Autor Tópico: TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)  (Lida 14261 vezes)

Offline RicardoCosta

• Hero Member
  • Votos: +2/-1
Re:TRIPLO KUMITÊ (JYIU-KUMITÊ, SHOBU-IPPON-KUMITÊ E SOMBRA)
« Resposta #45 Online: Maro 26, 2011, 16:59:24 »
Olá A. Higinio.

Concordo em parte com você, mas gostaria de fazer apenas uma observação. Quando lutamos sem a tensão de ataques em "Jodan" podemos criar o vício de entrar em uma distância que não é real. Sou consciente dos riscos que tal tarefa oferece, mas em contra partida isso exige que a luta seja muito mais calculada e as entradas tenham que ser bem mais precisas, exigindo mais de nosso psicológico, o que não acontece quando sei que posso entrar sem o risco de levar um golpe no rosto.

Quando tem essa pressão, sei que tenho que estudar, fazer uma entrada com a devida precisão e sair da distância do contra ataque, com muito mais determinação....

Não é mesmo?

Oss
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline DElia

• Hero Member
  • Votos: +0/-0
« Resposta #46 Online: Maro 26, 2011, 17:41:33 »
...  exigindo mais de nosso psicológico, o que não acontece quando sei que posso entrar sem o risco de levar um golpe no rosto.

Realmente, isso ocorre!
Deve haver bom senso na "dose" e na intensidade da luta.
Oss
Ricardo

A. HIGINO

• Visitante
« Resposta #47 Online: Maro 26, 2011, 21:12:23 »
OSS, Camarada RicardoCosta...

Excelentes argumentos!

Agora você também há de concordar comigo que fazer um Jyiu-Kumite aonde os ataques de “soco” na área Jodan ocorram com o Sundome também não transmitiria sensação de riscos, devido ser de conhecimento geral que técnicas com Sundome não podem tocar o corpo.
Outra coisa negativa que ocorre ao fazer uma luta Jyiu-Kumite discriminando Sundome e Não-Sundome é que normalmente após um Sundome Tzuki-Jodan somos imediatamente golpeados por baixo do nosso ataque pelo oponente, a diferença é que quem usa o Sundome controla o golpe Tzuki-Jodan ao passo que o contra-ataque Tchudan do oponente é sempre muito duro.  

Nunca participei ou assisti um Jyiu-Kumite-Explosão dividido em Sundome e Não-Sundome que não ocorresse o acima citado, o pior é que sempre ao final da luta há indisposição e acusações entre as partes envolvidas, frases do tipo: eu deveria ter afundado o Tzuki-Jodan ao invés de ontrolar.

Pensando nisso é que busco adquirir o capacete do Daido-Juko para poder fazer um Jyiu-Kumite realmente 100% realista.

Enquanto não adquiro esse equipamento de proteção, prefiro fazer o “Jyiu-Kumite-Sombra” com Sundome geral, e o “Jyiu-Kumite-Explosão” sem Sundome e sem Soco Jodan.

OSS...
« ltima modificao: Maro 26, 2011, 21:16:43 por A. HIGINO »

Offline carvalhoi

• Newbie
  • *
    • Observatório da Ponte
« Resposta #48 Online: Maro 27, 2011, 20:36:23 »
OSS, Camarada RicardoCosta...

Excelentes argumentos!

Agora você também há de concordar comigo que fazer um Jyiu-Kumite aonde os ataques de “soco” na área Jodan ocorram com o Sundome também não transmitiria sensação de riscos, devido ser de conhecimento geral que técnicas com Sundome não podem tocar o corpo.
Outra coisa negativa que ocorre ao fazer uma luta Jyiu-Kumite discriminando Sundome e Não-Sundome é que normalmente após um Sundome Tzuki-Jodan somos imediatamente golpeados por baixo do nosso ataque pelo oponente, a diferença é que quem usa o Sundome controla o golpe Tzuki-Jodan ao passo que o contra-ataque Tchudan do oponente é sempre muito duro.  

Nunca participei ou assisti um Jyiu-Kumite-Explosão dividido em Sundome e Não-Sundome que não ocorresse o acima citado, o pior é que sempre ao final da luta há indisposição e acusações entre as partes envolvidas, frases do tipo: eu deveria ter afundado o Tzuki-Jodan ao invés de ontrolar.

Pensando nisso é que busco adquirir o capacete do Daido-Juko para poder fazer um Jyiu-Kumite realmente 100% realista.

Enquanto não adquiro esse equipamento de proteção, prefiro fazer o “Jyiu-Kumite-Sombra” com Sundome geral, e o “Jyiu-Kumite-Explosão” sem Sundome e sem Soco Jodan.

OSS...

Boa Noite Sr. Higino,

Encontrei alguns modelos! Não idênticos ao Daido-Juku, no entanto, devem cumprir com o necessário.

http://cgi.ebay.com/Protective-martial-arts-Synthetic-leather-head-gear-/270347327748?pt=Martial_Arts_Equipment&hash=item3ef1f4d904

http://cgi.ebay.com/Martial-Arts-Gear-Head-Helmet-Face-Shield-CENTURY-/180621600198?pt=Martial_Arts_Equipment&hash=item2a0de2e5c6

http://cgi.ebay.com/Martial-Arts-Boxing-Head-Guard-Bar-Protection-Halmet-/380325609332?pt=UK_Protective_Equipment&hash=item588d2c3f74

http://cgi.ebay.com/Boxing-Head-Gear-Warrior-One-Black-Leather-XL-/230599577006?pt=Martial_Arts_Equipment&hash=item35b0ce4dae

http://cgi.ebay.com/Zeepk-Pro-Quality-Boxing-glove-16oz-Headgear-set-/280647377312?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item4157e321a0

http://cgi.ebay.com/Zeepk-Boxing-Headgear-extra-protection-HB-size-XL-/280650284009?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item41580f7be9

http://cgi.ebay.com/Zeepk-Boxing-Headgear-extra-protection-F-size-XL-/270724529629?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3f08707ddd

http://cgi.ebay.com/NEW-Leather-Head-Guard-Headgear-Boxing-MMA-Green-Hill-/180537388815?pt=LH_DefaultDomain_0&var=&hash=item6fc2831d5c

Esse de acrílico, vendo somente a imagem, me parece perigoso. Se isso partir com um soco o risco de literalmente arrasar a face é enorme.

Metal, pelo menos, enverga.

Eu nunca vi um de perto... gostaria de saber a opnião de quem já viu.

Não pesquisei os melhores preços, somente a variedade. Tem uns vendedores que mandam para o Brasil. Se comprar leve em consideração o tribudo de 60% sobre valor + frete.

Pode não ser tributado.

Já comprei uma coquilha Mooto (Marca de artigos para tae kwon do, principalmente, e outras artes marciais da Corea do Sul) e uma luva para karate Adidas e não foram tributados. No entanto um Karate Gi Mooto heavy canvas que comprei foi tributado, muito acima do valor + frete (A receita pode cobrar via tabela com média de preços de produtos quando o valor do produto não é declarado na origem) estou recorrendo a receita para reverem o valor tributado, pois não paguei caro no gi.

Tem muitos modelos... pesquise por "head gear" no www.ebay.com que virá bastante coisa.

http://shop.ebay.com/i.html?_nkw=head+gear&_sacat=0&_odkw=head+gear&_osacat=0&_trksid=p3286.c0.m270.l1313

OSS

« ltima modificao: Maro 27, 2011, 20:45:36 por carvalhoi »
Carvalho

Offline Golden Era

• Jr. Member
  • **
« Resposta #50 Online: Maro 27, 2011, 21:57:36 »
Kumite sem soco no rosto vicia em distancia errada. Deve-se usar sundome no rosto, e contato leve no corpo. No video mostrado, a distancia não é REAL.
Contato forte no rosto denota falta grave em treinamento.Ou o cara exerce auto controle ou não aprendeu karate como deveria ser.

A. HIGINO

• Visitante
« Resposta #51 Online: Maro 28, 2011, 16:11:22 »
OSS...

Luta é luta, não entendo o porquê dessa insistência em desmerecer o Karatê-Dô daqueles que fazem suas lutas com contado forte!
Desde quando “mais” equivale a “menos”?

Acaso o M. Nakayama O-Sensei ao invés de orientar o uso do “Sundome” nas lutas houvesse incentivado o Contato Total aí então isso seria o verdadeiro Karatê?
Simplesmente porque ele disse?!
Acaso os outros Estilos de Karatê que mantém o “contato forte” em suas lutas não seguem o verdadeiro Karatê?!

Karatê-Dô não é pensamento unilateral de um Mestre!

Regras de luta pré-estabelecidas por determinado Mestre são apenas regras, nada mais!
Regras é uma coisa Karatê é outra!

...........................

Alguns treinam Karatê-Dô a vida inteira sem jamais conhecer a extensão do seu poder ou a insignificância dele, vivendo de “achismo que podem” enganados pelo excesso de SUNDOME nos Kumitê.

Quantas vezes não ouvimos comentários do tipo:
“Quando lutar comigo controle o golpe porque senão!”
“O golpe de Karatê mata, então vamos controlar os golpes!”
“Se eu usar toda a minha força...”
(Puro devaneio de quem pensa ser o que sonha)

...................................

Qualquer Arte marcial que despreza o contato forte está fadada a decadência, ou será que estou falando alguma besteira, se não, basta ver o que vem ocorrendo com o Caratê Esportivo que baniu o contato em suas lutas e devido a isso hoje está em descrédito vertiginoso!

........................................

Deixo aqui uma reflexão do que é “pensar que pode”;
Narrativa de G. Funakoshi O-Sensei extraída do livro “Karatê o meu modo de vida”:
“Quando um pretenso Mestre de Karatê se vangloriava do seu método de ataque e que após tentar usar contra Funakoshi O-Sensei ao tocar a sua pele nenhum efeito surtiu.”

Você pode treinar Karatê a vida inteira, se não pôs a prova os seus conhecimentos em um Jyiu-Kumite forte de verdade, você não tem certeza de nada!

OSS...
« ltima modificao: Maro 28, 2011, 16:13:40 por A. HIGINO »

Offline Alexander dos santos

• Hero Member
« Resposta #52 Online: Maro 28, 2011, 17:25:45 »
É complicada esta disputa entre karatê desportivo e karatê marcial... Ninguém se entende mais...rsrsrsrsrs

Brincadeiras a parte, eu sou e sempre serei a favor do karatê praticado com seriedade, e buscando primeiro a excelência do corpo (entenda-se saúde), e por consequencia a capacidade de poder se defender se necessário e de respeitar seus adversários, isso só se consegue com karatê treinado com afinco, dedicação e com contato!!!

Não tem outra forma... Concordo com os colegas, inclusive, que questionaram o sensei Higino, quanto a não possibilidade de ataque ao rosto.

Treino hoje com um professor, que trabalha muito bem a parte física, e este é o máximo que nosso karatê chega perto do desportivo, no mais, é karatê de base, de fundamentos, de repetições a exaustão.

Se alguém discorda que karatê é isso, então me convençam do contrário!!!

Sensei Higino, quero registrar mais uma vez meus parabéns ao seu método (que pode ter um ponto ou outro a melhorar, afinal nada é tão perfeito que não possa ser melhorado), e a sua postura firme contra o que é mais fácil...

Um abraço a todos, fiquem com Deus, e extendo meus parabéns a todos os outros senseis respeitáveis deste forum que lutam contra a morte do nosso shotokan karatê-do!

Offline Pedro

• Hero Member
  • Votos: +14/-25
« Resposta #53 Online: Maro 28, 2011, 20:36:35 »
Olá!
Vou postar neste tópico pela primeira vez, e última.
Não existe karate esportivo e Karate sério, Karate é um só.
O que fazem em campeonatos é outra coisa que chamam inadvertidamente de karate
Quem nunca praticou Kumite real, não pode falar de Karate, pois quem o fez
é fácil reconhecer, basta olhar as cicatrizes nos supercilios, boca e nos zigomáticos.
Karate é Karate, pulinhos são coreografia de quem finge que bate e o outro finge que defende.
Oss
Pedro 
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Golden Era

• Jr. Member
  • **
« Resposta #54 Online: Maro 29, 2011, 07:16:32 »
O Objetivo do Karate é o auto Controle.
Karate que incentiva o contato total esta longe de ser Karate, pode ser chamado de qualquer outra coisa, menos de Karate.
Claro que existem os acidentes de vez em quando, mas de forma Geral, deve-se aprofundar o estudo do SUNDOME. Faixas Pretas podem suportar mais contato a nivel de corpo, mas no rosto é fundamental aplicar SUNDOME.

Offline Alexander dos santos

• Hero Member
« Resposta #55 Online: Maro 29, 2011, 08:59:01 »
Prezado Golden,

Eu entendo o que quer dizer, mas devemos ter em nossas mentes que você seguramente luta o que treina, logo se você treina para não acertar, vc vai lutar para não acertar. De forma nenhuma estamos pregando "troca pau" indiscriminado com todos os kimonos dos lutadores banhados em sangue, mas é natural do ser humano fazer exatamente o que praticou. Se vc treina com a certeza que não será atingido, vc não vai se aperfeiçoar em defender (não sei se estou conseguindo ser claro).

Vou dar um exemplo fora do karatê que mostra bem essa realidade.

Eu sou brigadista voluntário da empresa onde trabalho, e durante os simulados de evacuação, eu e um grupo de brigadistas discordamos do "ponto de encontro", e alegamos que numa situação real, as pessoas iriam para aquele ponto de encontro e ficariam olhando o que estaria acontecendo se colocando em risco e atrapalhando as equipes de bombeiros, ambulâncias e outros. Para que entendam, o ponto de encontro era na frente do edifício. Pois bem, um dia, houve uma crise real, uma ameaça de bomba num dos andares (ligação anônima) do prédio do Banco do Brasil na Rua Lélio Gama (quem é do RJ saberá onde fica), evacuamos o prédio, e pasmem, as pessoas pararam exatamente no ponto de encontro e ali ficaram como haviamos previsto, correndo riscos e atrapalhando as equipes de apoio público.

A mesma coisa é o karatê, ou vc treina pra valer (repito, não estou pregando a carnificina), ou seu karatê não lhe será útil para uma situação de defesa.

Mas é minha visão ok, respeito a sua!!!

Um abraço e que Deus te abençoe!!!

Offline bruno_leite

• Sr. Member
  • Espírito Inabalável...
« Resposta #56 Online: Maro 29, 2011, 09:15:43 »
Sou um mero faixa marrom, um iniciante, mas me questiono sempre a respeito do seguinte:
Qual o objetivo de se treinar uma ARTE MARCIAL sem um objetivo marcial? Ou seja, de que adianta trenarmos toda uma vida (hoje tenho 26, treino desde os 15, e pretendo continuar o resto da vida) se "não devemos" fazer um combate real, apesar de ser com outro karateca tão preparado quanto ou até mais preparado do que eu?

Em tom de desabafo, vou dizer o que tenho sentido:
Venho notando um certo medo de LUTAR - mas lutar de verdade - nos karatecas de hoje em dia. Quando comecei a treinar, sempre procurava lutar contra os mais graduados que eu, o que resultou, nestes anos de treino, vários dedos torcidos, luxações, cicatrizes por dentro da boca (eu usava aparelho, daí quanto levava um golpe na boca, já viu o sangueiro, ne? hehe), nas mãos e, vejo hoje, faixas pretas se negando a fazer um jyiu kumite, alegando que tem que se tomar cuidado, pois nossa mão é dura e, contra o rosto que tb é pele e osso, bateu, cortou e coisa e tal... Daí eu me pergunto: Mas não é para isso que treinamos? Para aprender a nos defender de um agressor e neutralizá-lo? Pra que tanta preocupação em apanhar?
Sinceramente, ao meu ver, o Karate está ficando "frágil e delicado" com esses "karatecas" moderninhos...

Oss.
"A victória depende da habilidade que temos em distinguir as vulnerabilidades, naqueles que pensam que são invulneráveis."
Gichin Funakoshi

Offline Andrews Moura

• Full Member
  • Nunca, nunca desistas...
« Resposta #57 Online: Maro 29, 2011, 10:51:58 »
Sinceramente, ao meu ver, o Karate está ficando "frágil e delicado" com esses "karatecas" moderninhos...

Oss.

Bruno, ao meu ver o karate ainda é o mesmo ele nunca muda o que muda são as pessoas, e ainda temos pessoas que tem um alto nível de comprometimento com a Arte,  e quanto a esses karatecas moderninhos , bem eles não treinam karate, aquilo praticado por eles pode ser qualquer coisa, menos karate.

Oss.

"Tenha coragem de seguir o que seu coração e sua intuição dizem. Eles já sabem o que você realmente deseja. Todo resto é secundário" (Steve Jobs)

Offline Golden Era

• Jr. Member
  • **
« Resposta #58 Online: Maro 29, 2011, 11:05:08 »
estamos falando de briga ou de Karate?
Ja usei meus conhecimentos de Karate quando precisei, com muito sucesso.
Karate é uma arte marcial nobre, no Dojo deve-se exercer auto controle.
Fora dele..VC DECIDE!!!

rapha.m.g

• Visitante
« Resposta #59 Online: Maro 29, 2011, 17:41:50 »
minha humilde opinião: karate sem contato é tão karate quanto sexo virtual é sexo...

:P