... exigindo mais de nosso psicológico, o que não acontece quando sei que posso entrar sem o risco de levar um golpe no rosto.
OSS, Camarada RicardoCosta...Excelentes argumentos!Agora você também há de concordar comigo que fazer um Jyiu-Kumite aonde os ataques de “soco” na área Jodan ocorram com o Sundome também não transmitiria sensação de riscos, devido ser de conhecimento geral que técnicas com Sundome não podem tocar o corpo.Outra coisa negativa que ocorre ao fazer uma luta Jyiu-Kumite discriminando Sundome e Não-Sundome é que normalmente após um Sundome Tzuki-Jodan somos imediatamente golpeados por baixo do nosso ataque pelo oponente, a diferença é que quem usa o Sundome controla o golpe Tzuki-Jodan ao passo que o contra-ataque Tchudan do oponente é sempre muito duro. Nunca participei ou assisti um Jyiu-Kumite-Explosão dividido em Sundome e Não-Sundome que não ocorresse o acima citado, o pior é que sempre ao final da luta há indisposição e acusações entre as partes envolvidas, frases do tipo: eu deveria ter afundado o Tzuki-Jodan ao invés de ontrolar.Pensando nisso é que busco adquirir o capacete do Daido-Juko para poder fazer um Jyiu-Kumite realmente 100% realista.Enquanto não adquiro esse equipamento de proteção, prefiro fazer o “Jyiu-Kumite-Sombra” com Sundome geral, e o “Jyiu-Kumite-Explosão” sem Sundome e sem Soco Jodan.OSS...
Sinceramente, ao meu ver, o Karate está ficando "frágil e delicado" com esses "karatecas" moderninhos...