Tudo que tu falou ai eu defendi lá atrás, o que enche o saco com as colocações sobre o karate esportivo é que querem defender que somente a WKF tem regras que limitam a marcialidade, enquanto todos tem competição e todos controle dos golpes, daà passam décadas criticando depois vão imitar, os vÃdeos estão ai pra provar isso. Se já participou de competição, não vem dar uma de moralista, mesmo se não participou, tem que respeitar quem gosta e mais ainda quem vive disso, isso não tem nada a ver com ter ou não budo.O tópico fala do tratamento cientÃfico que é dado ao esporte adaptando ao karate esportivo,
pqp... sato, você já ouviu o arquivo d´Elia lá no pinto? Como você se atreve a dizer que eu menosprezo os karatecas da década de 70? É como se você tivesse xingado minha mãe. Tu num presta.... sua lacraia... Rapaz, aquelas seriam as pessoas que trariam luz a qualquer um na CBK. SomarÃamos a raça de um guerreiro à toda brasilidade, imaginação, MMA, BJJ ... ao karatê.
...Você não entendeu o X da questão, a questão principal é que a competição é uma pequena parte do karate e até pode ser desprezada pelo karateca....
Citação de: sato. em Março 23, 2012, 23:06:03...Você não entendeu o X da questão, a questão principal é que a competição é uma pequena parte do karate e até pode ser desprezada pelo karateca....NAKAYAMA foi combatido pelos puristas por ter proposto competições.Se não fosse ele serÃamos somente mais uma organização shotokai da vida ou parecida com aqueles vÃdeos do Funakoshi. Pequena parte... sei... O caba não estava bancando o valente. Cadê o shodo? Vamo virar esse site de cabeça pra baixo de uma vez. Amigos karatecas... filiem-se TODOS à CBK. Votem, tirem o Edgar Ferraz, tragam suas contribuições ao karatê para que ele fique melhor. Deixem de conversa fiada. O calendário traz lutas praticamente a cada dois meses. Depois chamem os campeões para fazerem jyu kumites na boa e pronto. Todos amigos, todos amadurecendo e envelhecendo juntos. Até no japão se faz isso. Mas aqui... todos são muito fodas para se juntarem, né?
Competir com sundome na minha opinião é válido (apesar de dar margem à avaliação subjetiva do vencedor) por ser mais uma opção. Pra competição amadora concordo 100% com você, e acho que capacete e protetores são a melhor invenção nesta questão.Competição profissional é outra estória.
Ninguém é dono da verdade. Ninguém é senhor absoluto que não precise submeter seus discÃpulos à avaliação e a testes. E por que não a testes em MMAs. Quem iria contrariar isso? Senão vira shotokai, aikidô, krav-maga... já tá provado. Competição aprimora. Rorion Gracie na década de 80, espalhava o BJJ assim: você é $%&!, é? Então vamos fazer uma lutinha? Pronto. O resto é história. Volta, volta, volta em torno do que? DE UMA LUTA. karatê é arte marcial. BJJ tem campeonato e nem por isso sua validade é questionada em torneios de MMA. Mesmo com a "esportivização", estarÃamos distantes do mundo real porque desprezamos o MMA. E isso é besteira. Até judokas entram na porrada e a gente fica nesse papo de ESSÊNCIA DE EUCALIPTO DE SAUNA.
Profissional é profissional... Gente preparada, vide MMA.Pra quem tem que trabalhar em uma empresa na segunda feira, capacete.
não precisa se questionar o sundome. precisa-se ter uma equipe de centuriões, garotada voluntária, conectada ao MMA, para trazer REALISMO à s práticas. Essa garotada passaria os conhecimentos para os atletas de competição de shiais - com sundome - para que suas lutas não fossem irreais como os chutes do TKD (no TKD eles não têm ashi barai). E de tais atletas, alunos regulares, como eu, receberÃamos uma preparação próxima ao que eventualmente precisaria na rua. E tem mais: esse papo de "quem sabe um dia... na rua..." é balela. Se você é calouro universitário... vai ser submetido a alguma humilhação de veterano, até que uns tabefes sem maiores consequências seria legal para impor respeito para impressionar. De resto... nunca. Quem seria o ladrão que abordaria alguém sem uma pistola? Nunca, confesso. Nunca precisei por mim usar nada na rua. Quando jovem ficou na base da ameaça. Briga pra valer só por que eu procurei: fui "trabalhar" (fazia segurança pra pagar pau... abobado... só pra azarar o mulherio... show do Legião, do RPM, do Barão, IRA, carnaval, ... ganhava uma merreca) de segurança e aà o pau comia.obs: esse negócio de não haver jyu kumite é coisa de shotokan. Goju tem jyu kumite sim, com termo de responsabilidade e o escambau. Outra coisa: os caras do Wado estão passando o rodo nas projeções, pois já treinavam antes desse "boom" de usarem projeções (meias projeções... na verdade).[]´sBigBoy