para o Japão para treinar como aviador, para ser um dos primeiros pilotos de caça da Coréia.  Tornar-se um sobrevivente por conta própria naquela época mostrou-se ser mais difícil do que ele pensava, especialmente como um coreano no Japão, e o treinamento em aviação teve que ser deixado de lado.

No entanto, ele continuou seu treinamento nas artes marciais, praticando Judo e Boxe, até que um dia ele notou alguns alunos treinando o Karate de Okinawa.  Isto o deixou interessado e ele entrou para o dojo de Gichin Funakoshi na Universidade de Takushoku, onde ele aprendeu o estilo atualmente conhecido como Shotokan.

O seu progresso nos treinamentos foi tal que com dezessete anos já havia se tornado 2o. Dan, e no tempo em que entrou para o exército imperial japonês, aos vinte anos, ele já era 4o. Dan.  Nesse ponto ele começou também a se interessar seriamente pelo Judo, e seu progresso nesta modalidade não foi menos impressionante.

A derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial e a subsequente indignidade da ocupação americana mostraram ser demais para Mas Oyama que quase desistiu de tudo.  Felizmente, So Nei Chu chegou em sua vida naquele tempo.  Mestre So, outro coreano proveniente da mesma província que Oyama e que vivia no Japão, foi uma das maiores autoridades no estilo Goju-Ryu da época.  Ele era reconhecido por sua resistência física e espiritual.  Foi ele quem encorajou Mas Oyama a dedicar sua vida ao caminho das artes marciais.  Foi ele também que sugeriu a Oyama a se isolar do mundo por 3 anos para treinar a mente e o corpo.

Quando estava com 23 anos, Mas Oyama conheceu Eiji Yoshikawa, o autor da novela sobre a vida de Miyamoto Musashi, o mais famoso samurai do Japão medieval.  Tanto a novela como o autor ajudaram a ensinar a Mas Oyama sobre o significado do código do Bushido.  Naquele mesmo ano, Oyama foi para o monte Minobu na prefeitura de Chiba, onde Musashi desenvolveu o seu estilo Niten Ichi-Ryu de esgrima.  Oyama achou que esse era o local apropriado para começar o rigoroso treino a que se propunha em seus planos.  Entre as coisas que levou consigo estava uma cópia do livro de Yoshikawa.  Um aluno chamado Yashiro também foi com ele para a montanha.  A relativa solidão foi fortemente sentida e depois de 6 meses Yashiro retirou-se secretamante durante a noite.  Tornou-se mesmo ainda mais difícil para Oyama que queria mais do que apenas jamais voltar à civilização.  So Nei Chu escreveu para ele dizendo que ele deveria raspar a sombrancelha para se livrar daquele sentimento de urgência.  Certamente não queria que ninguém o visse naquelas condições!  Estas e outras palavras convenceram Oyama a continuar, e ele resolveu tornar-se o mais poderoso karate-ka do Japão.

Brevemente, entretanto, seu patrocinador informou-o de que não poderia mais patrociná-lo e assim, depois de 14 meses, ele teve que encerrar a sua solidão.

Alguns meses depois, em 1947,  Mas Oyama venceu a seção de Karate do Primeiro Campeonato Japonês das Artes Marciais após a Segunda Guerra Mundial.  Entretanto, ele sentia-se vazio por não ter completado os 3 anos de isolamento a que se propôs.  Ele então decidiu dedicar a vida totalmente ao Karate-Do.  Assim, ele começou de novo, desta feita no Monte Kiyozumi, também na prefeitura de Chiba.  Este cenário ele escolheu para ser o ambiente do seu aprimoramento espiritual.

Desta vez  o seu treino foi fanático — 12 horas por dia, todos os dias sem descanso, em pé sob cachoeiras de água gelada, quebrando rochas com as mãos, usando árvores como makiwara, pulando sobre plantas espinhentas por centenas de vezes a cada dia.  Cada dia incluia também um período de estudos dos clássicos antigos sobre as artes marciais, Zen e filosofia.

Após 18 meses ele desceu totalmente auto-confiante e apto a tomar conta de sua própria vida.  Nunca mais seria tão influenciado pela sociedade ao seu redor (embora seja provavelmente seguro dizer que as circunstâncias jamais seriam novamente tão traumáticas!).

em 1950, Sosai (o fundador) Mas Oyama começou a testar (e a demonstrar) seu poder lutando contra touros.  No total, ele enfrentou 52 touros, 3 dos quais foram mortos instantaneamente, e 49 tiveram seus chifres arrancados com golpes de shuto.  É desnecessário dizer que foi tudo muito fácil para ele.  Oyama gostava de lembrar que sua intenção inicial era apenas deixar o touro zangado.  Em 1957, aos 34 anos de idade, ele foi quase morto no México quando um touro atingiu parte de suas costas.  De qualquer forma conseguiu puxar o touro e quebrar o seu chifre.  Ele ficou acamado por 6 meses mas recobrou-se completamente daquela ferida mortal.  Hoje em dia, claro, os grupos de defesa dos direitos dos animais devem ter algo a dizer sobre essas demonstrações, apesar do fato de que os animais já estavam destinados ao abate.

Em 1952, Oyama viajou pelos EUA por um ano, demonstrando o seu Karate ao vivo e pela televisão.  Durante os anos subsequentes, ele aceitou todos os desafios que se lhe apresentaram, resultando em lutas com um total de 270 pessoas diferentes.  A grande maioria delas foram vencidas com apenas um soco!  Uma luta nunca durou mais de 3 minutos, e mais raramente demorou mais do que poucos segundos.

Onde ele batia, quebrava.  Se você bloqueasse um soco na costela, seu braço era quebrado ou deslocado.  Se não bloqueasse, sua costela era quebrada.  Ele ficou conhecido como "Mão de Deus", uma manifestação viva da máxima dos guerreiros japoneses que diz "Ichi geki, Hisatsu" ou "Um golpe, Morte certa".  Para ele, este é o verdadeiro objetivo do Karate-Do.  Os movimentos de pé e as intricadas técnicas eram secundárias (embora fosse também conhecido pela potência de seus chutes na cabeça do oponente).

Foi durante uma de suas visitas aos EUA que Oyama conheceu Jacques Sandulescu, um romeno grande (1,90 m e 190 kg de músculo) que fora feito prisioneiro pelo exército vermelho com 16 anos de idade, e fora enviado para as minas de carvão como trabalhador escravo por dois anos.  Eles rapidamente tornaram-se amigos e permaneceram assim até o fim da vida de Oyama, e Jacques ainda treina e atua como conselheiro da IKO até hoje.

Em 1953, Mas Oyama abriu seu primeiro Dojo, num lote gramado em Mejiro, Tóquio.  Em 1956, o primeiro dojo de fato foi aberto num estúdio inicialmente de balé atrás da Universidade de Rikkyo, a 500 m da atual sede japonesa.  Por volta de 1957 existiam 700 membros, apesar da queda acentuada no número de praticantes em decorrência do rigoroso treino imposto na academia.

Praticantes de outros estilos vieram treinar aqui também, por causa do "jisen kumite" (luta de contato).  Um dos instrutores originais, Kenji Kato, disse que eles teriam observado os praticantes de outros estilos e teriam adaptado qualquer técnica que pudesse ser considerada "boa para uma luta real".  Foi assim que o Karate de Mas Oyama evoluiu.  Ele absorveu técnicas de todas as artes marciais e não se restringiu apenas ao Karate.

Os membros do Dojo Oyama levam a sério o seu kumite,  encarando-o como uma arte de luta, de forma que eles esperam atingir e serem atingidos.  Com poucas restrições, ataques à cabeça eram comuns, usualmente com a palma da mão (shotei) ou com as costas da mão (uraken).  Agarrões, arremessos e ataques à virilha também eram comuns.  Sessões de kumite continuavam até que um dos contendores admitisse a derrota em voz alta.  Ferimentos ocorriam diariamente e o nível de desistência era alto (acima de 90%).  Não se usava quimono (do-gi) e os praticantes trajavam qualquer tipo de roupa.

Em 1952, Mas Oyama deu uma demonstração no Havaí.  Um jovem chamado Bobby Lowe viu Oyama e ficou impressionado com a potênciasa demonstrada por ele.  Era como se Bobby Lowe fosse uma pessoa inexperiente nas artes marciais.  Embora bastante jovem, seus predicados não eram muito menores que os de Mas Oyama.  Seu pai tinha sido um professor de Kung Fu, e ele tinha praticado toda sorte de arte de luta que tinha encontrado pela frente.  Com a idade de 23 anos, era 4o. Dan de Judo, 2o. Dan de Kenpo, 1o. Dan de Aikido, e bem conceituado no Boxe.

Não demorou muito para Bobby Lowe tornar-se o primeiro aluno do dojo Kyokushin de Mas Oyama.  Treinou  diariamente com  Mas Oyama por um ano e meio.  Eventualmente, para atingir este estágio são necessários 1000 dias para um principiante.  Os praticantes que chegavam a esse estágio ficavam conhecidos com  Wakajishi, ou os "Jovens Leões" de Mas Oyama e apenas umas pouca das centenas de matriculados eram anualmente escolhidos para ter o privilégio de treinar diretamente com o Mestre.  Em 1957, Bobby Lowe voltou para o Havaí para fundar a primeira escola de Oyama fora do Japão.

A atual sede foi oficialmente aberta em junho de 1964, onde o nome Kyokushin, significando "Derradeira Verdade", foi adotado.  No mesmo ano a IKO (International Karate Organization) foi estabelecida.  A partir daí, a Kyokushin-Kai continuou a se estabelecer em mais de 120 países, e o número de membros registrados excedeu 10 milhões, tornando-se uma das maiores organizações de atres marciais do mundo.  Entre os veteranos mais conhecidos da Kyokushin-Kai (faixas-preta) estão Sean Connery (1o. Dan Honorável), Dolph Lundgren (3o. Dan, ex-campeão peso-pesado australiano), e o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela (8o. Dan Honorável), e, mais recentemente (junho de 1988), o primeiro-ministro australiano, John Howard (5o. Dan Honorável) foi agraciado na abertura oficial da filial da Kyokushin-Kai de Sydney.

Infelizmente, Sosai Mas Oyama faleceu no cargo de presidente da organização.  Após a morte do Mestre houve muitas questões políticas e econômicas através do mundo da Kyokushin-Kai, que ainda estão para ser resolvidas.  No final, o resultado pode ser a divisão da organização, como aconteceu com o Shotokan, com cada grupo reclamando para si o  direito de ser o verdadeiro herdeiro da Kyokushin-Kai de Mas Oyama, tanto espiritual como financeiramente.  Foi mesmo sugerido por um escritor na Austrália (Harry Rogers) que talvez Oyama tenha criado a turbulência propositalmente, porque ele não queria que a Kyokushin-Kai existisse sem ele!  Entretanto, é razoavelmente certo que todos os grupos Kyokushin, independente de suas alegações, se manterão fiéis aos padrões estabelecidos por Mas Oyama.


Os praticantes do Kyokushin-Kai do Fórum podem comentar e, se tiverem informações mais precisas podem corrigir a vontade.

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Offline Gakusei

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Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #27 Online: Fevereiro 25, 2008, 09:02:56 »
Nunca treinei kyokushin, mas admiro bons praticantes desse estilo como Francisco Filho e outros. Com relação a essa "história"  de Mas Oyama, acho que é uma mistura de ficção com alguns fatos verdadeiros, incluindo muitos mitos sobre ele (ex.: treinou com Funakoshi, 4o. Dan Shotokan, campeão japones, matava touros sem qualquer preparação, etc.) que vem sendo desacreditados ao longo dos anos.

Para mim Mas Oyama foi o rei dos marketeiros do karate. Conseguiu grande sucesso com sua estratégia para difusão do kyokushin numa época em que as pessoas eram  mais ingênuas e não tinham como verificar suas afirmações facilmente.

A vida do Mas Oyama já foi aqui discutida muitas vezes, levantando-se sempre muita dúvida sobre o carater dele e a verdade daquilo que as versões popularescas da vida dele tendem a propagar, como no tópico desse forum em

http://www.karateca.net/forum/pessoas-e-historia/t549/

Gakusei
« ltima modificao: Janeiro 17, 2011, 12:14:55 por Renê »
Gakusei - A. Azevedo-Filho

Offline Troyman

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Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #28 Online: Fevereiro 25, 2008, 14:41:50 »
Bem, as discussões a respeito da vida de Mas Oyama aconteceram em 2006, muito antes da minha estréia aqui no Fórum.  Meu objetivo, com este tópico, é apenas informar da melhor forma possível e com a maior lisura disponível sobre as personalidades que contribuiram para a formação do Karate-Do que a gente pratica  com tanta paixão.  Pelo que li nos posts daquela época, os ânimos ficaram bastante acirrados, mas, de certa forma, ajudou a esclarecer vários pontos sobre a personalidade desse coreano que, quer alguns queiram ou não, contribuiu de forma bastante significativa para moldar e divulgar a nossa arte marcial.  De fato, Oyama foi um grande "marketeiro" e, se não fosse assim, não teria espalhado tantas filiais por este mundo afora.  É fácil ver, graças a Internet, muitos filmes dele enfrentando os touros e vários de seus adeptos se enfrentando em torneios de luta de contato, alguns impressionantes e espetaculares, outros nem tanto.  Se os animais estavam drogados, hoje é difícil comprovar, pois os takes são mostrados com curta duração o que não dá para identificar de forma precisa o estado físicos dos touros.  De qualquer maneira é fácil constatar a sua habilidade em decepar o chifre dos animais com um golpe de shuto (a não ser que também estivessem pré-serrados, o que já seria uma crueldade sem tamanho).  De qualquer maneira, a contribuição para o Karate-Do é inegável, pois seus livros são muito bem produzidos, ainda que possam ser considerados como propaganda da sua organização.  Os seus próprios seguidores contribuem para essa divulgação, colocando informações nos seus sites as quais precisam ser devidamente filtradas para se extrai a verdade.  Se ele praticou com o Mestre Funakoshi (do Shotokan) e com o Mestre So Nei Chu (do Goju-Ryu), hoje isso é irrelevante, pois não vai ser a desmistificação dessas informações que vai fazer, de uma hora para outra, deixar de existir a Kyokushin-Kai.  O mais importante é verificar se ele soube transmitir aos seus adeptos os verdadeiros princípios do Bushido que levou tanto tempo estudando durante os seus retiros espirituais.  Mais uma vez eu apresento aqui a máxima escrita pelo Grão-Mestre Shoshin Nagamine:

"Não importa o caminho que se toma para subir a montanha, quando se chega ao topo pode-se apreciar o luar da mesma maneira."

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Offline Avi

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Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #29 Online: Fevereiro 26, 2008, 09:20:36 »
De fato a historia da vida dele tem requintes de ficção bastante claros. Mas uma coisa que eu vejo é que existem o que hoje chamamos de biotipos diferentes e porque não assumir que um estilo pode ser mais indicado que outro? No kyokushin eles treinam bastante resistencia e seus grandes campeoes tem um tipo fisico bem diferente dos grandes praticantes de shotokan.

Acho que a informação sobre dolph lundgren esta equivocada, ele e sueco e foi campeao na europa.

Quanto a mandela, a graduaçao dele e honoraria ou ele pratica mesmo? essa achei bem curiosa


oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."